Skip to content

Dogue alemão: Características, temperamento, saúde, cuidados essenciais e mais!

maio 16, 2019

Vindo da Alemanha, o Dogue Alemão é sem dúvidas a raça de cachorros mais alta do mundo. Eles também são conhecidos por cão dinamarquês ou Apolo dos cachorros. A maioria dos dogs alemães adultos ficam maiores do que os próprios donos quando apoiados em só duas patas!

A função original desses pets é ser um cão de guarda ou de caça. Essa função é herdada dos seus ancestrais. O dogue alemão surgiu do cruzamento das raças Mastiff Inglês e Wolfhound irlandês. Esses tipos de cachorros, assim como o dinamarquês, possuem grande força, velocidade, resistência e coragem.

Características físicas do dogue alemão

A altura dos machos adultos varia de 70 a 85 centímetros. As fêmeas adultas medem entre 60 a 70 centímetros de altura. Ambos os sexos podem pesar de 45 a 80 kilogramas!

São animais muito resistentes e fortes. A anatomia do seu corpo é afunilada, fazendo com que os cães sejam bem velozes. Eles possuem orelhas erguidas e finas, o que ajuda no aumento da velocidade. A raça é reconhecida pela American Kennel Club (AKC).

Quais são as principais cores da raça?

dogue alemão preto e branco

Você pode encontrar dogues alemães com diversas cores de pelagem. Veja a seguir a lista:

  • Tigrado: Base da pelagem em tons de dourado com listras pretas uniformes.
  • Preto: Pelagem com tom de preto acetinado. É possível que tenham algumas manchas brancas, o que é normal, mas não é o padrão.
  • Arlequim: Essa cor é igual a que vemos nos Dálmatas! Possuem pelagem base branca com manchas pretas uniformes distribuídas pelo corpo.
  • Azul: Pigmentação de tom próximo ao azul aço. Pode também ocorrer algumas manchas brancas, fora do padrão.
  • Dourado: Existem cães de diferentes tons de dourado. Porém, todos os cães dessa cor possuem uma “máscara preta”.
  • Mantado: Essa cor é uma mescla entre pelos pretos e brancos. A cor preta predomina na parte superior do corpo como se fosse uma manta.  As outras partes, geralmente inferiores na região do pescoço são brancas.

Conhece as características do American Bully? Veja o que descobrimos sobre a raça!

Temperamento do dogue alemão

Apesar de ser a maior raça de cachorros do mundo, o dogue alemão é dócil, fiel, brincalhão e carinhoso. Esse temperamento alegre pode até ser um problema. O dogues alemães não têm noção do próprio tamanho. Por isso, eles pulam e tentam se encaixar no colo dos donos como se fossem do tamanho de um poodle. São muito sensíveis e ligados a família.

São também muito amigáveis com estranhos e outros cachorros. Mas sempre fiquem atentos com essa relação entre os animais, porque eles não medem a própria força.Eles jamais serão agressivos, a não ser que sintam que exista algum membro da família em perigo.  Têm um instinto forte e são dotados de muita coragem.

Como deve ser a alimentação dessa raça?

A ração oferecida para esse tipo de cão deve sempre ser específica para cães de grande porte (rações large breed). A quantidade varia de acordo com o tamanho do seu dogue alemão e de acordo com a idade.

Os filhotes devem ser alimentados sempre que sentirem vontade. Por isso, deixe sempre uma vasilha cheia de ração para filhotes até ele completar a vida adulta, depois de 12 meses.

Quando adulto, o dogue alemão deve ser alimentado no máximo três vezes ao dia.

Cuidados essenciais com seu dogue alemão

dogue alemão

O dogue alemão é genuinamente musculoso e precisa se exercitar! Os filhotes precisam de pelo menos uma hora por dia. Na fase adulta esse tempo diminui um pouco.

Essa raça se adapta melhor ao ambiente dentro de casa do que fora. Porém, são contraindicados para casas e apartamentos pequenos.

Eles não gostam de frio. Para cuidar do seu companheiro no frio, mantas e roupas adequadas são fundamentais. Também são cachorros de adestramento fácil. Costumam ser obedientes e se adequar às regras do lar.

Corte as unhas de duas a três vezes por mês, ou quanto for necessário. Tome cuidado para não corta muito curto e atingir os nervos que existem na base das unhas. Escove os dentes três vezes por semana.

Como é a saúde dessa raça?

dogue alemão dalmatas

Ao longo dos anos, o quadril dos cães dinamarqueses podem sofrer desgastes por sustentarem o grande porte do animal. Eles também estão sujeitos a doenças como displasia do quadril, uma má formação de nascença.

Também possuem predisposição a desenvolver torção gástrica, doença que atinge o estômago e pode interromper o bombeamento de sangue no abdômen.

Os dogues alemães crescem muito, e muito rápido. Isso pode gerar algumas doenças nos ossos como inflamações.

Indicamos que você sempre mantenha um acompanhamento veterinário ao longo dos anos de crescimento do seu cachorro e que esteja sempre atento a indícios de complicações.

Preço do filhote e onde comprar

De início podemos dizer que são filhotes caros. Uma breve pesquisa feita pela nossa equipe levantou que os preços dessa raça variam entre R$ 999,00 e R$ 4.500,00.

Esses cães podem ser encontrados a venda em sites de venda online como mercado livre e afins, e em sites de canis especializados.

Porém, sempre indicamos que você procure um canil de confiança presencial, onde você possa conhecer a origem e os cuidados prestados ao seu novo cãozinho. Sempre que puder opte pela adoção, além de ajudar um cãozinho a ganhar um lar cheio de amor, você não gasta nada com isso.