cães de pequeno porte

Maltês

Pequenos, peludos e fofinhos, esses são os cães da raça maltês, que uma das raças mais antigas do mundo. Eles vêm da ilha de malta, dai o nome de maltês. Embora os cães fossem exportados e distribuídos pela Europa e pela Ásia, o grupo de Malta permaneceu relativamente isolado dos outros cães resultando num cão único e que se manteve assim por séculos.  Apesar da marca principal do Maltês ser o seu pelo longo, sedoso e branco brilhante, os primeiros Malteses também nasciam em outras cores.

História do Maltês

Os cães da ilha de malta foram um presente para a Rainha Vitória e seus filhotes se tornaram os primeiros malteses exibidos na Inglaterra. Nessa época, eles eram chamados de Maltês Terrier, apesar da não terem ancestrais terrier nem as características da raça. Na América, os primeiros malteses foram apresentados como “cães-leão maltês”, por volta de 1877. O nome cão-leão vem provavelmente do costume de seus criadores, especialmente na Ásia, de tosá-los para parecerem com leões.

Principais características do Maltês

Os cães da raça maltês são ótimos companheiros, não gostam de ficar sozinhos e se adaptam facilmente ao estilo do seu dono, independente da idade deles. Além disso eles se dão bem com outros animais que você possa ter em casa. Porém esse cão não é indicado para pessoas que ficam muito tempo fora de casa e o deixe sozinho por longos períodos, pois isso pode fazer com ele fique deprimido.

O maltês é um cão de pequeno porte, ótimo para ser companhia, seja para pessoas de qualquer idade, de crianças a idosos. Porém é necessário fazer atividades que gastem a energia desses cães, como pequenas caminhadas e brincadeiras. Mesmo sendo o cão de fácil adaptação ao seu estilo de vida, o Maltês não é um cão de fácil adestramento, e por isso pode não realizar todos os comandos que você mandar. Você precisará ter paciência para ensina-lo, de preferência desde que ele seja um filhote.

Os cuidados com o maltês devem ser frequentes, por ser um cão de cor clara eles ficam sujos facilmente, além disso eles não se sentem bem ficando em locais abertos, por isso você precisará de ter um cantinho para ele dentro da sua casa. Os banhos devem ser realizados semanalmente e a escovação diaria, pois seus pelos são muito longos e podem embaraçar. Alguns donos optam por tosar o maltês durante o verão, devido ao calor que seus pelos causam.

Mais informações sobre o maltês

O Maltês é um cão gentil, mas também tem um lado selvagem e ama correr e brincar. Apesar do seu ar inocente, ele é corajoso e rabugento, e pode desafiar cães maiores. Ele é um pouco reservado com estranhos. Alguns latem muito.

Coloração: branco, com manchas leves.

Expectativa de vida: 15 a 18 anos.

Olhos: grandes, redondos e escuros.

Nível de energia: médio.

Pelagem: longa e lisa.

Qualidades principais: afetuosidade e companheirismo.

Tamanho/Peso: de 21 a 25 cm e de 3 a 4 kg.

Preço: média de $ 1.000, mas filhotes podem custar de $ 350 a $ 3.000.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *