chow chow

Chow Chow

Há hipóteses que Chow Chow seja uma das mais antigas raças de cachorros, uma evolução do lobo cinzento, o ancestral direto do cão, e com raízes nas regiões do norte da China e da Mongólia.

Alguns historiadores afirmam que o Chow Chow era o cão acompanhante das tropas Mongóis durante a invasão da China, da Europa ocidental e do Oriente Médio. Ainda há especulações afirmando que a raça tenha dado origem a outros cães do tipo Spitz, como o Elkhound Norueguês, o Samoieda, o Keeshond e o Spitz Alemão.

O nome Chow Chow (se pronuncia “Chau Chau”). Seu jeitão fofo nos faz lembrar um lobo, um ursinho como o panda! A língua azul completa o perfil que dá um ar de nobreza ao animal.

Características do Chow Chow

– Independência;

– Cão de guarda, protetor;

– Teimosia;

– Calmo;

– Expectativa de vida: de 12 a 15 anos;

– Tamanho/Peso: de 20 a 30 kg, com altura de 46 a 56 cm;

– Cuidados necessários: escovação e limpeza dos olhos diariamente;

– Leal, de “um dono só”;

– Língua preta azulada.

O Chow Chow é o cão perfeito para quem tem pouco tempo para cuidar e estar com o bichano em casa. Ele é independente, e não tem aquela necessidade de ficar atrás do dono o tempo inteiro, e fica muito tempo sem chamar atenção para carinho. No entanto, o cuidado com seus pelos e olhos é essencial e tem que ser diário.

Diferentemente do Rotteweiler que está na 9ª posição no Ranking de Inteligência Canina, o Chow Chow está na 76ª posição. Por isso, ao adestrar essa raça, é preciso ter paciência e disciplina, quando filhotes, esse cão é muito teimoso, mas pode aprender com louvor os ensinamentos básicos.

Além de não muito inteligente, o Chow Chow não é muito fã de exercícios físicos, mas precisa de caminhadas diárias, sem forçar muito. Um sinal de que ele precisa descansar é quando sua língua, de coloração azul, começa a ficar mais clara. Outra coisa, como ele possui muito pêlo, uma de suas qualidades mais encantadoras, o Chow Chow sofre um pouco com fortes exposições ao calor. Ele prefere o clima mais frio.

Por suas origens, o Chow Chow foi criado para combate, sendo um prefeito cão de guarda/alerta, só late quando percebe algo de errado, mas não é indicado para a defesa propriamente dita.

Cuidados com o Chow Chow

Por mais que ele tenha muito pelo, não é indicado dar banho frequente no Chow Chow, pois isso pode vir a prejudicar sua pele. E, a troca da pelagem ocorre anualmente, por isso, é recomendada a tosa periódica. Seu pelo possui a cor marrom, a mais comum, mas é possível encontrar cães com pelagem mais clara, preta e branca acinzentada.

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, que não chega a medir 60 centímetros. Quando filhotes são muito desobedientes, por isso, é recomendável começar o adestramento bem cedo.

Sua genética demostra que um dos maiores problemas de saúde do cachorro é uma alteração chamada de entrópio. Devido a isso, os olhos precisam de cuidado especial, pois, essa anormalidade nas pálpebras faz os Chow Chows precisarem de limpeza constante na região. A catarata é outra doença comum nos cães da raça, assim como a displasia da bacia e a luxação nos joelhos.

Quanto custa um filhote?

O preço de um filhote é em média $900, mas podem ser encontrados filhotes de $400 a $1500, dependendo do padrão e da linhagem.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *