Cuidados com pássaros

Se você planeja ter um animal de estimação, qualquer um que seja, é necessário ter certas precauções. Para cada amigo, especificidades diferentes são requeridas. Aqui falaremos dos cuidados com os pássaros.

Montando o ambiente para o pássaro

São vários, mas aqui falaremos dos principais. A princípio o que você precisará comprar. E, lógico, primeiramente as gaiolas. Elas devem ser fáceis de limpar, arejadas e espaçosas.

Precisam ter bebedouros e comedouros de tampa removível e um local para banheira. Alguns pássaros também necessitam de ninhos, poleiros e folhagens artificiais. Com isso em mãos, deve-se pensar no local mais adequado.

Para ter bons cuidados com os pássaros, a gaiola deve ficar em um excelente local e a altura dos nossos olhos. Afinal, precisamos vigiá-la, não deixar que a ave se sinta sozinha e fazer com que ela tenha uma boa visão do ambiente.

A gaiola no chão fica fora de cogitação por causar insegurança no pássaro. Locais com corrente de vento também, pois ele deve ficar longe de temperaturas extremas.

Cuidados com os pássaros: básicos

  • Alimentação

Pássaros são alimentados de rações especiais e sementes. Cada espécie tem os seus específicos e é preciso procurá-los. Também sempre é bom dar verduras, frutas e papas para eles. Depois de comidos, não se esqueça de retirar os restos de comida para não apodrecerem na gaiola.

  • Água

A água precisa ser trocada todos os dias, é um cuidado com os pássaros essencial! A água parada no viveiro pode acarretar o aparecimento de germes e fungos que atacam a saúde do animal.

Diariamente o bebedouro também deve ser limpo. O processo deve ser feito com uma pequena escova. Passe-a em todo o bebedouro e, terminada a limpeza, enxágue tudo para que não haja sabão no local.

  • Comedouros

Assim como o bebedouro, é preciso que o comedouro seja limpo periodicamente. Caso esse cuidado com os pássaros não exista, o acúmulo de bolor e poeira pode acontecer por acúmulo do resto de sementes e ração. Alimentos como frutas e verduras frescas precisam ser lavados logo após sua retirada.

  • Banho

Os pássaros tomam banho numa banheira que você deve colocar no viveiro de 2 a 3 vezes na semana. Retire-a após o termino para que ele não beba água suja. Fêmeas que estejam em período de reprodução precisam da banheira todos os dias para que seus ovos sejam umedecidos.

  • Comportamento

Também é de suma importância ficar atento ao comportamento do seu pássaro. Caso ele esteja muito ou pouco agitado, alguma doença ou desconforto podem estar sendo sinalizados. Mudanças físicas também podem sinalizar algum problema.

Um exemplo é a troca freqüente de plumagem fora da sua época. Esse sintoma pode ser causado por alguma doença de pele, má alimentação, parasitas, entre outros. O veterinário é quem irá saber diagnosticar seus animais e dizer quais cuidados com os pássaros você precisará ter.

  • Veterinário

Reforçando o que foi falado anteriormente, é importante a consulta com um veterinário. Em contrapartida, são animais que não precisam de vacinação, portanto, é recomendado que a ida ao especialista seja pelo menos de seis meses para estudo parasitário das fezes.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *