canário-belga

Canário-belga: Quais são as espécies? Quais são os cuidados? Posso ter em casa?

Muitas pessoas têm vontade de ter um passarinho em casa para criar em gaiolas e demais cativeiros. Porém, é preciso tomar muito cuidado, pois boa parte desses animais são silvestres e não podem ser domesticados. Por isso, este texto vai explicar tudo sobre o canário-belga, inclusive, se você pode ou não tê-lo em casa.

Nos próximos tópicos você vai ter todas as informações a respeito do canário-belga, os tipos que existem na natureza, as regras brasileiras para ter uma ave dessa em casa, entre outros conhecimentos importantes. Confira!

Canário-belga Cobre

 Existem diversos tipos diferentes de canário-belga, mas muitos mesmos que já foram catalogados em todo o planeta. Os de cobre, por exemplo, são vários só nesse tipo, tem o cobre mosaico, o cobre pastel e o cobre opalino que são os mais conhecidos por quem se interessa por esses animais.

Todos eles são bem bonitos, no estilo típico de canário, pequenos, cantam bastante e são de cores super belas. Animais perfeitos em beleza e em detalhes de cores e formatos de penas e tudo mais.

canário belga cobre

Salsa

 O canário-belga salsa é incrivelmente lindo. A cor dele é muito diferente dos canários tradicionais, é bem chamativa, com detalhes coloridos e outros aspectos que deixam esse animal ainda mais lindo.

Uma importante informação sobre o canário-belga salsa é que ele canta muito e a todo momento. Sempre que observar uma ave dessa na natureza ou até em uma gaiola vai perceber o quão bonito é o canto desse animal.

Canário-belga Azul

 Assim como ocorre com o cobre, existem diversos tipos diferentes de canário-belga azul. Alguns com tons mais leves de azul, outros com um azul bem forte. Normalmente, para encontrar esses tipos diferentes dessa incrível ave, é preciso fazer o cruzamento entre tipos diversos de canários para que a cor azul apareça em um filhote.

Esse estudo e cruzamento é feito por estudiosos da área e, por isso, existe uma infinidade de canário-belga diferente um do outro. São muitas cores, muitos tipos e todos são belos.

Preto

 Quando se fala em canário-belga preto não significa que é uma ave 100% preta, apesar de também existir essa espécie de canário. Normalmente, o preto está em tons mais leves ou em partes da pena do animal. Por isso, também na cor preta, existem várias possibilidades de canários distribuídos pelas casas e pela natureza.

canário

O Canário-belga canta?

 Uma das principais características do canário-belga é cantar e cantar muito. E ele canta em qualquer lugar, estando na natureza ou no cativeiro. É um canto bem bonito e que se difere de canário para canário, principalmente após os diversos cruzamentos que são feitos entre eles.

Cuidados

 Os cuidados mais básicos são a troca de água, a ração, a limpeza da gaiola. Os canários também adoram tomar banho, então deixe uma espécie de banheira dentro do viveiro para que ele se divirta e se limpe principalmente, nos dias de calor.

Não deixe o seu canário em locais que batem sol e vento muito forte, isso pode causar mal para ele, inclusive com doenças mais graves. A gaiola também não pode ficar muito próxima da parede, pois pode acumular sujeira e não ter a ventilação necessária para a saúde do passarinho.

Qual a alimentação do canário-belga?

 A principal comida dada a aves em cativeiro é a ração. Existem diversas possibilidades disponíveis no mercado específicas para cada tipo de passarinho. Por isso, a melhor opção é escolher uma ração própria para o seu canário-belga.

Para além da ração, o canário também pode comer outras coisas, como ovo cozido, jiló, couve, alpiste, entre outros vegetais e grãos.

casal de canário belga

É animal silvestre?

 O canário-belga é hoje considerado um animal doméstico, logo ele pode ser criado dentro de casa, desde que tudo seja feito de acordo com a lei vigente no país. Só compre em locais legalizados, animais saudáveis e que tenham tido uma boa criação até você adquiri-lo.

Posso ter um canário-belga?

 Se você fizer tudo dentro da lei, comprar um canário-belga em local que tenha alvará e licença para esse tipo de comércio, não é crime criar um passarinho desses em casa. Mas fique sempre com a documentação em casa e em dia para quando a fiscalização aparecer você ter como provar que está tudo de acordo com a lei.

Onde comprar?

 O ideal é você comprar o seu canário-belga em alguma loja da sua cidade que seja legalizada para esse fim. Busque por lojas físicas, não compre animais pela internet de forma alguma, pode estar adquirindo um animal mal tratado de uma empresa ou pessoa completamente fora da lei.

Se tiver gostado deste texto com informações sobre o canário-belga, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *