Skip to content

Chow Chow: Veja suas principais características, seu temperamento, os cuidados essenciais, e mais informações!

janeiro 2, 2019
chow chow

Há hipóteses que Chow Chow seja uma das mais antigas raças de cachorros, uma evolução do lobo cinzento, o ancestral direto do cão, e com raízes nas regiões do norte da China e da Mongólia.

Alguns historiadores afirmam que o Chow Chow era o cão acompanhante das tropas Mongóis durante a invasão da China, da Europa ocidental e do Oriente Médio. Ainda há especulações afirmando que a raça tenha dado origem a outros cães do tipo Spitz, como o Elkhound Norueguês, o Samoieda, o Keeshond e o Spitz Alemão.

Na china do século VII esse cãozinho era utilizado como cão de guarda, ou como cachorro de brigas. O nome Chow Chow (se pronuncia “Chau Chau”). Seu jeitão fofo nos faz lembrar um lobo, e como a raça Shar Pei, ele chama atenção e atrai pela sua beleza.

Famoso por ter a língua azul, é considerado um cachorro reservado e leal. Dizem que quando ele escolhe seu dono é para vida inteira.

Mas quais são suas características? E os cuidados essenciais? Como alimentá-lo? Continue lendo e confira esse artigo completo sobre essa raça.

Características do Chow Chow

chow chow com a língua azul

O Chow Chow é o cão perfeito para quem tem pouco tempo para cuidar e estar com o bichinho em casa. Ele é independente, e não tem aquela necessidade de ficar atrás do dono o tempo inteiro, fica muito tempo sem chamar atenção para carinho. No entanto, o cuidado com seus pelos e olhos é essencial e tem que ser diário. Essa raça pode chegar ter de 46cm a 56 cm de altura e pesar de 24kg a  35kg.

Diferentemente do Rottweiler que está na 9ª posição no Ranking de Inteligência Canina, o Chow Chow está na 76ª posição. Por isso, ao adestrar essa raça, é preciso ter paciência e disciplina, quando filhotes, esse cão é muito teimoso, mas pode aprender com louvor os ensinamentos básicos.

Chow Chow não é muito fã de exercícios físicos, mas precisa de caminhadas diárias, sem forçar muito. Um sinal de que ele precisa descansar é quando sua língua, de coloração azul, começa a ficar mais clara.

Outro ponto, é que como ele possui muito pelo, uma de suas qualidades mais encantadoras, o Chow Chow sofre um pouco com fortes exposições ao calor. Preferindo assim um clima mais frio.

Sua pelagem costuma apresentar cores uniformes, sendo elas, vermelho, preto, canela, creme ou cinza. Ela também pode ser mais lisa ou áspera, vai depender muito da origem do seu cãozinho.

chow chow preto

Outra característica curiosa deste cãozinho, é sua língua azul, que pode variar entre roxo e preto também. Mas você sabia que eles não nascem com essa coloração? Esse excesso de melanina na língua geralmente aparece a partir da quarta semana de vida.

Como já mencionamos, por suas origens, o Chow Chow foi criado para combate, sendo um perfeito cão de guarda/alerta, só late quando percebe algo de errado, mas não é indicado para a defesa propriamente dita.

O Chow Chow é um cachorro robusto, forte, e adorado pelas crianças, isso porque, ele se assemelha muito a um leãozinho e ursinho de pelúcia.

Listamos mais de suas características abaixo:

  • Digno
  • Tranquilo
  • Independente
  • Sério
  • Adaptável
  • Bom guardião
  • Pouco sociável
  • Ativo
  • Alerta
  • Pouco brincalhão
  • Corajoso
  • Calmo
  • Temperamental
  • Discreto
  • Não é muito expressivo
  • Desconfiado
  • Protetor
  • Silenciosos

Quer saber quais são as raças que NÃO SOLTAM pelo? Clique aqui e confira a lista que fizemos!


Como é o temperamento desta raça?

temperamento do chow chow

Esse cãozinho é reservado, distante, teimoso e independente. Embora eles sejam uma fofura, costumam enganar as pessoas com essa carinha de urso bonzinho. Os cachorros da raça Chow Chow não gostam de serem apertados, abraçados ou provocados. Eles costumam ser mais fechados e por isso não gostam muito de carinho.

Socializar o filhote desde cedo é essencial para todas as raças de cachorros, mas extremamente necessário quando se trata do Chow Chow para que eles se tornem mais dóceis.

Eles costumam escolher seu membro da família favorito, e assim vai protegê-lo sempre. Sua lealdade de fato é impressionante!

Essa raça se da bem com crianças, outros animais e estranhos?

chow chow

Como já adiantamos o Chow Chow não é uma raça de cachorro muito aberta para novas amizades. Sua personalidade indiferentes e distante fala por si só.

Ele é bastante territorial, estão costuma suspeitar muito de estranhos. Mas na presença do seu dono ele saberá conviver em harmonia.

Que as crianças adoram cachorros você já sabe, mas Chow Chow gostam de crianças? Pois bem, se você quer que essa raça conviva bem os pequenos, é essencial e extremamente necessário adestrá-lo desde que ele é filhote.

E vale também alertar as crianças como segurá-lo e lidar bem com essa raça, para assim haver uma convivência legal entre ambos.

Chow Chow é um cachorro que late muito?

chow chow olhando para o lado

Essa raça não é muito conhecida por latir muito, mas isso pode mudar na presença de estranhos.

Ele é destruidor e agitado?

Essa raça costuma ser bem comportada. Pode ficar tranquilo(a) que esse cãozinho não vai comer seus sapatos, roer móveis e objetos. No entanto, ele tem uma personalidade forte, se ele se sentir desafiado pode se tornar um cachorro agressivo e desobediente.

Por isso a recomendação de procurar um local adequado para adestramento desde filhote, para que ele aceite estranhos, pessoas, e outros animais com mais calma.

Porque sua língua é azul?

Para explicar a coloração da língua desse cachorro, os chineses costumam contar uma lenda interessante:

Quando Deus estava criando o Universo, ele resolveu pintar o ceú de azul, e sem querer, deixou cair algumas gotas no pelo do Chow Chow, fazendo com que ele lambesse, deixando assim sua língua azulada.”

Brincadeiras a parte, o real motivo da sua boca e língua azul é uma predisposição genética, que ocasiona um aumento de melanina na língua.

Há ainda algumas outras raças que podem ter pontinhos pretos ou azulados na língua, por exemplo, Dálmata, Akita, Pug, Lulu da Pomerânia, entre outros.

Cuidados essenciais com o seu Chow Chow

cuidados com o chow chow

O cuidado com os seu bichinho é essencial para que ele tenha uma vida mais saudável e feliz. No caso do Chow Chow não é indicado dar banho diariamente. A recomendação é de banhos semanais ou quinzenais. E é muito importante, não esquecer de secá-lo muito bem, para evitar problemas como a descamação da pele.

A troca de pelo ocorre anualmente, por isso, é recomendada a tosa periódica. Problemas como amaranhamento de pelos é muito comum nessa raça, pois seus pelos são longos e curtos, densos e abundantes. Procure escovar os pelos desse bichinho diariamente, para evitar nós e perda de pelo em todo canto da casa.

Sua genética demonstra que um dos maiores problemas de saúde do cachorro é uma alteração chamada de entrópio. Devido a isso, os olhos precisam de cuidado especial, pois, essa anormalidade nas pálpebras faz os Chow Chow precisar de limpeza constante na região.

A catarata é outra doença comum nos cães da raça, assim como a displasia da bacia, dermatites, e a luxação nos joelhos.

Quanto suas orelhas e unhas é importante verificá-las regularmente, sendo recomendado apará-las sempre.

Qual é o nível de exercícios recomendado para esse cachorro?

dois chow chows no campo

O Chow Chow não é muito fã de exercícios. Ele é um cãozinho que adora ficar horas deitado e relaxando. Porém é necessário, até mesmo para manter sua saúde física e mental, exercícios diários de 45 minutos, como curtas caminhadas.

Posso ter um no meu apartamento?

Essa raça possui um nível de atividade baixo, então não precisa de muito espaço. Portanto, esse bichinho vai ser feliz em qualquer lugar, em uma casa, ou apartamento. O importante é dar muito amor para ele!

Dica: Leia também quais são os animais para se ter em apartamentos!

Como são os filhotes dessa raça?

chow chow filhote

Os filhotes dessa raça são muito fofos, parecem um leãozinho e lembram muito também um bichinho de pelúcia. Eles geralmente não destroem tudo, mas são bem desobedientes.Por isso, é muito importante investir na socialização dos filhotes logo nas primeiras semanas de vida para que eles tenham temperamentos mais brandos.

Onde posso comprar um? Qual é o preço?

chow chow no campo entre as flores

O preço de um filhote é em média $900, mas podem ser encontrados filhotes de $2000 a $4000, dependendo do padrão e da linhagem.

É muito importante comprar o seu cachorrinho apenas em Pet Shops especializados e de confiança. Veja a procedência dos pais do seu futuro cãozinho, e se informe. Não compre um cachorro de criadouros clandestinos, que maltratam animais visando apenas o dinheiro com a venda de filhotes.

Atenção! Existem muitas ONGs com cãezinhos abandonados esperando por um lar e um dono cheio de amor para dar. Antes de comprar, que tal adotar um? Além de ser super econômico, você ainda pode ajudar um cãozinho a ter uma casa. Adotar é tudo de bom!

Chow Chow Branco

Veja abaixo algumas fotos lindas de um Chow Chow branco.

Existe mesmo o Chow Chow panda?

Esse tipo de cachorro está sendo muito comercializado na China atualmente. Ele é de fato um cão exótico. Mas será que é oriundo do cruzamento de um panda com um cachorro da raça Chow Chow? Claro que a resposta é não!

O Chow Chow panda não é uma nova raça de cachorro. É apenas um Chow Chow que foi maquiado.

Para ter um cachorro desse tipo, o dono deve levar seu bichinho para ser maquiado a cada um mês e meio. Porém, os especialistas desse prática relatam que o animal não é sujeitado a nenhum procedimento agressivo ou perigoso.

Qual é a expectativa de vida dessa raça?

Se a sua preocupação é sobre quanto tempo esse cãozinho tem de vida, saiba que sua expectativa de vida é de aproximadamente  de 9 a 15 anos.

Curiosidades sobre o Chow Chow

chow chow grande

  • Era comum que a carne do Chow Chow fosse vendida para restaurantes chineses.
  • Ela não é considerada uma raça que nada bem