carpa branca nadando

Carpa: Conheça o signficado desse peixe e curiosidades sobre a raça!

A carpa é um dos principais animais aquáticos asiáticos. A carpa, também é conhecida como koi, karpa koi ou koi fish. Na China, ela é considerada um animal honrado, e, quando capturado, não se debate no chão como os demais peixes. Ele é um animal que possui grande força e é capaz de nadar contra a correnteza.

Se você quer saber mais sobre esse animal peculiar confira nosso artigo e veja mais detalhes!

O que é a carpa?

A carpa é uma espécie de peixe que habita águas doces. Apesar da sua simbologia, a carne dela é regular.

Esse peixe é muito utilizado no Brasil para aquariofilia. Ou seja, na exposição de animais aquáticos em grandes aquários ou tanques. É muito comum encontrarmos esse animal em pequenos lagos artificiais ou tanques em restaurantes orientais ou jardins de decoração japonesa.

Sua fisiologia é bem interessante e bela. Possui boca pequena, não tem dentes verdadeiros, e possui inúmeros barbilhões curtos.

A alimentação desse peixe é baseada em vegetais principalmente. Entretanto, ela é considerada ovípara. Possui coloração muito variada dependendo do tipo de carpa pode variar de cinza até colorida.

Qual é o significado desse animal?

Na cultura oriental e asiática especialmente, a carpa Simboliza a boa sorte, a longevidade, a coragem, a resistência, a perseverança, a virilidade, a fecundidade, a intelectualidade, a sabedoria.

Ela é muito utilizada em rituais no oriente. Seu significado de resistência e perseverança se dá pela força física que o animal possui.

Além disso, a carpa também representa a virilidade. Em algumas festas populares da Ásia, esse peixe é usado para enfeitar os mastros e os telhados. Em contrapartida, para a sociedade dos Bambaras, a carpa é o símbolo feminino, da vulva. Também é associada à fecundidade tanto no plano material quanto espiritual.

carpas ornamentais nadando

Qual é o preço de uma carpa ornamental?

As raças de peixes ornamentais surgiram através de uma mutação genética espontânea das raças comuns, na região de Niigata, no Japão.

Pela sua beleza rara, esse peixe também é utilizado como ornamento de paredes e outros locais da casa. Seu valor varia de acordo com o tipo e o tamanho do peixe.

Geralmente as ornamentais são animais reais, já mortos, e empalhados.

Em pesquisa realizada, foi encontrado o intervalo de 20 reais até 200 reais. Portanto, para a aquisição de uma carpa ornamental é necessário primeiro definir qual modelo é o desejado.

Quais são os tipos desse peixe?

As carpas mais comuns que é possível de se encontrar no Brasil são as descritas a seguir.

  • Húngara

Essa espécie possui escamas pequenas e uniformes, por todo o corpo. Suas cores variam do amarelo claro a bege dourado. Esse peixe que vive no fundo dos lagos e rios pois é nesse local que eles encontram os alimentos.

  • Espelho

A Espelho tem as escamas falhadas, de tamanhos diferentes. Essa espécie possui algumas escamas bastante grandes e espalhadas por todo o corpo. Também busca seu alimento no fundo dos rios.

Alem das duas espécies também existem as carpa cabeçuda e carpa capim.


Você é apaixonado pela criação aquática? Então confira nosso artigo sobre as características do peixe dourado!


Quais são as carpas coloridas comuns no Brasil?

  • Showa Sanshoku

Essa é uma espécie tricolor. Possui o ventre negro e manchas vermelhas e brancas. Veja sua foto:

carpa showa nadando

  • Kohaku

Essa carpa possui cor branca, com manchas vermelhas ou “Hi” bem definidas, e cores bem destacadas com borda bem definida.

  • Bekko

A Bekko é a mais comercializada no Brasil. Tem cor branca com manchas negras.

  • Utsuri

Essa espécie de carpa possui uma cor negra, com algumas manchas nas cores brancas, vermelhas ou amarelas. Elas são bastante confundida com a Bekko, mas a disposição das cores é inversa, veja:

carpa utsuri

  • Hikarimono Ogon

Tem uma cor amarela, de brilho metálico e cintilante. Sua coloração é bastante uniforme e suas escamas são bem delimitadas.

  • Hikarimono Platina

Essa é a carpa que possui escamas de cor branca metálica e cintilante.

  • Carpa véu

Essa carpa é a mais adaptável a aquários e tanques. Sua coloração é bem variada e viva.

  • Ogon Matsuba

A espécie possui cor amarela e manchas negras, lembra uma tonalidade dourada. Seu dorso é escuro:

carpa ogon matsuba

  • Guindin Kohaku e Guinrin Taisho

Esse peixe possui cores metálicas e cintilantes, com escamas vivas e chamativas.

  • Goshiki

A Goshiki possui ventre cinza,  com manchas na cor marrom:

carpa goshiki

  • Karimono azul

Assim como seu nome diz essa espécie de carpa possui como coloração principal o azul. Além das escamas azuladas, ela também possui escamas manchadas de preto, dentro de manchas maiores de cor vermelha.

Gostou das nossas dicas? Caso tenha restado alguma dúvida é só deixar seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *