Skip to content

Basset Hound: Saiba suas características, qual é o valor e onde comprar filhotes!

fevereiro 20, 2019
basset hound sentado

O Basset Hound é um tipo muito bonito e bem preguiçoso de cachorro, que inclusive já foi protagonista de filmes hollywoodianos sobre cães bagunceiros, mas amorosos ao mesmo tempo.

Nos tópicos a seguir você vai saber tudo sobre essa maravilhosa raça. As características do Basset Hound, a personalidade, o temperamento, os cuidados que se deve ter com o cão, entre outros detalhes importantes!

Quais são as características e personalidade do Basset Hound?

O Basset Hound é uma raça vinda da França e que ganhou o Ocidente por conta da sua doçura e facilidade de se ambientar a uma casa, um lar.

Ele é o cão ideal para crianças, por ser super dócil, mas se muito entendiado pode causar leves destruições aos seus móveis e eletrodomésticos.

O Basset Hound tem um apego bem forte aos donos, adora conhecer e brincar com outros cachorros, fica em casa sempre de guarda, não gosta muito de estranhos, principalmente se eles se mostrarem ser uma ameaça ao cão e à família.

Ele é fisicamente pequeno, mas comprido, tem aquele estilo salsicha. Por isso, ele precisa de um certo espaço para poder andar e se divertir pela casa e com os donos.

Como é o temperamento desse cão?

O Basset Hound é um cachorro muito dócil, principalmente com os donos e com crianças.

Ele é calminho, adora ficar deitado, um carinho na barriga. Ama brincar com outros cachorros, então você não vai ter esse tipo de problema nos passeios.

Não se engane com a preguiça e a calmaria do Basset Hound. Ele precisa de fazer exercícios físicos para não engordar demais. E isso é tarefa do dono.

Sempre faça brincadeiras mais animadas, de buscar bolinha, leve para passeios pela cidade, enfim, evite que o cãozinho fique o tempo todo deitado e comendo, porque pode causar males a ele.

basset hound deitado

Como deve ser a alimentação do Basset Hound?

É preciso muito cuidado com a alimentação do Basset Hound. Ele deve comer apenas ração, nada de dar partes de comida humana, porque tem muita facilidade de engordar. E a ração deve ser dada na quantidade exigida por dia. Mesmo que ele peça mais, não dê.

O ideal é alimentar o Basset Hound apenas com ração mesmo, para evitar que ele tenha algum tipo de processo alérgico, de infecção alimentar, ou que coma demais outras comidas e acabe engordando.

Cachorros de raça possuem muitos problemas de saúde, por isso é bom evitar e oferecer apenas a quantidade certa de ração por dia.


Muitas pessoas confundem o Basset Hound com outro cãozinho de manchas marrons: o Beagle. Clique aqui e leia mais sobre as características do Beagle!


Cuidados que você deve ter com esse cão!

Além desse cuidado super importante para que o Basset Hound não engorde muito, é preciso ter um alto cuidado com a coluna do bichinho.

Ele é um cachorro baixo e longo, por isso a coluna dele suporta muito peso, é muito longa e isso gera problemas recorrentes com essa raça.

Jamais deixe seus filhos ou qualquer criança subir nas costas do cachorro, como se ele fosse um cavalo.

Dói muito, ele vai ficar estressado e pode ocorrer alguma lesão grave. Tome bastante cuidado com isso.

Quais são as doenças comuns do Basset Hound?

O principal problema que um Basset Hound pode ter é relacionado à coluna. Então, lesões podem ocorrer, principalmente quando ele tiver mais velho.

Trabalhe também na higiene bucal do bichinho, para que ele não tenha problema de cáries, tártaro e outros.

Os olhos também são alvo de preocupação. Você já deve ter notado como ele fica com os olhos bem caídos quando está mais velho, não é mesmo? Isso deixa os globos oculares mais expostos a bactérias, o que pode ser um risco.

Por isso, faça sempre exames oftalmológicos e sanguíneos no seu cãozinho. Isso sem falar da obesidade que pode causar uma série de problemas no Basset Hound, como diabetes em cães, hipertensão e outras.

basset hound filhote na grama

Onde posso comprar filhotes?

Antes de comprar um animal, por qualquer que seja, pesquise para saber se o canil que cuida dele é, realmente, confiável. Existem diversos bichinhos que sofrem nas mãos dos criadores e isso deve ser levado em consideração.

Evite comprar animais pela internet também. Prefira ir até um petshop, conhecer o canil e, só depois disso, comprar o seu bichinho. Essa é a melhor forma de adqurir um cãozinho sem financiar o mercado de reprodução exagerada de cães.

Oi amigo! Não se esqueça também de sempre levar a adoção de cães em consideração. Existem muitos cãezinhos gorduchos como o Basset Hound que esperam por anos em um canil a espera de um amigo. E você nem vai gastar nada por eles! Adote.

Qual é o preço do Basset Hound?

O valor varia bastante, até por conta da cor, da linhagem e de outras características. Normalmente, o preço do filhote varia de 1300 a 1800 reais.

Quais as cores do Basset Hound?

O mais tradicional do Basset Hound é aquele branquinho com as manchas marrons, porém também é encontrado com manchas pretas.

Se tiver ainda alguma dúvida em relação ao dócil Basset Hound, deixe o seu comentário aqui embaixo!