Beagle: Saiba mais sobre o seu temperamento, características, alimentação, cuidados, preço e mais informações!

O Beagle é uma das raças mais queridas pela população brasileira e também de boa parte do Ocidente. O cachorro é muito sociável, ama o dono, protege, além de ser super bonito e de um tamanho bom para viver em casas menores e até apartamentos.

Nos tópicos a seguir você vai ter todas as informações a respeito do Beagle. As características mais fortes do bichinho, a personalidade dele, os cuidados que o dono deve ter, entre outros dados importantes. Confira!

Características e personalidade

característica do seu beagle

O Beagle é um cão de porte pequeno. Existe até uma ligação entre o nome dele e a palavra breeds que significa pequeno na língua galesa, de onde o animal veio.

Apesar do tamanho, engana-se quem acha que ele é um cachorro de casa, tranquilo, pacificador. Muito pelo contrário, o Beagle tem um focinho bem avantajado, próprio dos cachorros caçadores, que conseguem cheirar pistas nos lugares mais difíceis. Antigamente, ele era usado para caçar lebres e coelhos.

Para o dono, o Beagle é maravilhoso. O cão é super alegre, dócil, divertido, adora brincar, tem uma energia gigantesca e adora ficar perto dos donos, ganhar aquele carinho, ele de fato é uma ótima companhia. Porém, se aparecer uma pessoa estranha em casa que não tenha a permissão do dono, ele vai atacar, pois o instinto de caçador vai começar a valer naquele momento.

Beagle são livres e independentes, apesar de todo esse perfil genioso, essa raça vai acertar em cheio seu coração, suas travessuras diárias vão te divertir e sua carinha fofa é mesmo apaixonante.

Temperamento do beagle

beagles mordendo os fios

Uma questão muito importante do temperamento do Beagle é que ele é bastante independente, ousado, corajoso. Isso dificulta muito o adestramento do bichinho, porque ele não gosta muito de regras ou de aceitar recomendações de estranhos. Tem que ter paciência, e não desista!

Por isso, se você tiver um Beagle filhote em casa, prepare-se para a destruição de móveis, colchões, sofás, lixo, enfim, tudo que ele encontrar pela frente em um dia de muito tédio, pouco gasto de energia e donos fora de casa ou entretidos com outra coisa.

Dica: Veja também o temperamento do cachorro da raça Labrador!

Como deve ser a alimentação dessa raça?

Atualmente, a maioria dos veterinários indica apenas o consumo de ração para cães, principalmente se você não tiver tempo para preparar alimentos frescos. As melhores rações são as premiums e as super premiums, que são voltadas para raças pequenas.

Porém, existem também rações próprias para Beagles, caso você tenha um dinheiro a mais para gastar com isso.

No caso da alimentação mais natural, é o mesmo que vale para os outros cães. Muita proteína e vitaminas. Vísceras, órgãos são os tipos de carne mais ricos em proteínas. Entre os legumes e frutas, pode usar cenoura, batata, banana que eles vão ficar bem alimentados.

A recomendação é de alimentar seu cãozinho de duas a três vezes por dia, e água à vontade. É válido ressaltar que a quantidade da ração varia de acordo com o tamanho e peso do animal.

Filhotes: 95 a 130 gramas por dia.

Adultos: 110 a 120 gramas por dia

Cuidados essenciais com seu beagle

mulher brincando com seu beagle na sua casa

O principal cuidado que você deve ter com o Beagle é de não deixá-lo sozinho e sem fazer nada por muito tempo. Como já foi dito, ele é geneticamente um animal para caça, então, ele precisa gastar muita energia. Por isso, ficar sozinho e quieto demais é ruim para o bichinho. Ele vai começar a destruir as coisas da sua casa.

Além disso, os cuidados tradicionais de banho, alimentação correta, água o tempo todo disponível. O Beagle também é muito fujão, então é preciso tomar cuidado com isso.

Abaixo vamos fazer um apanhado geral dos cuidados essenciais do seu bichinho.

