Vira lata: Conheça TODAS as características desse tipo de cachorro!

Se você está pensando em ter um cachorro, e precisa de um bem dócil, o vira lata pode ser uma boa opção.

Quer um cachorro pra tomar conta da sua casa enquanto você estiver fora ou dormindo? Esse cachorro pode te ajudar. Tem criança em casa, e quer um animal de estimação para fazer companhia e brincar com ele? Nós te indicamos o vira lata!

Só quem nunca teve esse cachorro (e nunca conheceu quem tenha um) não sabe de todas as qualidades desse cachorro, mas se você chegou até esse texto para saber um pouco mais sobre ele, não deixe de ler até o final, porque isso tudo foi só uma introdução!

O que é cachorro vira lata?

Chamamos de vira lata todo cachorro (ou gato) que não tem raça definida, resultado de mistura de raças, tanto nas ruas quanto em canis e abrigos, por muitos anos, e por isso também é conhecido pela sigla de SRD (Sem Raça Definida).

Características

O vira lata é uma caixinha de surpresa, já que não sabemos quais são as raças que ele tem. A maioria dos cachorros é comprada por suas características físicas ou de personalidade, e não podemos dar essas características do vira lata, já que elas variam muito.

Por isso, vale a pena saber se esse tipo de cachorro pode ficar bem grande ou não crescer muito, ter mais pelos ou ser mais “careca”, ter as orelhas maiores ou menores, ser mais gordinho ou mais magrinho, mais preguiçoso ou mais brincalhão, mais agressivo ou mais dócil, etc.

Mas, como falamos no começo desse artigo, o vira lata em geral é conhecido por ser um cachorro muito amigo, companheiro e corajoso, além de ser muito mais resistente que a maioria dos cachorros de raça, que costumam passar mal com mais facilidade e ter mais doenças que os vira latas.

vira lata

Pequeno

Como a maioria dos novos empreendimentos de imóveis é pequeno, muitas pessoas que querem ter um animal de estimação em apartamento prefere um cachorro ou gato de pequeno porte, e como falamos anteriormente, como a raça desse cachorro não é definida, pode ser que o veterinário não saiba afirmar se um filhote vai ficar pequeno ou grande quando crescer.

É importante dizer que ao adotar esse cachorro ainda filhote, você vai precisar se responsabilizar por ele, e isso inclui não abandoná-lo nas ruas caso ele cresça mais do que você gostaria.

Se você realmente quer ter um animal de estimação e precisa que de um vira lata pequeno, a melhor sugestão é adotar um vira lata que já tenha alcançado o seu maior tamanho, ou seja, já tenha parado de crescer.

Outra opção para garantir que o seu cachorro  vai ficar pequeno é adotar um filhote sabendo quem são os seus pais, já que os seus filhotes tendem a ter as suas características.

Muitas pessoas que têm fêmeas de raça acabam doando os filhotes quando elas cruzam com um cachorro de rua, e alguns abrigos anotam essas informações.

Branco

Como falamos, esse cachorro é resultado da mistura de raças, e por isso é possível encontrar tanto nas ruas quanto nos abrigos um vira lata branco para levar pra casa, que pode ser uma mistura com labrador, poodle ou pitbull, por exemplo.

Também é muito comum ver um vira lata branco com pequenas manchas pretas ou marrom, principalmente na região da cabeça, mas, nunca um vira lata vai ser igual ao outro, e se você gosta de exclusividade, esse é mais um motivo pra adotar um vira lata.

vira lata brancp

Tipos de vira lata

Apesar desse tipo de cachorro não ter uma raça definida, ele pode ter características específicas de algumas raças, sendo também chamados de mestiço.

Também pode acontecer de um cachorro de raça acabar cruzando com um vira lata, dando origem a filhotes vira lata, já que serão misturados, e não puros.

Nesse caso, é possível encontrar esse tipo de cachorro com características de um labrador, com pastor alemão, com poodle, com fila, com pitbull, com beagle ou com qualquer outra raça (tanto no tamanho quanto na personalidade).

Doação

No Brasil existem mais de 20 milhões de cachorros em abrigos, esperando para serem adotados, e a grande maioria deles é de vira lata, já que muitas pessoas ainda preferem os cachorros e gatos de raça, mesmo tendo que pagar muito caro por eles.

Leia também o texto sobre a Raça Pequinês!

Gostou do texto? Então deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *