Skip to content

Chihuahua: Veja como é a personalidade, características, variações e pelagem deste animalzinho!

fevereiro 10, 2019
Chihuahua raça

Aquele ditado que diz que os baixinhos são mais bravos é muito comprovado quando você observa os cachorros. Realmente, os menores, mais magrinhos, pequeninos, são muito bravos, adoram latir e tem uma personalidade super independente, como é o caso do Chihuahua.

Nos próximos tópicos você vai conhecer as principais características do Chihuahua. Além de saber sobre a alimentação, os tipos que existem, as cores, os cuidados que se deve ter e outras informações relevantes. Veja!

Quais são as características e personalidade do Chihuahua?

O Chihuahua é um cachorro bravo, mas de tão pequeno que nem passa medo. Ele late mesmo, vai para cima, mas é só pose, muito difícil morder alguém com força mesmo para machucar.

Ele é um cachorro muito pequeno, possui, no máximo, 22 centímetros e pesa até 3 quilos. Ou seja, é minúsculo mesmo e isso exige cuidados do dono e dos demais habitantes da casa, principalmente, quando o Chihuahua ainda é um filhote. E é por causa dessas características que ele é considerado o menor cão do mundo. 

Ele tem origem mexicana, tem muita energia, corre, pula, brinca, adora passear, latir, subir e descer escada, enfim, tem bastante mesmo e isso precisa ser gasto. Não é um cachorro muito paciente, então, crianças que irritam demais ele podem acabar com uma pequena mordida.

Também não se dão bem com outros cães e latem para qualquer pessoa estranha que se adentram na casa dos donos. Aliás, ele acha que ele é o dono e os humanos são os bichos de estimação dele.

Com outros animais o Chihuahua é tranquilo, gosta de fazer amizades, inclusive com gatos. O problema dele é exatamente com outros cães que é só ver que vai querer partir pra cima.

Ele também é um ótimo cão de guarda, independente. Nunca fica grudado com os donos, mas sempre na porta de casa atento para qualquer movimentação estranha começar a latir e avisar dos perigos para a família.temperamento Chihuahua

E o seu temperamento?

A melhor definição para o temperamento do Chihuahua é atrevido. Ele se acha um PitBull de 40 quilos, quando, na verdade, é do tamanho de um Pinscher e tem só 3 quilos. Briga com todo mundo, late o dia inteiro, parte para cima de outros cães, não suporta carinho demais, é super independente, e tem um apreço maior para uma ou duas pessoas específicas que vivem na casa.

Como é a alimentação do chihuahua?

Para o Chihuahua, você precisa investir em rações premium ou super premium para raças pequenas. Ele é um toy, o pequeno da raça pequena, com isso, as rações são mais específicas e precisam ser bem nutritivas.

O Chihuhua é magrinho, dá para sentir as costelas dele ao fazer carinho e isso não é sinal de falta de saúde, apenas uma característica própria do bichinho.

chihuahua

Alguns cuidados que você precisa ter com esse cãozinho

O primeiro cuidado é com o tamanho dele. Quando filhote é minúsculo e pode ser pisado, chutado e isso pode causar graves problemas de saúde ao cachorro.

Além disso, ele também precisa ser bem higienizado, tomar banho uma vez por semana, cuidar dos pelos para não embolarem.

O Chihuahua tem muita energia, então precisa brincar, correr, passear, senão ele fica bastante chateado e começa a latir o tempo inteiro. Quanto mais cansado, menos ele vai latir por qualquer coisa.

Se você não quer um cachorro que precisa ser bravo para poder se proteger, não tenha um Chihuahua. É comum esse tipo de cão ser abandonado, mal cuidado e outras maldades pelo fato dele ser mais independente e latir muito.

Onde comprar um chihuahua? Qual é o valor médio do filhote?

paris hilton chihuahua
A socialite Paris Hilton é dona de um chihuahua muito fofinho!

Graças ao seu tamanho, o chihuahua é um cãozinho muito apreciado e desperta o interesse de muitas pessoas apaixonadas por raças exóticas. Por esse motivo ele é considerado um cão de luxo, e um dos mais caros do mundo.

O valor do chihuahua começa em aproximadamente R$1.000,00 e pode chegar a R$ 5.000,00.

Tipos de chihuahua

Existem dois tipos de Chihuahua: o cabeça de maçã e o cabeça de veado. O cabeça de maçã é o mais comum, aquele mais fofinho, que tem cara de bonzinho, mas não é nada disso. Já o cabeça de veado é um pouco maior, cabeça mais alongada, o que dá uma sensação de serem mais longos e eréteis.

Chihuahua de pelo curto x chihuahua de pelo longo

Também é comum encontrar classificações do chihuahua de acordo com a sua pelagem, e no caso desta raça pode ser de pelo curto o ou pelo longo.

No caso do chihuahua de pelo curto, o animal possui toda pelagem mais baixinha, inclusive na cabeça, patas e o rabo. Ele costuma soltar menos pelo, e não é necessário tosar ou escovar o animal todos os dias. Porém, se o seu bichinho estiver perdendo muitos pelos, uma opção é passar um pano úmido para retirar o que estiver caindo.

chihuahua de pelo curto

Já o chihuahua de pelo longo possui a pelagem do corpo todo bem comprida e lisa, sendo que em alguns pontos o pelo fica mais espetado, como por exemplo, perto das orelhas. Neste caso é necessário realizar a tosa do animal com uma certa frequência para garantir uma maior higiene e qualidade de vida para o seu cãozinho. Os cachorros de pelo longo também precisa ser escovados diariamente para manter o pelo sem nós, macio e sedoso.

chihuahua pelo longo

Cores

São várias as cores do Chihuahua. Tem os pintados, os brancos, os com mancha preta, os de cor mais clara, como um bege, um marrom claro, enfim, são vários os estilos de cores do bichinho.

Como são com crianças e estranhos?

O Chihuahua se dá bem com crianças, desde que elas não o irritem. Ou seja, tem que saber brincar, a hora de brincar e o momento que ele descansar ou ficar na dele. Nada de apertar, de segurar demais, de bater, que vai acabar levando uma mordida.

Já com estranhos, ele não se dá muito bem. Dentro de casa ele tem uma pessoa preferida e outras que ele gosta. Fora de casa ele odeia praticamente todo mundo.

Se tiver gostado deste texto sobre o Chihuahua, compartilhe-o nas suas redes sociais!