  • Treinamento:  É fundamental que seu beagle seja treinado desde pequenos, para evitar que eles sejam ainda mais sapecas, e destruam a casa toda.
  • BanhoEssa raça costuma ser bem limpinha, sem odores muito fortes. Assim sendo, os banhos são necessários com uma frequência menor, a cada 4 ou 6 semanas.
  • Saúde:  Se suas atividades e vacinas estiverem em dia, ele provavelmente não apresentará nenhum tipo de problema de saúde. No entanto vale se atentar ao quadril (displasia), coração (má formação do coração), e tireoide (tendência a desenvolver hipotireoidismo). Esse cãozinho tem facilidade em desenvolver obesidade, e como é uma raça que adora comer, é recomendado ficar de olho na sua dieta.
  • Escovação: É indicado escovar o seu beagle semanalmente. No entanto, não é um cachorro que solta muito pelo.
  • Atividades: Esse tipo de raça necessidade atividades regulares. O beagle é um cãozinho que precisa de liberdade, espaço, e querem sempre descobrir o mundo. Se você mora em apartamento, não deixe de levar o seu bichinho para longas caminhadas ao ar livre.

Você sabe quais são os cuidados essenciais de um Pug? Clique aqui e veja o artigo completo!


Pode ser criado em apartamento?

beagle filhote

Sim, o Beagle é de porte pequeno, tem entre 8 e 14 quilos, de 33 a 40 centímetros. Então, ele pode ser criado em apartamento, desde que diariamente você realize atividades físicas com ele para gastar a energia. Seja passeios, corridas, brincadeiras, de tudo vale para deixar o Beagle bem feliz e cansado.

Essa é uma raça muito ativa, então é de extrema importância realizar essas atividades diárias.

Essa raça late muito?

Outra questão importante. O Beagle late muito, principalmente quando ouve pessoas passando na rua, carros, motos, etc. Então, é bom ficar ligada a essa condição.

O cachorro precisa latir, é a única forma que ele tem de se comunicar mais explicitamente. Não se deve proibir ou brigar com o cão pelo fato dele latir, apenas regular para que isso não ocorra durante todo o dia.

Investir em  treinamento nesses casos é uma boa ideia.

Quanto custa um beagle hoje em dia?

O Beagle é um cão de raça e desses muito procurados por famílias de todo o país, apesar de ser mais difícil encontrá-lo para adoção, é sempre uma opção adotar um cachorrinho. 

O preço do Beagle varia de mil ate 2500 reais. No entanto, é possível encontrar por um preço mais em conta.

Opte sempre pela adoção, existem várias Ongs que cuidam de cachorros abandonados, além de você ajudar um cãozinho, dar amor e cuidado para ele, você não vai gastar nada por isso! Vamos adotar? Adotar é tudo de bom!

Como são os beagles com crianças e estranhos?

beagle na cama com a família

O Beagle é um amor com as pessoas da família dele. Então, se tiver criança em casa, ele vai adorar brincar com os pequenos, desde que eles não o machuquem ou coisa do tipo.

Com estranhos, se ele perceber que é convidado de alguém da casa, ele vai tratar super bem. Se for uma pessoa que ele não gostar, aí é preciso tomar certos cuidados.

Essa raça é super amigável com outros cachorros e pode ser também com outros animais de estimação.

Qual a expectativa de vida desse cachorro?

A expectativa de vida dessa raça varia entre 12 a 18 anos.

Curiosidades sobre a raça

beagle

  • o famoso personagem de quadrinhos, o Snoopy é um cão inspirado na raça beagle.
  • Essa raça é muito utilizada em aeroportos para ajudar na procura de objetos ilícitos, isso porque são ótimos cães farejadores.
  • O presidente dos Estados Unidos, Lindon Johnson, cuidou de dois Beagles, na Casa Branca, durante seu mandato.

Se tiver gostado dessas informações sobre o Beagle, compartilhe este texto com seus amigos e familiares!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *