Skip to content

Border Collie: Veja suas características, temperamento, cuidados e mais informações relevantes!

janeiro 22, 2019
border colie

Essa raça originou-se na Grã-Bretanha e foi criada para pastorear ovelhas e auxiliar na segurança das fazendas na época. O border collie é alerta, enérgico, persistente, protetor e inteligente! Uma de suas características é sua fidelidade e companheirismo, além de ser muito, mas muito carinhoso e protetor, dando 24h de atenção ao seu dono. Só que isso necessita de retorno.

Ele prefere morar num lugar pequeno e ter atenção total do dono do que morar em um espaço gigante e ficar sozinho. Mas ia ser melhor ótimo para ambos, cachorro e dono, aliar as duas coisas, ambiente adequado e atividades físicas.

Está pensando em ter um? Então confira mais informações e curiosidades sobre esse cãozinho!

Características e temperamento

bolder collie

O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo,a raça ocupa o primeiro lugar no ranking de inteligência canina, Stanley Coren. É por isso que o vemos a toda momento em comerciais e filmes, além disso, são muito simpáticos e bonitos.

Ele é um cão que está disposto a te acompanhar em tudo, desde uma caminhada no parque até uma corrida na cachoeira. Eles adoram praticar esportes, amam aprender coisas diferentes, o que possibilita a você ensiná-lo a fazer diversos truques. Ele acata e executa uma ordem rapidamente. E por conta disso é muito conhecido pela sua obediência.

O Border Collie aprende rápido, mas sem um estímulo mental, pode se tornar frustrado e destrutivo. É comum latirem muito, é ativo, brincalhão, e um concorrente líder em esportes de obediência, agility e pastoreio.

Com personalidade tenaz, gosta de carinho, não fica nervoso ou agressivo, sendo ideal para casa.

Essa raça possui o tronco mais longo, o pescoço é forte e musculoso, a cabeça larga, proporcional. Os machos pesam de 13,6 a 20,4 kg e medem de 48 a 56 cm, já as fêmeas, 12,2 a 19 kg, medindo 46 a 53 cm.


Que tal mimar seu cãozinho? Compre tudo que seu cachorro precisa na Cobasi!


Quais são as cores comuns dessa raça?

4 bolder collies com cores distintas

Você pode encontrar a raça border collie em diversas cores: Preto, castanho, vermelho, creme, branco, sable (tom próximo ao preto), tigrado, em duas cores. É impossível ou bem raro encontrar esse tipo de cão com a pelagem totalmente branca.

Veja quais são as melhores raças de cachorro para viverem em apartamento!

Cuidados com o border collie

dois bolder collies

Não é comum o Border Collie ter tantos problemas de saúde. Essa boa saúde é reflexo da sua paixão por esportes, pré-disposição para diversas atividades e uma resistência muito grande a dor.

No entanto, uma doença que vem agredindo a raça é a Displasia Coxo-Femoral, um mau encaixe da cabeça do fêmur (osso da coxa) com a bacia (osso do quadril). Ela causa muita dor e dificuldade de locomoção e é transmitida geneticamente, mas pode ser evitada apenas com o controle radiográfico dos animais usados para reprodução.

O exame radiográfico é essencial para detectar a doença, pois o cão pode ter e não manifestar sinais clínicos, porém, com certeza vai transmitir geneticamente a doença para os seus descendentes.

Além desse, essa raça pode desenvolver problemas nos olhos, o que pode causar cegueira. Então é muito importante atentar-se a qualquer sintoma e indícios.

bolder collie filhote e um adulto

Esse cachorro precisa de uma dieta balanceada e equilibrada justamente por possuir um alto. gasto calórico diário. Apesar de ser um cachorro peludo, eles só soltam pelos nas épocas de troca de pelagem, mas em geral as fêmeas soltam um pouco mais, principalmente próximo aos cios. No entanto, é essencial escová-lo diariamente.

Não há a necessidade de dar banhos regulares, podendo ser semanais ou quinzenais. Já seus dentes devem ser escovados com regularidade para evitar tártaros e mau hálito.

Já deu para perceber que esse cãozinho gosta de se exercitar muito, não é? Essa raça adora uma estimulação física e mental. A recomendação é de 90 minutos de exercícios diários, que ainda é pouco para o fôlego e a energia interminável desse cachorro.

Conhece as características do Boston Terrier? Contamos tudo para você!

Como ele é com crianças, estranhos e animais?

bolder collie

O border collie embora seja super carinhoso, energético e brincalhão, pode ficar tímido na presença de estranhos. É também recomendado, ter alguém por perto quando ele estiver na presença de crianças, devido ao seu porte físico.

Expor o filhote a diferentes situações, pessoas, animais, é essencial para que esse cachorro aprenda desde o começo a conviver com outros em harmonia.

Ele late muito? É agitado?

bolder collie mordendo graveto e correndo

Caso o seu border collie não for adestrado é comum ele apresentar latidos e uivos constantes, principalmente por conta da sua trajetória de pastoreio. Caso contrário, ele não vai latir de graça, só em momentos oportunos e necessários.

Como ele é um cachorro muito ativo, ele é sim agitado. Cheio de energia, ele ama brincar e correr de lá para cá.

Dica: Leia tudo sobre a raça Labrador e porque você deve ter um!

Qual a expectativa de vida da raça?

A expectativa de vida desse cãozinho é de 13 a 16 anos. Pode ficar tranquilo, terá muito tempo para brincar e dar amor para seu amiguinho.

Como são os filhote do border collie?

filhotes

A fêmea costuma ter mais ou menos dez filhotinhos por ninhada. Desde pequenos eles são bastante atléticos, curiosos e espertos.

O adestramento é indicado desde o início, para evitar principalmente que eles se tornem desobedientes.

Quanto vou pagar em um? Qual o Preço?

Se você quer comprar um cãozinho dessa raça saiba que um filhote custa em média de R$ 1.00 a R$ 5.000, uma companhia bem cara. No entanto, antes de comprar um cachorrinho, que tal adotar? A adoção além de gratuita é um ato de amor. Existem muitas ONGs que buscam um lar amoroso para os cãozinhos. Adotar é tudo de bom!

Porém, caso ainda opte pela compra, atente-se a procedência desse cãozinho, escolha pet shops de credibilidade e criadouros responsáveis e não clandestinos.

Aproveite as ofertas da Cobasi, o shopping do seu animalzinho, e compre tudo que ele precisa, ração, brinquedos, roupinhas, e mais. Aproveite a oportunidade e confira sem sair de casa!

comprar na cobasi

E ai gostou do texto? Que tal compartilhar com seus amigos? Ah, e não esqueça de deixar seu comentário!