Skip to content

Spitz Alemão

maio 21, 2015
spitz alemão

Spitz Alemão é uma raça canina muito conhecida como “cachorro de madame”. Isso pelo seu porte pequeno que faz qualquer um querer carrega-lo no colo assim que o vê no chão. Natural da Alemanha, como o próprio nome sugere, o cão é muito gracioso, inteligente e ativo. Por isso precisa de limites para não ficar agressivo. É um ótimo cachorro para ser adestrado. Geralmente, precisam de um treinamento de comandos simples de 5 a 15 repetições para gravarem o que se pede. Eles respondem ao primeiro comando em cerca de 90% dos casos. Cães deste grupo também podem demorar mais a responder se seus donos/treinadores estiverem fisicamente distantes. O Spitz Alemão é curioso, jovial, autoconfiante (até metido) e atencioso, sempre pronto para caçar e se aventurar. Dependendo do tamanho, você irá desembolsar de simpáticos R$ 2mil até extravagantes R$ 12 mil.

Características

O Spitz Alemão tem cinco variações de tamanho. Do menor para o maio são o Spitz Alemão Anão, Pequeno, Médio, Grande, e Gigante, sendo que o menor cresce até os 22 e o grande até os 60 cm. A cabeça dos cães da raça Spitz Alemão apresenta tamanho médio e o focinho não é muito longo, mas proporcional ao tamanho da cabeça. Os olhos tem tamanho médio e forma alongada e são ligeiramente oblíquos e de coloração escura. As pequenas orelhas tem um característico formato triangular e pontudo. A pelagem é dupla, com um longo pelo externo, reto e separado, com subpelo curto, grosso e lanoso.

História

De beleza cativante, o Spitz Alemão é uma raça nórdica muito antiga, pertencente ao grupo dos spitz e cães de tipo primitivo. Se hoje os cães spitz tem, no máximo, 60 cm, antes eles chegavam a pesar 13 kg e eram geralmente brancos. A popularidades do Spitz Alemão, principalmente do Spitz Alemão Anão (Lulu da Pomerânia), cresceu depois que a da Rainha Vitória levou o cão da Itália para a Inglaterra. Contudo, não se pode falar da existência do Lulu da Pomerânia antes do século 19, já que a moda dos cães pequenos iria surgir a partir de 1800 e até mesmo o cão da rainha estava fora da “forma” atual devido ao peso, que rondava os 6 kg.

Cuidados

O cachorro da raça Spitz Alemão é ativo, mas pequeno, por isso se satisfaz com brincadeiras dentro de casa ou passeios curtos. Apesar de agasalhado por seu pelo, ele é muito ligado à família e pequeno demais para viver fora de casa. É recomendada a tosa higiênica, que apara os pelos das patas e das regiões íntimas. A tosa completa não é aconselhada, pois não faz parte do padrão da raça. Eduque seu cachorro desde cedo pra não latir por qualquer coisa para não incomodar vizinhos ou mesmo as pessoas da família. A pelagem não requer uma manutenção muito trabalhosa: escovações semanais com escova de pinos e banhos a cada duas a três semanas são suficientes para manter a pelagem sempre saudável. É importante também estimular o psicológico dessa raça com brinquedos inteligentes e brincadeiras interessantes como, por exemplo, esconder um objeto pra ele procurar.