Skip to content

Maltês: Quanto custa um filhote? Maltês mini, tosa, pelagem e muito mais!

dezembro 15, 2018
maltes filhote

Pequenos, peludos e fofinhos, esses são os cães da raça maltês, que uma das raças mais antigas do mundo. A sua origem remonta da ilha de Malta e daí vem o seu nome. Essa é mais uma daquelas raças conhecidas por pela sua pelagem longa e lisa, e é impossível não se apaixonar ao encontrar um exemplar desse bichinho.

Se você gostaria de ter um maltês e está planejando comprar um adotar um filhote, é importante conhecer melhor a raça, suas características e os cuidados que ele necessita. Explicamos isso e muito mais neste artigo!

História e origem do Maltês

Como dissemos, essa raça é originária da Ilha de Malta. Embora os cães fossem exportados e distribuídos pela Europa e pela Ásia, o grupo de Malta permaneceu relativamente isolado dos outros cães resultando num cão único e que se manteve assim por séculos.

Apesar da marca principal do Maltês ser o seu pelo longo, sedoso e branco brilhante, os primeiros Malteses também nasciam em outras cores.

Os cães da ilha de malta foram um presente para a Rainha Vitória e seus filhotes se tornaram os primeiros malteses exibidos na Inglaterra. Nessa época, eles eram chamados de Maltês Terrier, apesar da não terem ancestrais terrier nem as características da raça.

Na América, os primeiros malteses foram apresentados como “cães-leão maltês”, por volta de 1877. O nome cão-leão vem provavelmente do costume de seus criadores, especialmente na Ásia, de tosá-los para parecerem com leões.

Quanto custa um filhote? Qual o valor?

maltês mini

Essa possui um valor intermediário, já que não é considerada tão cara e nem tão barata. É importante deixar claro também que os valores variam muito de acordo com a origem do filhote, já que animais com pedigree ou com pais que possuem pedigree são mais caros graças a pureza da raça.

Mas de forma de geral um filhote varia entre R$1.000,00 até R$ 3.000,00.

Mas também é importante alertar que a indústria de cachorros pode ser muito cruel com os bichinhos. Não é raro encontrar criadouros em péssimas condições, em que os animais são criados em ambientes sujos e inapropriados. Por isso, antes de comprar um filhote, procure saber de onde ele vem, como são criados os pais, qual é o ambiente e muito mais. Só assim você terá certeza de que não está contribuindo para uma indústria tão maldosa.

Onde comprar?

Como dissemos, nós recomendamos fortemente que você procure um criador de confiança para comprar o seu maltês, de forma que você possa conhecê-lo e saber suas origens.

Outra opção é buscar em sites como OLX e Mercado Livre, onde sempre tem anúncio de filhotes à venda. Mas lembrando sempre de conhecer a pessoa que está te vendendo, tanto para saber se os animais são criados de forma correta e também para certificar que você está realmente comprando um maltês.

Personalidade e temperamento

Os cães da raça maltês são ótimos companheiros, não gostam de ficar sozinhos e se adaptam facilmente ao estilo do seu dono, independente da idade deles. Além disso eles se dão bem com outros animais que você possa ter em casa.

Porém esse cão não é indicado para pessoas que ficam muito tempo fora de casa e o deixe sozinho por longos períodos, pois isso pode fazer com ele fique deprimido. É importante que você saiba que ele essa é uma raça muito brincalhona, e que ele vai estar sempre querendo brincar, seja com o seu dono ou até mesmo com uma bolinha.

O maltês é um cão de pequeno porte, e por isso ele é um excelente cão para ter em apartamento e uma ótima raça de companhia, seja para pessoas de qualquer idade, de crianças a idosos. Porém é necessário fazer atividades que gastem a energia desses cães, como pequenas caminhadas e brincadeiras.

Banho e cuidados com a pelagem

cuidados com o pelo do maltes

Os cuidados com o pelo do maltês devem ser frequentes, por ser um cão de cor clara eles ficam sujos facilmente, além disso eles não se sentem bem ficando em locais abertos, por isso você precisará de ter um cantinho para ele dentro da sua casa.

Os banhos devem ser realizados semanalmente e a escovação diária, pois seus pelos são muito longos e podem embaraçar. Alguns donos optam por tosar o maltês durante o verão, devido ao calor que seus pelos causam.

É importante que você saiba sobre isso antes mesmo de comprar o seu maltês, porque o pelo dele precisará sim de cuidados diários.

Uma curiosidade sobre o maltês é que a sua pelagem é, em sua grande maioria, branca! O pelo é bem branquinho mesmo e liso. Você também pode encontrar exemplares com o pelo marfim, mas eles são bem mais raros.

O maltês late muito?

maltês filhote

Apesar de ser uma raça muito fofinha e aparentemente frágil, os cachorros dessa raça geralmente são muito corajosos e não se intimidam diante de cachorros maiores que eles. Tamanha é essa coragem do maltês que ele também já foi conhecido como “o confrontador”.

Diante disso você já deve ter imaginado que essa é uma raça que late bastante, certo? Isso acontece porque diante e qualquer movimento diferente na casa ele vai soltar o latido!

Mais informações sobre o maltês

O Maltês é um cão gentil, mas também tem um lado selvagem e ama correr e brincar. Apesar do seu ar inocente, ele é corajoso e rabugento, e pode desafiar cães maiores. Ele é um pouco reservado com estranhos. Alguns latem muito.

  • Coloração: branco, com manchas leves.
  • Expectativa de vida: 15 a 18 anos.
  • Olhos: grandes, redondos e escuros.
  • Nível de energia: médio.
  • Pelagem: longa e lisa.
  • Qualidades principais: afetuosidade e companheirismo.
  • Tamanho/Peso: de 21 a 25 cm e de 3 a 4 kg.
  • Preço: média de $ 1.000, mas filhotes podem custar de $ 350 a $ 3.000.