Skip to content

Pastor Alemão: Veja quanto custa, qual sua história, como adestrá-lo, como cuidar dos filhotes e muito mais!

janeiro 21, 2019
cães de guarda

Pastor Alemão, também conhecido como Alsaciano, Deutscher Schaferhund ou pastor manto, é uma raça de cães conhecida por ser uma das mais inteligentes do mundo. Natural da Alemanha, o cachorro tem como características a facilidade no treinamento e o ótimo desempenho como cão de guarda ou guia. É uma raça muito versátil e fiel aos donos. Eles são cães calmos e, se não deseja tê-lo pra guarda, acostume-o desde cedo à presença de visitas e pessoas que ele não conheça. Seu perfil é mais de defesa do que de ataque, mas não deve ser criado pra atacar, pois pode se tornar muito violento. Por ser bastante paciente e tranquila, essa é uma raça que se dá bem com crianças e idosos, por isso é aconselhável acostumar o animal desde cedo à presença de crianças e pessoas mais velhas. O preço de um varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil.

Características do Pastor Alemão

 

pastor alemao

Dentre as características dessa raça o estão a coloração caramelo com manto preto, olhos escuros médios e arredondados, pelagem dupla que varia conforme a região do corpo, tamanho médio de 55 a 65cm e peso que varia entre 35 e 40kg. Também é uma característica forte dessa raça a expectativa de vida que varia de 10 à 14 anos e o nível alto de energia, o que torna recomendável que ele seja criado em ambientes que propiciem bastante espaço para que o cão pratique atividades.

Existem variações dessa raça, fruto de cruzamento experimentado em laboratório, ou cruzamento assistido, como: Pastor Alemão Panda, Pastor Alemão Carbonado, Pastor Alemão de pelo longo, Pastor Alemão Rajado, Pastor Alemão do Leste, Pastor Alemão Ocidental, Pastor Alemão Laekenois pertencente a família criada na Bélgica, essa raça especificamente descende do Pastor Belga. Pastor Alemão Preto, Pastor Alemão Branco e Pastor Alemão Anel.

História do Pastor Alemão

história do pastor alemão

Muitos acreditam que o pastor alemão seja descendente de lobos cruzados até épocas relativamente recentes com cães domésticos. Outros sustentam que a raça é nativa do sudeste da Alemanha onde, desde épocas antigas, seus antepassados desempenhavam tarefas de guardiões de gado, entre seis e sete mil anos antes de Cristo, sendo originário da Ásia e difundindo-se por toda a Europa. Mas a história da raça torna-se mais segura a medida que se aproxima da época moderna. A presença na Alemanha de cães de pastoreio dotados de pelagem clara já está documentada no século 7 D.C., mas a partir de 1600 a pelagem foi banida. Em 1895 inicia-se uma seleção fixar as características de uma autêntica raça de pastores alemães. A zona de criação compreendia o sudeste alemão onde, pouco tempo depois, foi fundada a Verein für Deutsche Schäferhunde , primeira associação de criadores da raça Pastor Alemão. A partir daí, a raça começou a ser difundida em todo o globo terrestre.

Cuidados para ter com essa raça

Essa raça é considerada muito ativa e é recomendado que os cães sejam estimulados através de exercícios físicos e mentais que o ajudam a se tornar um cão saudável e feliz. Como é um cão muito apegado à família, os cães dessa raça adoram as brincadeiras e as aulas de adestramento. A pelagem dos cães desta raça necessita de cuidados moderados, com escovação regular de duas vezes por semana. No verão, os banhos podem ser mensais ou até quinzenais. Evite os banhos quando o tempo estiver muito frio, e durante o inverno procure deixá-lo completamente seco após os banhos e sempre seque bem as orelhas, que devem ser limpas quinzenalmente. Os mais velhos e menos ativos podem precisar que você apare as unhas. é importante mantê-las aparadas. Não é recomendado para apartamentos por seu alto nível de energia a ser gasta. Também é importante estimular a mente através de truques e comandos.

Pastor Alemão Capa Preta

capa preta

O Pastor Alemão capa preta é uma variação mais comum dessa raça. Não existe uma definição de qual é a cor padrão deste animal. É possível encontrar quatro tipos de pelagem desse cachorro: Bicolor – capa preta, Bicolor – preto com marcas castanhas, Particolor – cinza e Unicolor – inteiramente preto.

Cuidados especiais que se deve ter com os filhotes

Essa raça de cachorro é muito inteligente e extremamente ativo. É preciso desafiá-lo  constantemente. Jogos mentais são o recomendado, como: encontrar uma bolinha, um petisco ou seu brinquedo escondido. Esconda-os bem para que ele fique algum tempo procurando.

Além da cabeça o Pastor Alemão também precisa exercitar seu corpo. Considerado um cachorro de grande porte, e pela sua alimentação rica em proteínas é preciso que exista uma rotina de exercícios. É importante sempre realizar no mesmo horário para que ele se acostume. O recomendado aos cuidadores é um passeio diário, após o adestramento adequado libertá-lo para correr em grandes áreas é melhor que andar pela rua, ou parques na coleira.

Desde de muito pequeno é importante estabelecer os horários de alimentação específico ao Pastor Alemão. Seu crescimento acelerado precisa ser assistido por uma dieta de rações para cães grandes. Esse tipo de ração ajuda a manter o cálcio dos ossos, evitando lesões no animal. Sua dieta deve ser rica em proteínas, glicosamina, condroitina, ômegas 3 e 6, além de vitaminas A, D K e E. De duas a três porções por dia é o ideal para o seu pet.

É nessa fase que o adestramento ao Pastor Alemão deve ser iniciado. Dois meses de vida já é o suficiente para que ele já comece a aprender.

Como adestrar seu Pastor Alemão em casa

como adestrar em casa

Comece a treinar o seu Pastor Alemão quando ele alcançar 8 semanas de vida. É possível treinar essa raça em qualquer idade, porém quando ainda filhote você terá a oportunidade de moldar a personalidade e desenvolver o relacionamento mais cedo.

Entenda que caso seu cão seja mais velho ele ainda irá aprender os mesmos truques que os da idade recomendada aprendem. Pastores alemães são muito protetores quanto a seus familiares. O primeiro passo é socializa-lo com outras pessoas e animais para que ele se acostume a interagir desde cedo. Veja o passo a passo logo abaixo!

  • Esse cão crescerá bastante, é importante acostumá-lo a passar por procedimentos como corte de unha, limpeza dos ouvidos e medição de temperatura enquanto ele ainda é pequeno. Será difícil realizar esses procedimentos em um cão adulto que não esteja acostumado. Esses são os passos básicos de banho e tosa de qualquer cachorro.
  • Comece sempre pelo básico. Ensine-o a sentar, ficar parado, andar junto a você e fazer as necessidades nos locais apropriados. O filhote não entenderá os comandos imediatamente, portanto seja paciente.
  • Utilize petiscos como forma de elogio e recompensa. Pastores alemães amam aprender e esse esforço deve ser recompensado. Os petiscos o motivam a seguir os comandos.
  • Evite agressividade associado à alimentação. Faça carinho no seu cão, enquanto ele estiver comendo. Faça isso e o incentive a comer para que ele não fique tenso e nem pare de se alimentar. Isso vai evitar que comece a rosnar quando estiver mais velho. Esse ensinamento é importante para que seu animal que as pessoas não roubarão o alimento.
  • Essa agressividade deve também ser observada ao retirar o recipiente de comida. O filhote deve merecer cada pedaço, após um comando. Comece o alimentando pela mão para que ele se acostume a comer pelo merecimento. Introduza a tigela aos poucos, mas não suspenda imediatamente o processo de alimentá-lo com a mão. Faça isso de forma gradativa. Isso irá demostrar a ele que o pote não é nada demais.
  • Utilize a hora da alimentação como treino. Ordene que ele se sente e aguarde, assim você demostra que controla os alimentos e recompensa o bons comportamentos. Pare aos poucos de dar petisco quando ele obedecer algum comando para que não associe aquilo com a comida. Elogie-o todas as vezes que seu cão realizar uma tarefa, porém não dê petisco em todas as vezes.
  • Não deixe o filhote com medo, ou seja não grite com ele. Se observe, e perceba se a sua paciência está se esgotando e termine o treinamento de modo alegre. Os cães em geral podem sentir sua frustração pela à sua linguagem corporal e tom de voz. Tente novamente outro dia, quando vocês estiverem relaxados.

Se você gostou desse post, então deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com todo mundo!