Pequinês: TUDO que você precisa saber sobre ele AQUI!

Pequinês é um cachorro de pequeno porte que estava na moda nas décadas de 80 e 90, mas que continua sendo uma boa opção para quem está procurando um animal de estimação pequeno e dócil.

Cada raça de cachorro tem características específicas (físicas e de personalidade), e demandam cuidados especiais, e no artigo de hoje vamos falar tudo que você precisa saber para cuidar de um Pequinês, também conhecido como “cão leão”, por causa de sua pelagem abundante e brilhante.

Pequinês branco

O pequinês branco (branco) não é registrado como sendo uma cor padrão da raça, assim como a cor de fígado, sendo mais comum o pequinês branco com manchas amarronzadas.

Marrom

A cor marrom é muito comum na raça pequinês, podendo variar do tom mais escuro ao mais claro, sendo os dois tipos considerados de mesmo valor para compra e venda.

Preto

Uma curiosidade observada pelos cuidadores é que o pequinês preto perde menos pelos que os de cores claras.

Valor Pequinês

O valor do Pequinês vai variar bastante, dependendo da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc), além do canil que você procurar. Por isso, vale a pena pesquisar bastante antes de comprar.

pequinês

Venda desse tipo de cachorro

Caso você crie pequinês e esteja pensando em vender, a primeira coisa que precisa saber é que o parto dessa raça geralmente é cesariana, o que vai demandar alguns custos e cuidados extras.

Você pode anunciar os filhotes em sites especializados ou levar a um canil que compre filhotes para revender.

Doação

A grande maioria dos cachorros que estão disponíveis para doação são sem raça definida (SRD), também conhecida como vira lata, e portanto, a chance de você encontrar um pequinês que não seja puro (misturado com outra raça) é grande.

Mas, não é raro que as pessoas queiram se desfazer dos seus cachorros quando eles ficam mais velhos, ou por causa de alguma característica de sua personalidade, além de alergia de crianças, por exemplo, então, é possível que você consiga encontrar algum pequinês aguardando pela doação, e além de você salvar um animalzinho, não vai precisar pagar nada!

Personalidade Pequinês

Esse cachorro já foi considerado uma raça pertencente à realeza asiática, e muitas pessoas dizem que o seu comportamento meio arrogante e independente mostra que talvez ele ainda se sinta assim.

Apesar de ser um cão independente, não gosta de ficar sozinho por períodos longos.

Considerada uma das raças de companhia mais antigas, o pequinês é muito carinhoso e inteligente, e apesar de ser de pequeno porte e não latir muito, também pode ser um bom cão de guarda, já que está sempre alerta e emite sons assim que percebe a aproximação de pessoas estranhas.piquinês

Alimentação

A alimentação desse cachorro deve ser feita de acordo com a orientação do seu veterinário, ou dicas recebidas em lojas especializadas, já que existem rações especificas para cães desse porte (até 34 cm e em média 5kg), que tenha todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

O filhote deve comer três vezes ao dia, sempre seguindo a porção indicada na embalagem.

O pequinês será considerado adulto a partir dos 10 meses, e a partir dessa fase, deverá ser alimentado duas vezes por dia.

Leia o texto Alimentação natural para cães!

Outros cuidados

O maior cuidado que esse cachorro demanda é quanto à sua pelagem, que é longa, inclusive no rabo, e por isso deve ser penteada constantemente, para evitar que forme nós e se embarace.

O focinho do pequinês deve ser limpo todos os dias, para evitar infecções. É normal os cachorros dessa raça roncarem, porque eles são braquicefálicos (focinho achatado).

No calor, o pequinês deve ser mantido em lugar fresco, de preferência com ventilador ou ar condicionado.

Doenças

Esse tipo de cachorro não é muito propenso a doenças hereditárias, e o maior cuidado que se deve ter é na prevenção da obesidade, já que é um animal de estimação ideal para

apartamentos, e que não gosta muito de atividades físicas, portanto, dar uma voltinha pelo quarteirão de vez em quando é necessário.

As doenças mais comuns são:

  • Palato alongado
  • Narinas estenóticas
  • Luxação de rótula
  • Distiquiasis
  • Triquíase
  • Dermatites
  • Feridas nos olhos
  • Problemas respiratórios
  • Lesões nas costas

Expectativa de vida

A expectativa de vida do cachorro Pequinês é entre 13 e 15 anos.

E ai gostou do texto? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *