Skip to content

Pinscher: Saiba mais sobre essa raça e os tamanhos miniatura, 0, 1 e 2 e outras curiosidades!

janeiro 21, 2019
pinscher

O pinscher, também conhecido como Reh Pinscher ou Zwergpinscher, é uma raça de cães da Alemanha, cuja função original era caçar pequenos parasitas. O cachorro dessa raça é conhecido por ser bastante enérgico, brincalhão e um excelente cão de guarda, mesmo que o tamanho não ajude muito.

Se você quer saber mais sobre as características, temperamento e curiosidades desse pequenino, confira o artigo de hoje!

Qual é o preço do pinscher e onde posso comprar um?

Um filhote de pinscher pode ser encontrado por cerca de R$ 1.000,00 a R$ 1.200,00 e quanto mais idade ele tiver, mais barato ele costuma ser, por haver a crença que ele não é tão valioso quanto adulto.

Porém, se você encontrou um pinscher já adulto, não se preocupe com isso, ele será carinhoso e genioso da mesma forma que um filhote, não tendo muitos problemas para aprender coisas novas.

É importante que você busque sempre comprar um pinscher com alguém de confiança, pois é muito comum as pessoas venderem cachorros reprodutores ou explorarem esses cãezinhos apenas para vender.

Outra dica é optar também pela adoção de pinschers adultos, que costumam ser abandonados em ruas ou canis apenas por terem ficado mais velhos.

Esses pequenos grandões merecem tanto carinho quanto os filhotes e a adoção é um ato de amor que seu cãozinho será eternamente grato.

É fácil achar filhote?

É muito comum encontrar exemplares filhotes de pinscher, pois quanto mais novos são, mais valiosos esses cãezinhos.

Por isso, tome cuidado ao adotar um pinscher e tenha certeza que, caso seja filhote, o cão tenha sido desmamado corretamente e esteja pronto para deixar sua mãe.

pinscher

Quais são as características do pinscher?

Os cães da raça Pinscher possuem uma aparência viva e alegre,  além de serem muito ativos e conhecidos por seu nervosismo.

Entre suas principais características físicas estão:

  • Caracteriza-se como porte pequeno
  • Pode medir de 24 a 30 cm de altura
  • Pesa entre 3 a 5 quilos
  • Possui cabeça alongada
  • Orelhas ficam sempre em pé
  • Tem corpo esguio e patas finas
  • Olhos são salientes e de cor castanho escuro ou preto
  • Tem pelos curtos, macios e brilhantes
  • Pode viver até 15 anos
  • Só existem nas cores: preto ou marrom com marcas castanhas, vermelhas ou chocolate.

Quando se diz sobre a saúde do pinscher, pode-se dizer que ele é um cão muito resistente, pois não adoece com muita frequência.

É um cão que aceita facilmente o adestramento. Embora eles demonstrem um entendimento preliminar de novas tarefas simples, depois de 15 repetições eles começam a obedecer de formas mais imediata.

pinscher brincando

Como é o temperamento dele?

Essa raça canina é bem alegre e comunicativa, por isso, o pinscher detesta ficar sozinho. É muito comum existirem casos dessa raça que entram em depressão ou desenvolvem transtornos de ansiedade, como comer fezes, quando ficam muito tempo sem companhia.

Outra característica dominante de sua personalidade é agir como um líder, deixando sua marca por onde passa. O pinscher pode fazer de tudo para proteger seu dono e ele tem uma determinação maior que o seu tamanho.

Outros traços de sua personalidade são:

  • Ser muito confiante
  • É briguento
  • Gosta de destruir todos os brinquedos
  • São conhecidos por serem fujões
  • Adora correr atrás de coisas
  • Muito ativo e enérgico
  • Late bastante
  • Informa o dono sobre qualquer coisa estranha na casa
  • É muito genioso
  • Costuma ser territorialista

Ele é muito conhecido como um cão de guarda de bolso, pois seu tamanho não condizem com a força e vontade de proteger o dono que esse pequenino tem.

Qual é a história do pinscher?

O pinscher é considerado uma mistura de várias raças, que pode datar do século 17. Acredita-se que o cão surgiu de um pequeno terrier de pelo curto (pinscher alemão) com Dachshund e Greyhound italiano.

Muitos dos traços dessas raças podem ser vistos nos mini pinschers de hoje, como:

  • A forte estrutura óssea, o mau humor e a coloração preto e castanha do Pinscher Alemão;
  • A coragem e a coloração vermelha do Dachshund;
  • E a elegância, jovialidade e movimentação ágil do Greyhound italiano.

