Skip to content

Fox Paulistinha: Saiba as características e como é o temperamento!

maio 27, 2019
cão fox paulistinha

O Fox paulistinha também é conhecido como Terrier brasileiro. Esses dois nomes tem ligação ao surgimento da raça. O primeiro nome está ligado às cores da bandeira do Estado de São Paulo. O segundo está relacionado às duas raças que formaram o Fox Paulistinha.

As raças Jack Russel Terrier e Fox Terrier foram trazidas ao Brasil durante a colonização para combater os ratos dos navios. O cruzamento das duas deu origem ao que seria o Terrier brasileiro.  Outros afirmam que a origem da raça é o cruzamento entre os famosos Chihuahua e Pinscher. Veja a seguir mais informações.

Características físicas do fox paulistinha

O padrão da raça são cachorros de pequeno a médio porte. Entretanto, raramente encontramos fox paulistinhas também de grande porte.

A altura dos fox paulistinhas, da base até a cernelha, é de 35 a 40 cm, nos machsos, e de 33 a 38 cm, nas fêmeas. O seu peso máximo é de 10 quilos.

O seu focinho possui um formato triangular. As orelhas dos cãezinhos são pequenas e sua cauda é longa.

Apesar do seu tamanho reduzido, o terrier brasileiro possui uma musculatura muito forte e resistente, assim como a estrutura óssea. A pelagem do seu corpo é lisa e curta.

A pelagem padrão dessa raça possui as mesmas cores da bandeira de São Paulo, preto, branco e avermelhado. Daí vem um de seus nomes.

Outras cores encontradas também são as mesclas de preto e branco e azul e branco. Essa ultima é mais rara, e seu tom é bem fechado, se aproximando do preto.

Todos os tipos de pelagem são mesclados. Geralmente o corpo é predominantemente branco, com os tons avermelhados no focinho. As cores escuras, preto e preto azulado predominam na parte  superior do corpo.

cachorro

Como é o temperamento desse cão?

O seu temperamento amoroso e brincalhão são os fatores que mais caracterizam esses cãezinhos. Eles não são cachorros nervosos, geralmente são calmos e reagem bem a situações críticas. Entretanto, são muito agitados!

Adoram, e precisam brincar! Também são muito alertas, e possuem um forte instinto protetor de sua família. Por isso, são muito utilizados como cães de guarda.

São geralmente desconfiados com estranhos. Com a família demonstram forte lealdade e amor, mas demoram a se adaptar com seres desconhecidos, sejam animais ou outros seres humanos.

Geralmente eles se adaptam melhor a ambientes amplos e casas grandes. Apesar de serem de pequeno porte, tendem a se deprimir em habitats pequenos e fechados.

Saúde do Fox Paulistinha

A saúde do fox paulistinha, ou terrier brasileiro, é predominantemente boa. Eles não costumam apresentar muitas disfunções físicas ou desenvolverem doenças. Eles vivem por, no máximo, 20 anos.

Apenas uma complicação é possível nesses cachorros e merecem sua atenção. Por estarem sempre alertas e em movimento intenso, os fox paulistinhas tendem a ter ataques cardíacos quando levados ao extremo.

Por serem muito fortes e resistentes, é difícil apresentarem complicações mais graves. Na infância, entretanto, é importante ficar atento ao desenvolvimento de vermes e contaminações pelo ambiente.cachorro brincando com a bola

Como deve ser a alimentação desse cão?

Assim como os demais cachorros de pequeno a médio porte, eles devem ser alimentados com rações específicas para esse tamanho de animal.

Fora essa especificação, a alimentação do terrier brasileiro é bastante comum. Eles são animais de muita energia e vitalidade, por isso, é normal que se alimentem bastante.

As rações premium sempre são melhores para o desenvolvimento do seu pet. Durante os primeiros 12 meses devem ser alimentados com rações específicas para filhotes.

Existem rações específicas para controle cardíaco do cão. Esse tipo de alimento é muito indicado para os terriers brasileiros que costumam se exercitar bastante!

Quais cuidados deve-se ter com esse cão?

Cuidar de um fox paulistinha é muito simples! Eles necessitam, principalmente, de atenção e exercício físico!

Assim como falamos mais cedo, eles não ficam felizes em locais que restringem sua liberdade e necessidade de se movimentar.

Também é importante que ele conviva com outros filhotes ou outros animais desde cedo. Eles são naturalmente hiperativos, por essa razão, é necessário que ele seja adestrado para evitar desconfortos na casa.

Se o seu cãozinho não aprender desde cedo o que pode e o que não pode fazer, tenha certeza que ele terá um comportamento incansável! Latidos excessivos e destruir móveis, sapatos e jardins são práticas comuns dos fox paulistinhas que não são adestrados.

Sempre mantenha um acompanhamento veterinário mínimo. Apesar de serem saudáveis e sempre demonstrarem grande vitalidade, não se deixe enganar! Algumas complicações podem surgir que seu amiguinho não demonstre. cachorro com língua pra fora

Qual o preço e onde comprar?

Se você gostou das características desse cachorrinho, veja a seguir onde encontra-lo.

Um dos locais mais seguros para se comprar um pet são canis especializados onde você pode visitar! Vendo pessoalmente a origem do seu cãozinho você pode ter certeza dos cuidados que ele receber e do pedigree da raça.

Também é possível encontrar filhotes nos sites mais tradicionais de compra e venda online.

Os preços dos filhotes variam de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00.

Possui mais alguma dúvida sobre esse cão? Deixe um comentário que vamos ajudar você!