Skip to content

Labrador: Cores, temperamento, características, preço e tudo sobre a raça!

fevereiro 6, 2019
raça labrador

O labrador é uma das raças mais dóceis e amáveis que existe. Assim como o tamanho enorme, ele tem amor de sobra para dar aos donos, familiares e também para outros cachorros, já que é muito brincalhão. Essa raça também ficou muito famosa depois do filme Marley e eu.

Tanto por isso que o labrador se tornou um dos cães mais amados pelos petlovers. Nos tópicos a seguir você vai ter informações a respeito das características físicas, da personalidade, do temperamento e outras sobre esse incrível cachorro!

Características e personalidade

filhote de labrador

O labrador é um cão de grande porte, pesa entre 25 e 40 quilos e pode medir até 62 centímetros. O pelo dele é curto, grosso e um pouco impermeável. Ele solta muito pelo, inclusive pode ter problemas de pele por conta disso e é preciso tomar certos cuidados.

A expectativa de vida do labrador é de 13 anos e ele é um cachorro muito fiel ao dono e toda a família que o adotou ou comprou. É um cachorro super doce, amável, adora brincar, divertido, com muita energia, que precisa de espaço e de boa vontade dos donos para poder gastar toda essa disposição.

Outra característica de personalidade sensacional desse cão é que ele é muito calmo, tolerante mesmo, inclusive com crianças que irritam um pouco o cachorro, mas ele respira fundo e segue com total tranquilidade.

Claro que você não deve deixar o seu filho ou filha irritar o cachorro, mas em momentos de distração pode ter certa tranquilidade que ele não vai atacar as crianças que estiverem importunando.

Uma característica muito importante do labrador é que ele tem um focinho de altíssima qualidade. Tanto que é contratado por forças policiais para encontrar drogas, armas e explosivos em situações de suspeita.

Temperamento da raça

temperamento do labrador

O temperamento do labrador é super calmo, ele adora relaxar, deitar, receber uns carinhos, ama dormir na cama junto com o dono, mesmo que só caiba um dos dois no colchão. Ele é muito grudado à família, adora brincar, passear, pegar e caçar coisas escondidas, enfim, um cachorro perfeito para ter em casa, com filhos, crianças e demais pessoas.

Ele é tão dócil que é assim até com estranhos. Se uma pessoa diferente chegar na sua casa, provavelmente, ele vai ser recebido com um belo pulo no peito e rabo balançando sem parar. O labrador adora conhecer pessoas e também cachorros novos.

Um detalhe importante é que o labrador é muito usado como guia para pessoas com problemas de visão e cegueira. Isso porque ele tem uma evolução histórica de ajuda ao ser humano, de guia, de caçador e até de pescador. Labrador adora água, tanto que também é muito utilizado pelo Corpo de Bombeiros para realizar resgates em afogamentos.

Cores

Existem três cores básicas do labrador: o preto, o amarelo e o chocolate. O mais tradicional é o amarelo, mas muitas pessoas têm comprado ou adotado também os de outras cores mais escuras.

Veja a seguir fotos das principais cores de labrador para que você possa diferenciar melhor:

Labrador preto

labrador preto

Labrador marrom ou chocolate

labrador marrom chocolate

Labrador amarelo

labrador amarelo

Doenças comuns da raça

O labrador é um cachorro de raça, muito dócil, alegre, divertido, companheiro, mas que pode ter uma série de doenças, se não for bem cuidado. E esses cuidados vão da questão do pelo, passando pela alimentação e a própria consulta regular ao veterinário para evitar e descobrir problemas de saúde com antecedência.

Entre as doenças mais comuns que um labrador pode ter estão problemas nos ossos, gástricos, catarata, otite, obesidade, diabete, dermatite e também distrofias musculares.

Como adotar um?

Está aí algo bem difícil de acontecer: encontrar um labrador para adoção. Embora muitos donos de labrador, quando têm filhotes cobrem apenas uma taxa simbólica pelos gastos com veterinário e tudo mais, o mais comum é que ele seja vendido. Muito difícil um cachorro tão dócil quanto esse ser abandonado e encontrado para adoção.

Preço de um filhote de labrador

Um filhote de labrador custa entre 1400 e 1500 reais. Normalmente não passa disso. Tudo vai depender da oferta e da procura, principalmente se for de uma cor que está em falta no mercado da sua cidade.

É uma raça agitada?

O labrador tem muita energia, adora brincar, correr, se divertir com os donos, é uma raça que tem características muito próximas ao do Golden Retriever. Porém, depois de ter brincado, se divertido com os donos, ele gosta de um bom descanso, de preferência em uma cama aconchegante e um clima fresquinho.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o labrador, deixe o seu comentário aqui embaixo!