O surgimento da versão atual que temos vem dos anos 1800, quando a intenção era criar um cão de menor porte possível, o que não deu muito certo: o resultado era cães aleijados.

Já em 1900 o objetivo voltou a ser a elegância e a solidez. O mini pinscher se tornou um dos mais competitivos e populares cães de exposição da Alemanha da pré-Primeira Guerra Mundial, mas depois da guerra a raça caiu em números. Apelidado de “rei dos toys”, o Mini Pinscher é hoje uma das mais populares raças nos Estados Unidos.

pinscher bocejando

Quais cuidados devo ter com esse cãozinho?

O pinscher precisa de muita atividade, mas em função de seu pequeno tamanho, ele se satisfaz com exercícios dentro ou fora de casa. Independentemente disso, ele precisa de várias atividades ao longo do dia.

Ele adora correr ao ar livre em área segura, mas odeia o frio. O pelo é fácil de manter, e basta escová-lo a cada 2 semanas para a remoção de pelos mortos. Já os banhos devem ocorrer duas vezes por mês.

Um problema para se ficar atento é que esses pequenos cães tendem a engordar muito fácil, por isso a alimentação deles deve ser balanceada e sempre acompanhada de exercícios. Além disso, eles não devem ser alimentados com comida humana, pois facilmente desenvolvem infecções intestinais.

Outro problema comum que esse cão costuma ter é o tártaro nos dentes, pois sua arcada é muito pequena e ao longo do tempo acumula muita sujeira se não for limpa com frequência.

Ao chegar na fase idosa também, é comum que ele tenha alterações nos olhos como a catarata e a perda dos pelos mais frequente.


⋙ Você quer um cãozinho que não dá trabalho na escovação? Confira aqui outras 10 raças que não perdem pelo!


Como deve ser a alimentação desse cãozinho?

O ideal é que o pinscher filhote coma de 75 a 90 gramas de ração especial por dia. Após ele atingir a fase adulta (a partir de 1 ano de idade), ele deve ser alimentado com 65 85 gramas diárias. Porém, essas quantidades podem variar de acordo com o tamanho e peso do cãozinho, informação que pode ser verificada na embalagem.

Ele é muito ativo e provavelmente vai sentir bastante sede, por isso, deixe sempre o pote de água cheio para esse pequeno.pinscher olhando para tela

Ainda existe o pinscher 0 miniatura?

No Brasil é muito comum ouvirmos falar sobre pinscher 0, que é um cachorro minúsculo que muitas vezes cabe na palma das mãos. Porém, hoje em dia é muito raro encontrar esse tamanho na raça e as cruzas para originar essa miniatura de cachorro pode ocasionar vários problemas de saúde no pequeno.

Por isso, se você está pensando em comprar um pinscher e ouviu alguém tentando te convencer que ele é de tamanho “0”, não acredite. Provavelmente são cãozinho vai crescer mais do que você espera, apesar de não ultrapassar o tamanho esperado nessa raça.

Na hora de escolher um pinscher, esqueça as nomenclaturas de numerações, elas provavelmente servem só para vender e o bichinho vai crescer.


⋙ Está buscando um cãozinho que não cresce? Leia aqui sobre as menores raças de cachorro!


E os pinscher 1 e 2?

Como dissemos, as numerações para pinscher costumam ser ditas por vendedores para atrair quem deseja comprar. Os vendedores afirmam que o pinscher 0 é o menor de todos, o 1 é maior e o 3 maior ainda, assim sucessivamente.

Contudo, essas numerações não são reconhecidas pelos criadores internacionais dessa raça e sequer existem fora do Brasil, tendo sido inventadas aqui.

Não existe numeração nem para esse cãozinho, nem para nenhuma outra raça de cachorro. O único parâmetro importante para essa raça é que os pinscher devem ter entre 25 a 30 cm de altura e pesar entre 3 a 5 quilos.

Portanto, na hora de comprar o seu, preze pela raça original: que seja apenas pinscher, o tamanho será sempre o mesmo.

Ele existe de cor branca?

Originalmente, essa raça é classificada como snedo encontrada apenas em tons escuros, mas com a procriação com cães vira latas ou até mesmo chihuahuas, surgiram sim alguns pinschers de cor branca.

Se você encontrou um pinscher branco com manchinhas escuras à venda, não se preocupe com a cor da pelagem, ele fica tão bonito quanto os escuros e vai ser igualmente carinhoso também.

Gostou de saber mais curiosidades sobre esse pequenino raivoso? Então compartilhe com seus amigos que têm um pinscher também!