border colie

Border Collie

O Border Collie é uma raça canina com origem na Grã-Bretanha e foi criada para ser de pastoreio, é relativamente recente, com pouco mais de 100 anos desde que foi estabelecido o seu padrão. A expectativa de vida deste cão é de 13 a 16 anos, os machos pesam de 13,6 a 20,4 kg e medem de 48 a 56 cm, já as fêmeas, 12,2 a 19 kg, medindo 46 a 53 cm.

É cão cheio de particularidades, alerta, enérgico, persistente e inteligente! É realmente bastante diferente da maioria dos outros cães, uma de suas características é sua fidelidade e companheirismo, além de ser muito, mas muito carinho, dando 24h de atenção ao seu dono. Só que isso necessita de retorno. Ele prefere morar num lugar pequeno e ter atenção total do dono do que morar em um espaço gigante e ficar sozinho. Mas ia ser melhor ótimo para ambos, cachorro e dono, aliar as duas coisas, ambiente adequado e atividades físicas.

Cuidados com o Border Collie

Um brutamonte! Não é comum o Border Collie ter tantos problemas de saúde, mas claro que isso não é motivo para não ficar atento. Essa boa saúde é reflexo da sua paixão por esportes, pré-disposição para diversas atividades e uma resistência muito grande a dor. Podem não parecer doentes quando realmente estão, mas é claro que o olho de um dono cuidadoso é capaz de detectar isso facilmente.

No entanto, uma doença que vem agredindo a raça é a Displasia Coxo-Femoral, um mau encaixe da cabeça do Fêmur (osso da coxa) com a bacia (osso do quadril). Ela causa muita dor e dificuldade de locomoção e é transmitida geneticamente, mas pode ser evitada apenas com o controle radiográfico dos animais usados para reprodução. O exame radiográfico é essencial para detectar a doença, pois o cão pode ter e não manifestar sinais clínicos, porém, com certeza vai transmitir geneticamente a doença para os seus descendentes.

Só soltam pelos nas épocas de troca de pelagem, mas em geral as fêmeas soltam um pouco mais, principalmente próximo aos cios. Não há a necessidade de dar banhos regulares, podendo ser semanais ou quinzenais.

Características do Border Collie

Sim! O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo. É por isso que o vemos a toda momento em comerciais e filmes, além disso, muito simpáticos e bonitos.

Entretenimento, essa é a palavra que resume o que um Border Collie pode te oferecer. Um cão que está disposto a te acompanhar em tudo, desde uma caminhada no parque até uma corrida na cachoeira. Adoram praticar esportes, amam aprender coisas diferentes e possibilita a você ensiná-lo a fazer diversos truques.

O Border Collie aprende rápido, mas sem um estímulo mental, pode se tornar frustrado e destrutivo. É comum latirem muito, é ativo, brincalhão, e um concorrente líder em esportes de obediência, agility e pastoreio.

Com personalidade tenaz, gosta de carinho, é ideal para casa. Não fica nervoso ou agressivo. E, custa em média de R$ 1.300 a R$ 2.800, uma companhia bem cara!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *