Rottweiler

Rottweiler

O nome “Rottweiler” significa “cão de açougueiro de Rottweil”, e Rottweil é uma pequena cidade do sul da Alemanha. Por isso, existe a hipótese da raça ser de origem alemã. E, devido à sua história, este cão tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de útil na tração. Com expectativa de vida de oito a 10 anos, com personalidade delicada, alerta, firme, obediente, calma, corajosa e confiante, é por muitos amados e por outros, odiado.

Sua descendência vem do Mastiff Italiano, e na idade média, o Rottweiler era usado como cão pastor. Ele foi quase extinto no século 19, mas conseguiu sobreviver e hoje, é aproveitado como tracking, pastoreio, cão de guarda, cão policial e cão de alerta. O Rottweiler é um cão forte, com acentuada predisposição genética às atividades de pastoreio e instintos de guarda.

Temperamento do Rottweiler

O Rottweiler é um cão amável e divertido, mas ao mesmo tempo bastante sério, podendo variar entre muito apegados e dóceis (bobos, de verdade!), aos mais irritados. Um treinamento de obediência adequado desde filhote e a socialização são extremamente necessários.

Essa raça é se dá muito bem com crianças e outros animais, mas por ter um porte muito forte e ser grandes, é essencial que quando for filhote, o Rottweiler seja introduzido a todos os estímulos possíveis, como crianças, outros animais, outros cães, pessoas de diversas etnias, vizinhos, etc.

Inteligência invejável

O Rottweiler está entre as 10 mais inteligentes do mundo, ocupando o 9º lugar no ranking de inteligência canina. Um animal que adora aprender, devotado e dedicado ao trabalho, capaz de aprender comandos em menos de cinco repetições, E, 95% das vezes, obedecem ao primeiro comando do seu dono, o que demonstra total obediência.

Se treinados de forma correta, serão excelentes em tudo que fizerem. Mas, como ele é bom pro bem e pro mal, um treino de obediência é essencial, e é preciso uma pessoa forte, firme e dominante para ensiná-lo.

Como um animal de porte grande, que adora brincar, se exercita, ele deve ter no mínimo um quintal extenso para suas atividades. Prender um Rottweiler dentro de um lugar pequeno com certeza não é uma boa ideia. Essa raça gosta muito passear por longas distâncias, por isso o dono deve leva-lo para caminhar pelo menos, duas vezes por dia e uma média de duas horas de exercícios diários. Não ache que isso é muito, é uma necessidade dos Rottweilers, e, pra ter um cão equilibrado, feliz e dócil, você deve suprir o que ele precisa.

Características de personalidade

– Muitas vezes sério, mas totalmente confiável;

– Protetor nato e com um alto senso territorialista com a casa e família;

– Alerta de natureza, não será amigável com desconhecidos, a não ser que ele seja adequadamente apresentado aos estranhos;

– Extremamente inteligente (9º lugar no ranking de inteligência canina);

– Agressivo se alguém invadir seu território e com outros cães machos;

– Muito brincalhão, dócil, obediente e divertido;

– Excelente companhia para crianças;

– É o melhor cão de guarda de todas as raças;

– Destemido.

Características físicas

– Porte grande, extremamente forte e poderoso;

– É um cachorro alto, seu corpo é curto, compacto e robusto;

– Seus olhos têm tamanho médio, cor castanho-escuro;

– Pelagem é curta, densa, de pelo reto, sem sub-pelo no pescoço;

– Cães machos – altura: 60 e 69 cm, com peso de 50 a 60 kg (média);

– Fêmeas – altura: 55 e 65 cm, com peso de 35 a 48 kg (média).

O caráter da raça é isento de inquietação e nervosismo. Esse cão não é malicioso nem falso, seus olhos transmitem ternura e fidelidade. Por isso eles são bastante cobiçados e para quem deseja comprar um filhote, o valor vária de acordo com o canil, podendo custar entre R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00.

Toda essa especulação sobre a agressividade do Rottweiler é reflexo de sua criação. Ou seja, por ser muito leal, corajoso e dominador, este animal não é para qualquer dono. Quando criado de forma dócil, ele é um amor de cão, mas se for adaptado à brutalidade, pode acreditar que ele se tornará uma grande ameaça.

Como alimentar um Rottweiler

Essa raça deve ser alimentada com rações balanceadas, indicadas conforme a atividade do animal e seu estado de saúde. Não o alimente mais do que o necessário, pois pode levar à obesidade.

As fêmeas prenhas devem receber alimentação especial, garantindo assim a boa formação dos filhotes e sua manutenção. Falando nos filhotinhos, esses devem consumir ração específica para a fase, como também manter a vacinação em dia a partir dos 60 dias de vida. Além disso, um acompanhamento mensal é de suma importância até, pelo menos, o primeiro ano de vida, quando já estão aptos a receber laudo oficial de Displasia (doença hereditária que acomete a articulação Coxo-femural).

Cuidados com o Rottweiler

Esse controle e diagnóstico da Displasia Coxo-femural, é extremamente importante. Conhecer a árvore genealógica do animal também é necessário, pois esta doença é passada geneticamente aos seus descendentes. Todavia, ela também pode ser adquirida quando o cão é submetido, em excesso, a esforços físicos, o que compromete a articulação, e ainda quando o animal apoia-se em pisos lisos. Portanto, cuide bem do seu cãozinho para que ele cresça saudável.

Dica muito importante: não faça suplementação vitamínica e mineral sem a indicação de um Veterinário. Lembre-se sempre que como você, o animal deve passar por consulta no médico pelo menos uma vez ao ano para reforço das vacinas, vermifugação e controle de Displasia.

O Rottweiler tem pelo curto, brilhante e é fácil de cuidar. Para que seu cão fique sempre cheiroso, bonito e o mais importante, saudável, escove seus dentes regulamente e não abuse do banho, pois o excesso pode causar problemas dermatológicos ao animal. A opção de banho a seco é uma alternativa para não remover a oleosidade natural da pele do Rottweiler.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Rottweiler

  • Tenho um cão da raça rottweiler, esta com 12 anos. ElE esta perdendo a foca nas patas traseiras, as vezes cai e não consegue levantar. O que devo fazer. Sei que é por causa da idade.

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *