Como saber se o periquito é macho ou fêmea

Os periquitos são pássaros coloridos, de baixo porte e que podem até mesmo aprender a repetir palavras, como os papagaios. Uma dúvida muito comum entre quem cria esse tipo de animal, entretanto, é como identificar o sexo do exemplar, já que não é a mesma técnica que para um cachorro, por exemplo. Assim, confira 5 dicas básicas de como saber se o periquito é macho ou fêmea.

Verifique as narinas

Um jeito simples de saber se o periquito é macho ou fêmea é verificando a região da narina, orifícios por onde esses animais respiram. Uma característica dessa espécie é que machos e fêmeas possuem uma cera de cor diferente – no caso dos machos, a cera é azul. Por isso, se você olhar para a região das narinas e encontrar uma coloração azulada, então há o indicado de que se trate de um macho.

Apesar disso, periquitos muito jovens ou com algum tipo de sarna não apresentam a coloração por diversos fatores, fazendo com que a identificação não seja possível. Além disso, há alguns periquitos machos que simplesmente não apresentam a coloração azul nas narinas, não sendo possível saber o sexo do animal somente com essa técnica.

Cheque o comportamento do periquito

O comportamento desse pássaro também dá indicativos de seu sexo. Se for uma fêmea, ela provavelmente apresentará maior resistência a ser tocada, tendo uma atitude mais agressiva e menos propensa ao toque humano.

O macho, por sua vez, tende a ser um pouco mais destemido em relação a isso e, dessa forma, é mais tranquilo ao toque, oferecendo menos resistência em geral.

Observe o porte e as penas

Para um olhar mais treinado, é possível perceber uma leve diferença em relação ao porte: normalmente os machos são mais robustos, enquanto as fêmeas são um pouco mais delicadas.

Além disso, as penas também são diferentes dependendo do sexo já que os machos tendem a ter penas um pouco mais grossas. As fêmeas, por sua vez, possuem uma penugem mais fina e delicada, que pode ser sentida com o toque.

Apalpe a cavidade celômica

Cavidade celômica pode ser um termo que parece difícil, mas que nada mais é do que uma região abaixo do ventre do periquito. Se com nenhuma outra técnica foi possível decifrar o sexo do animal então com cuidado toque essa sua região, bem abaixo do ventre.

Caso se trate de uma fêmea haverá um espaço oco nessa região já que ela é a responsável por colocar os ovos. No caso do macho, a região é mais firme e menos palpável.

Consulte um profissional

Se ainda assim você tiver dúvidas se o periquito é macho ou fêmea então o mais indicado é que você procure um profissional especializado. Nesse sentido, ninguém melhor para responder a sua questão do que um médico veterinário.

Caso não seja possível, entretanto, pergunte para alguém que cuide de bichos com muita frequência, como alguém que trabalhe com esse tipo de animal. Donos e funcionários de agropecuárias, por exemplo, normalmente sabem proceder essa identificação de maneira rápida e precisa.

Para saber se o periquito é macho ou fêmea é possível utilizar algumas técnicas, como a avaliação da cera das narinas. Se isso não for conclusivo, análise de comportamento, porte e penas e palpação da região celômica ajudam a desvendar o mistério. Caso ainda assim ocorram dúvidas, não deixe de consultar um profissional.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

4 thoughts on “Como saber se o periquito é macho ou fêmea

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *