Skip to content

Golden Retriever: Características, temperamento, alimentação, cuidados ideias e mais informações desse cãozinho!

fevereiro 22, 2019

Se você gosta de cachorro, com certeza, já viu alguma rede social de um pet influencer que é um golden retriever, também conhecido como yellow retriver. Ele é super popular, faz caras e bocas, se diverte de diferentes maneiras, enfim, um cachorro daqueles bem legais para se ter em casa.

O golden conquista todas as pessoas, com seu jeito brincalhão e amigavel, é de fato uma fofura de cachorro.

Nos tópicos que virão a seguir você vai saber tudo a respeito do Golden Retriever. As características e  personalidade da raça, o tipo de alimentação, os cuidados e outras dicas importantes para você que deseja ter um bichão desses em casa. Confira!

Característica e personalidade

golden retriever características

O Golden Retriever é o cão mais feliz do planeta. Para ele não tem tempo ruim, todo dia é dia de diversão, de alegria. É, com certeza, o mais simpático entre todas as outras raças.

E tudo contrastando com o gigantesco tamanho dele, que pode por medo em muita gente, mas que não mata nem uma formiga. Ele é extremamente brincalhão, animado, gosta de correr, pular, lamber os donos, se divertir com outros cães, enfim, um cachorrão daqueles.

Eles são companheiros leais para as famílias, principalmente se seu dono adora esportes.

Mas, olhe bem, se o dono não gostar de brincar, deixar ele isolado, sem fazer nada, ele vai ficar muito triste e decepcionado, a ponto de ter um tipo de depressão. Por isso, só tenha esse cão em casa se puder se divertir bastante com ele. Estamos combinado?

Outra característica que vale destacar é que esse cãozinho ama agradar e também se destaca muito pela sua obediência e inteligência.

Dica: Veja também sobre as características do Labrador!

Temperamento do golden retriever

golden retriever comendo um graveto

Antigamente essa raça era muito usada com a finalidade de caça. Por conta disso se tornou um cachorro forte e trabalhador. E como já citamos acima, ele é um cãozinho bem inteligente e obediente.

Eles adoram aprender e agradar, justamente por conta disso, são essenciais em trabalhos como caçador, cão-guia, cachorros para terapia ou resgate.

Essa raça é bastante energética, em casa eles gostam de muita atenção. Eles adoram brincar, e odeiam ficar sozinhos. Por ser uma raça bem brincalhona e amigável, necessitam de exercícios físicos diários, para continuar saudável.

Como deve ser a alimentação dele?

golden retriever alimentação

O Retriever é um cão de raça grande e que gasta muita energia o dia inteiro, sem parar um segundo sequer.

Por conta disso, ele come muito, bastante mesmo e a ração precisa ser daquelas bem nutritivas para aguentar o tanto de animação que o Golden possui. Por isso, escolha as marcas melhores, de super premium ou premium apenas.

A recomendação é alimentar seu cãozinho de duas a três vezes ao dia. No entanto, até os doze meses ele é considerado filhote, então as porções nessa fase devem ser menores, de preferência rações específicas para filhotes.

Cuidados essenciais com seu golden

raça golden retriever

O mais importante cuidado que você deve ter com o Golden Retriever é corresponder à vontade dele de brincar com você. Esse cachorro é apaixonado pelo dono, então ele vai ficar no seu pé o dia inteiro, vai pular em você, te lamber, te derrubar, porque ele é gigante, enfim.

Uma ótima dica é usar brincadeiras que misturem o uso da mente e o do corpo. Como, esconder objetos para ele caçar, ou outros tipos de desafios. Ele vai amar participar dessas brincadeiras que exigem muito dele em todos os sentidos.

Os pelos são longos e precisam ser escovados duas vezes por dia para não embolar. Um detalhe muito importante é que são cães extremamente familiares, então eles não podem ficar isolados em uma garagem ou varanda.

Ele gosta de brincar, correr, etc, mas gosta de fazer isso com os donos. Então, o contato do golden retriever tem que ser dentro de casa, jamais sozinho.

Abaixo listaremos alguns cuidados necessários que você deve ter em mente antes de comprar o seu cãozinho:

  • Banho: Não é novidade que essa raça ama água. Não podem ver uma poça de água ou lama que já querem se jogar. Por isso mesmo é essencial banhos regulares. Portanto a higiene do seu cãozinho deve estar em dia.
  • Saúde: O golden apresenta algumas doenças comuns, como a displasia de quadril (má formação das articulações), displasia de cotovelo (doença que impede o desenvolvimento da cartilagem do cotovelo) problemas no coração, problemas na visão.
  • Unhas e dentes: É essencial cortar as unhas desse cachorro a cada duas ou três semanas. Os seus dentes, por sua vez, devem ser escovados uma vez por semana.
  • Nível de exercícios: O golden é super energético e afitado, como falamos. Por isso ele adora passeio livre. Caminhadas diárias 3km são essenciais. Até porque essa raça precisa de 60 minutos de atividades por dia.

Quer saber os cuidados essenciais de um beagle? Clique aqui e veja o artigo completo sobre essa raça!


Essa raça pode ser criada no apartamento?

golden retriever

Se você quiser que seu apartamento seja destruído, vá em frente. Como já foi dito, ele é muito animado e enorme, logo não combina muito com um ambiente pequeno.

Imagina um cachorro gigante pulando em cima da mesa, da televisão, do fogão, do sofá, nada vai ficar em pé.

O golden precisa de espaço, ele adora brincar, é super energético, portanto o ideal é viver em casas com quintal grande ou jardim. Sítios e chácaras por exemplo, são ótimas opções.

Mas, se quiser arriscar, e criá-lo em apartamento, ele vai adorar ficar pertinho dos donos, no entanto é essencial altas doses de exercícios diários.

Como são seus pelos? Existe golden preto?

vários goldens correndo

A pelagem dessa raça é semi comprida, geralmente os pelos são muito densos e leva uma cor amarelo dourado, como o próprio nome já diz.

Seus pelos não costumam formar muitos nós, no entanto, é essencial escová-los frequentemente.

Todo golden deve ser necessariamente dourado ou creme variando entre tons mais claros ou escuros. Lisos ou ondulados, porem sempre dourados ou na cor creme.

Não existe golden preto,  se você achou que viu um com essas características, provavelmente deve ter se enganado e era um Flat-Coated Retriver.

Filhotes do golden retriever

filhotes de golden

Se o adulto já é atentado, imagina o filhote. Os pequenos destroem tudo que veem pela frente, principalmente quando os dentinhos estão começando a nascer. Pode ter certeza que cada pedaço da sua casa vai ter uma amostra da arcada dentária do seu golden retriever.

São bem animados mesmo e você tem que suprir essa animação deles, porque eles querem fazer tudo com o dono, nada sozinhos. Mas não deixa de ser diversão pura.

Esse cãozinho é agitado?

É um dos cachorros mais agitados que existe. Não é daqueles que brinca muito, mas tira uma soneca à tarde. Ele só vai dormir, se você tiver dormindo e depois de muito tempo tentando te acordar.

Como já mencionamos, o cachorro dessa raça vivem cheios de energia, e estão sempre dispostos a aprender, passear, brincar e interagir.

Essa raça cresce muito?

golden

Cresce demais. O Golden Retriever é uma raça grande. Os adultos chegam aos 60 centímetros e com mais de 30 quilos. Portanto, eles realmente precisam de espaço.

Qual expectativa de vida desse cãozinho?

A expectativa de vida dessa raça varia de 10 a 13 anos. Portanto, você terá muito tempo para brincar com seu cachorrinho.

Qual o preço de um golden hoje em dia?

Se você quiser ter um Golden Retriever, saiba que ele é um dos mais queridinhos dos brasileiros, então, um filhote da raça custa cerca de 1000 a R$7000 reais, a depender do local onde você vai comprá-lo.

Só compre o seu cachorro em um canil ou petshop de confiança, que trate bem os animais que criam e que comercializem os filhotes dentro da lei. Hoje em dia existe um mercado ilegal de animais, que visam apenas vender filhotes e não se preocupam em cuidar devidamente deles. Então sempre que possível prefira adoção de animais!

Atenção! Antes de decidir comprar seu cachorro, que tal adorar? Existem várias ONGs que procuram um lar para um cãozinho que quer ser muito ser amado. Adotar não é só economizar mas também, fazer um bichinho mais feliz!

Curiosidades da raça

  • O golden retriever foi protagonista do filme Bud, o cão amigo, exibido em 1997.
  • Essa raça é considerada uma das mais populares dos EUA e Brasil.
  • É considerada uma raça favorita para comerciais, filmes e programas de TV.
  • É considerada a quarta raça mais inteligente de todas.

Caso tenha ainda restado alguma dúvida sobre as características do Golden Retriever, deixe o seu comentário aqui embaixo!