Skip to content

Pastor Alemão

maio 21, 2015
cães de guarda

Pastor Alemão, também conhecido como Alsaciano, Deutscher Schaferhund ou pastor manto, é uma raça de cães conhecida por ser uma das mais inteligentes do mundo. Natural da Alemanha, o cachorro tem como características a facilidade no treinamento e o ótimo desempenho como cão de guarda ou guia. É uma raça muito versátil e fiel aos donos. Eles são cães calmos e, se não deseja tê-lo pra guarda, acostume-o desde cedo à presença de visitas e pessoas que ele não conheça. O Pastor Alemão tem mais o perfil de defesa do que de ataque, mas não deve ser criado pra atacar, pois pode se tornar muito violento. Por ser bastante paciente e tranquila, essa é uma raça que se dá bem com crianças e idosos, por isso é aconselhável acostumar o animal desde cedo à presença de crianças e pessoas mais velhas. O preço de um Pastor Alemão varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil.

Características

Dentre as características do Pastor Alemão estão a coloração caramelo com manto preto, olhos escuros médios e arredondados, pelagem dupla que varia conforme a região do corpo, tamanho médio de 55 a 65cm e peso que varia entre 35 e 40kg. Também é uma característica forte dessa raça a expectativa de vida que varia de 10 a 14 anos e o nível alto de energia, o que torna recomendável que ele seja criado em ambientes que propiciem bastante espaço para que o cão pratique atividades.

História

Muitos acreditam que o pastor alemão seja descendente de lobos cruzados até épocas relativamente recentes com cães domésticos. Outros sustentam que a raça é nativa do sudeste da Alemanha onde, desde épocas antigas, seus antepassados desempenhavam tarefas de guardiões de gado, entre seis e sete mil anos antes de Cristo, sendo originário da Ásia e difundindo-se por toda a Europa. Mas a história da raça torna-se mais segura a medida que se aproxima da época moderna. A presença na Alemanha de cães de pastoreio dotados de pelagem clara já está documentada no século 7 D.C., mas a partir de 1600 a pelagem foi banida. Em 1895 inicia-se uma seleção fixar as características de uma autêntica raça de pastores alemães. A zona de criação compreendia o sudeste alemão onde, pouco tempo depois, foi fundada a Verein für Deutsche Schäferhunde , primeira associação de criadores da raça Pastor Alemão. A partir daí, a raça começou a ser difundida em todo o globo terrestre.

Cuidados

Essa raça é considerada muito ativa e é recomendado que os cães sejam estimulados através de exercícios físicos e mentais que o ajudam a se tornar um cão saudável e feliz. Como é um cão muito apegado à família, os cães dessa raça adoram as brincadeiras e as aulas de adestramento. A pelagem dos cães desta raça necessita de cuidados moderados, com escovação regular de duas vezes por semana. No verão, os banhos podem ser mensais ou até quinzenais. Evite os banhos quando o tempo estiver muito frio, e durante o inverno procure deixá-lo completamente seco após os banhos e sempre seque bem as orelhas, que devem ser limpas quinzenalmente. Os mais velhos e menos ativos podem precisar que você apare as unhas. é importante mantê-las aparadas. O cão da raça Pastor Alemão não é recomendado para apartamentos em apartamentos por seu alto nível de energia a ser gasta. Também é importante estimular a mente através de truques e comandos.