cães para crianças

Shih Tzu

O nome “Shih Tzu” significa “cão leão” e, por ser associada ao Budismo, é uma das raças mais apreciadas na China. Embora haja relação com a China, essa raça tem origens no Tibet, no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. Esse cão se tornou popular no Brasil na década de 70.

Comportamento

Os Shih Tzu gostam de ficar no colo, receber carinho, afeto e amor de seus donos e ficam extremamente felizes sentados no sofá ao seu lado por horas enquanto você faz cafuné nele. Essa é uma raça nobre, que certas vezes é entendida por arrogância e insolência, outras em coragem e educação.

Independente, brincalhão, curioso e sempre tentará ter sua vontade satisfeita. Esse cão estar perto dos donos e ser mimado, mas também não abre mão da sua liberdade. E, quando der uma ordem, seja amável e firme, pois às vezes ele perece ignorá-la. Tem um jeito muito sociável com outros cachorros e/ou animais, especialmente com os gatos e, por também com estranhos.

Características físicas

Tem corpo robusto, consistente e bem peludo. Suas patas são curtas, com bons ossos e musculosas. Ele possui um cabeção redondo, orelhas largas, caídas e cheias de pelos, já a cauda é alta, acima das costas e parece um espanador de pelos longos. Em falar em pelos, esse é longo e denso, além de ser em vários tons.

Sem exceção, todos os filhotes de Shih Tzu nascem com o nariz cor de rosa e as rimas dos olhos são despigmentadas, mas devem estar pigmentado até 45 dias de idade. É incomum um shih tzu olho azul ou verde, isso é uma falta gravíssima na raça onde tende ao albinismo.

Cuide do seu Shit Tzu

Essa raça requer um cuidado especial e diário com seus pelos, uma medida para prevenir que eles embaracem e evitar arranhões nos olhos. Seus dentes também precisam de escovação regular e recomenda-se não deixa-lo exposto a altas temperaturas. E outra coisa muito importante, limpe sempre as necessidades do cão pra que ele não as coma.

Entre seis a oito semanas, o Shih Tzu é sensível ao deslocamento de tíbia, devido a seu focinho curto, ele pode sofrer com obstruções nasais.

O Shit Tzu é um cachorro pequeno, chegando aos 30 cm no máximo e sua expectativa de vida de 12 a 16 anos. Em média são três filhotes por ninhada. Possui pelagem longa e s cores mais populares são preto, marrom ou branco, mas podem nascer bicolores.

Principais características de personalidade

Vivaz; extrovertido; brincalhão; alerta; gentil; leal; amigável; astuto; corajoso; ativo; feliz; inteligente; afetuoso; independente.

O animal perfeito para cidade, acostumando-se facilmente ao ritmo acelerado, barulhos e apartamentos. No campo eles amam correr pelos gramados, mas por serem frágeis, é melhor que permaneçam dentro de casa.

Eles são enérgicos, amam brincadeiras. Não oferecem perigo algum, por isso são usados como cães de companhia. Intolerantes ao calor e frio, além de não necessitar de exercícios físicos, mas como todo animal, precisam manter o corpo ativo.

Diferenças entre o Shih Tzu americano e o Shih Tzu europeu

Americano

  1. Pernas mais altas e as da frente são mais alinhadas com o peito;
  2. O peito é pequeno;
  3. Cabeça um pouco quadrada e o pescoço é longo e fino;
  4. Olhos pequenos;
  5. Ombros mais para frente.

Europeu

  1. Pernas menores e parecem estar levemente dobradas;
  2. Peito largo e imponente;
  3. Cabeça é maior e redonda e o pescoço é um pouco mais curto e robusto;
  4. Olhos salientes e grandes.
  5. Os ombros deste levemente inclinados para trás.

Atenção: não existe “mini Shih Tzu”. Esses cães não são criados dentro dos padrões da raça e são destinados a pessoas que desconhecem os problemas de um “cão miniatura”. E, para quem deseja ter um filhotinho desse cão fofo, o valor varia de R$ 1.500 a R$ 2.500.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *