Periquito: Cuidados que você deve ter com o animal!

Ter um periquito em casa é sinal de muita cantoria, mas para garantir que o seu amiguinho tenha espaço e se alimente da melhor maneira possível é importante saber escolher a gaiola e a ração correta. Por isso, confira a seguir como escolher as melhores gaiolas e alimentos para o periquito.

Dieta saudável

O periquito é uma ave granívora, ou seja, que come sementes. Quando está livre na natureza ele busca as sementes que necessita, mas quando vive em cativeiro depende do dono fornecer uma dieta saudável para que suas condições físicas sejam as melhores.

Assim, aposte em uma dieta bem rica em sementes e que garanta ao animal o fornecimento de tudo o que é necessário para seu organismo.

Folhas verdes e sementes

O periquito precisa se alimentar de folhas verdes como couve, folhas de cenoura, espinafre, agrião e chicória. As sementes presentes em sua dieta podem ser aveia, linhaça e suas opções favoritas: alpiste e painço.

Caso o periquito adulto apresente casos de diarreia, deve ser isolado e afastado desses alimentos por dois ou três dias, alimentando-se apenas de painço e água. Se a diarréia persistir, o periquito deve ser levado até o veterinário.

Água

A água também é importante na dieta do periquito e deve ser colocada em um bebedouro limpo e trocada diariamente. Nos dias quentes a atenção deve ser redobrada e a troca deve ser feita no mínimo duas vezes ao dia ou sempre que notar que o nível de água está baixo.

Gaiolas

Na hora de escolher a gaiola para o seu periquito é importante observar a quantidade de aves que serão criadas no mesmo espaço. Isso é importante porque os periquitos necessitam de uma gaiola que não seja muito pequena se for feita a criação de mais de uma espécie. Caso o periquito não divida a gaiola com mais nenhum pássaro, a gaiola pode ser menor, desde que conte com poleiros para que ele possa pular de um para outro.

No geral, entretanto, não é recomendado criar periquitos sozinhos, pois o animal pode se sentir solitário e acabar até mesmo morrendo. O chão da gaiola deve ser forrado com jornal ou areia para garantir mais conforto e outros dois fatores a serem considerados incluem:

Poleiro

Os periquitos são pássaros que tendem a bicar os poleiros. Por isso, fique atento aos poleiros e objetos de madeira como ninheiras, já que podem ficar frágeis e quebrar.

Além disso, procure colocar muitos poleiros na gaiola, pois os periquitos gostam de escalar e pular. Não se esqueça, entretanto, de colocar os poleiros longe dos bebedouros e comedouros para evitar contaminação através das fezes.

Localização da gaiola

A gaiola deve ser colocada em um local em abrigo da chuva e do sol forte. As gaiolas de metal devem ser evitadas, já que em dias quentes elas tendem a esquentar muito, proporcionando um ambiente ruim para os periquitos.

Sabendo como escolher as melhores gaiolas e alimentos para o periquito, você poderá dar ao seu amiguinho um ambiente saudável e seguro. Invista em itens de qualidade e esteja sempre atento aos seus periquitos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *