cane corso raça

Cane Corso: Temperamento, características, cuidados, valor do filhote e muito mais!

Tem gente que gosta de ter um cachorro em casa que seja mais dócil, brincalhão, carinhoso, outras pessoas querem ter aquele cachorrão gigante, forte, que guarda a casa, protege os donos, que é fiel e precisa gastar muita energia todos os dias. Esse segundo tipo de cão é o Cane Corso.

O Cane Corso é uma obra-prima da natureza. Um cachorro belíssimo, forte, grande, muito protetor, um cão de guarda perfeito. Nos próximos tópicos você conhecer um pouco mais sobre ele e tirar as suas próprias conclusões!

Características e personalidade

temperamento do cane corso

O Cane Corso é um cão de grande porte, gigante mesmo. Ele pode chegar aos 72 centímetros de altura e ter mais de 50 quilos. É um cachorro italiano que veio importado ao Brasil, embora não seja muito fácil encontrar um dele para comprar. Adotar, então, é impossível.

cane corso

Ele é um cão de guarda dos melhores que existem. Muito forte, muito grande, muito fiel ao dono, que precisa de bastante espaço, porque tem o nível total de energia. Precisa correr, pular, brincar, treinar, ser adestrado, muito exercício físico para suprir essa capacidade energética dele.

Não é um cão para ficar dentro de casa. Ele é cachorro de quintal, ou de fazenda, chácara, sítio, etc. Ele serve para proteger a família e a propriedade. Não se dá bem com outros cães, principalmente do mesmo sexo. Com estranhos nem se fala, não precisa nem chegar perto para ele atacar.

Uma outra questão sobre o cane corso é em relação as orelhas, que como você pode ver nas imagens deste artigo, antigamente era feito um corte para que as orelhas ficassem em pé. Atualmente essa prática não é mais permitida.

Temperamento

Ele não é muito apegado ao dono, apesar de ter um forte instinto de proteção. Por isso, o ideal é que você só tenha esse cachorro, se já tiver tido outros antes, principalmente outros cães de guarda.

O Cane Corso precisa de um líder, forte, que enfrente ele, com respeito, claro, mas que não permita que a imponência do cachorro seja maior do que a do dono. Outro detalhe é que ele precisa ser adestrado, treinado diariamente, para obedecer e saber que ele tem um líder e quem é esse líder.

É muito importante socializar o Cane Corso desde pequeno, porque ele é bastante desconfiado e pode atacar a qualquer momento. Por isso, o filhote precisa ter contato direto com a família e amigos mais próximos.

Cuidados com a raça

características do cane corso

O Cane Corso precisa de alguns cuidados bem especiais. O primeiro deles é o adestramento. Ele precisa ser liderado desde filhote, ou seja, chegou na sua casa, você já começa a adestrá-lo.

Outra questão é o exercício físico. Esse cachorro precisa ser forte, então ele tem que ser treinado. Caso contrário, vai acumular muita gordura e ficar doente. Tem que praticar muita atividade física, cansar bastante, para diminuir a quantidade elevada de energia que ele possui.

Por isso, só um quintal bem grande ou uma fazenda para ter esse cachorro. Do contrário, nem pense em ter. Faça caminhadas longas com ele, mais de meia hora. Isso vai ajudar no desenvolvimento físico e também mental do Cane Corso.

Alimentação do cane corso

Um cão desse porte tem que comer muito e, no caso do Cane Corso, o ideal é que você faça uma mescla de ração com muita proteína, como fígado de boi, coração de boi, músculo, enfim, carnes e vísceras ricas em aminoácidos.

Ele precisa de muitos nutrientes, porque é gigante e extremamente musculoso. A ração pode dar conta, mas é sempre bom dar um plus de proteína, porque o seu cachorrão merece.

Onde comprar?

cane corso filhote

Essa é uma questão complicada. São poucos os criadores de Cane Corso no Brasil. Você vai ter que procurar algum deles pela internet, por exemplo, visitar o canil, conhecer os cães, observar a qualidade com que eles são tratados, comprar o filhote e levar para casa.

Jamais adquira o cão sem antes ver o local que ele vive e como é tratado. Procure pessoas que possuem o Cane Corso, normalmente, elas conhecem lugares confiáveis para se obter o pet.

Outro detalhe importante é só comprar o Cane Corso filhote. Jamais compre o adulto, porque ele vai ser, praticamente, impossível de ser treinado e vai agir com você como se você fosse uma pessoa estranha e pode te atacar.

Quanto custa o filhote? Qual o valor?

O preço depende muito da facilidade ou não de encontrar um filhote puro de Cane Corso. Você pode ter a sorte de achar um por 1500 reais, porém o mais comum é que seja uns 4 mil reais.

Se tiver gostado deste texto sobre o Cane Corso, compartilhe-o com seus amigos que gostam desse estilo de cachorro!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *