husky siberiano

Husky Siberiano

O Husky é um cachorro desenvolvido no nordeste da Ásia, mas com origem desconhecida até os dias atuais. Ele faz parte da família Spitz, e começou a se popularizar no Alaska a partir da década de 90, quando o povo Chukchi trouxe a primeira equipe de cães Husky para competir em corridas de trenó.

Por ter comportamento mais dócil, o Husky não ganhou a simpatia dos competidores. No entanto, um criador adotou 70 cães da raça e os treinou para competirem. Com o treinamento e as instruções certas, os três times de Huskies formados por esse homem venceram a corrida seguinte em primeiro, segundo e quarto lugar. Isso desmistificou e demonstrou a supremacia da raça entre as demais nas competições de trenó.

Os Huskys chegaram ao continente norte-americano certo tempo depois, e foram reconhecidos oficialmente pela AKC (American Kannel Club), em 1930.

Temperamento

Husky Siberiano é divertido, aventureiro, alerta, independente, inteligente, teimoso, travesso e obstinado. Essa raça adora correr sempre que pode e, geralmente, se dá bem com outros cães da casa, pois é muito sociável que precisa da companhia de outros cães ou de seres humanos.

É um cão ativo, criado para correr quilômetros sem se cansar, por isso precisa de exercícios diários, seja longas corridas ou longos passeios sem coleira em área segura. Ele também adora puxar e gosta de tempo frio, sua origem o entrega.

Ainda que bastante esperto, o Husky apresenta algumas dificuldades ao ser adestrado, como problemas em assimilar os comandos específicos que lhe são passados. Todavia, a raça é muito atenta, e com o treinamento adequado será o cão ideal para qualquer dono.

Personalidade do Husky Siberiano

Esse é um cão ativo, uma raça criada para correr quilômetros sem se cansar. Ele precisa de amplos exercícios todos os dias, seja em longas corridas ou longos passeios sem coleira em área segura. Ele também adora puxar e gosta de tempo frio. Seu pelo precisa ser escovado uma a duas vezes por semana. Todos os dias, durante as trocas de pelo.

O Husky Siberiano é amigável, simpático, carinhoso, independente e um pouco desobediente. É acostumado a viver em bandos e não suporta solidão e indiferença, então, não o deixe sozinho por muito tempo, isso trará problemas ao cão.  E, caso você esteja à procura de um cão de guarda, com certeza não encontrará isso neste cão, pois além de fiel à família, ele é afável com desconhecidos.

Além disso, é inteligente e aventureiro, muito brincalhão e divertido, dependente da companhia de outros animais e de pessoas para ficar bem. Extremamente dedicado e apegado ao seu dono, podendo sofrer muito ao ser separado de seus proprietários, gerando depressão e levar à morte.

Características físicas

– É a raça de cachorros que mais se aproxima dos lobos, não só pelo físico, mas também por sua personalidade;

– O Husky Siberiano é muito peludo, compacto e musculoso;

– Seus olhos variam de marrom a azul (existem casos de cães dessa raça com um olho de cada cor);

– As orelhas são apontadas para cima;

– A cauda é curvada e cai para trás quando em repouso;

– Seu pelo é de tamanho médio, reto e liso e o pelo inferior é macio e denso;

– Suas marcas podem ser de todas as cores, do preto ao branco puro;

– Seu peso do oscila entre 20 a 28 kg para o macho e 15 a 23 kg para a fêmea.

Cuidados com a raça Husky Siberiano

Sua expectativa de vida chega até 15 anos, mas isso pode diminuir caso ele viva muito tempo em locais quentes, pois seu habitat natural é lugar extremamente gelado. No geral ele não apresenta muitos problemas de saúde, e como todo cão, sua alimentação deve estar de acordo com suas práticas de atividades físicas, rotina, etc.

O Husky Siberiano deve ter seus pelos escovados pelo menos duas vezes por semana; evitando o acúmulo de sujeiras que podem facilitar o desenvolvimento de dermatites de pele. Os olhos merecem atenção, pois, a raça tem histórico de problemas que envolvem catarata, opacidade das córneas, glaucoma e distiquíase (problema caracterizado pelo nascimento de duas fileiras distintas de cílios na pálpebra do cachorro – sendo que um deles é projetado para a parte de dentro dos olhos, causando um desconforto intenso no animal afetado).

Seu preço varia de R$1.200 a R$3.000, raça pura.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *