duas cacatuas

Cacatua: Saiba sobre o preço, onde comprar e veja fotos da branca, preta e mais!

Procurando por uma espécie de ave para ter em casa? É normal bater aquela dúvida de qual espécie escolher que seja a melhor para você. A parte estética é importante, mas além disso é preciso saber os costumes, características e necessidades da ave que deseja adotar. E que tal ter uma cacatua para chamar de sua?

Essa ave silvestre muito famosa por sua inteligência e voz, pode ser uma ótima escolha para quem quer um pássaro carinhoso e cheio de energia. Saiba mais sobre ela no nosso artigo!

Que tipos de cacatua existem?

As cacatuas são caracterizadas por terem uma crista móvel e uma plumagem de cores simples. A origem dessas lindas espécies é a Oceania e algumas ilhas vizinhas do Pacífico.

Existem mais de 20 tipos de espécie de Cacatua e algumas das mais famosas são:

  • Cacatua Alba
  • Cacatua Crista Amarela
  • Cacatua Galah
  • Cacatua Palm Black
  • Cacatua Crista Laranja

cacatua branca

Como é a cacatua branca?

Dentre as várias espécies, existem em torno de 11 diferentes que possuem o plumaço branco, sendo a mais famosa chamada de Alba. Seu tamanho costuma variar em torno de 46 cm e seus olhos são castanhos, com bico e pernas cinzas.

Essa espécie pode viver por até 80 anos e são muito tranquilas de domesticarem, apenas levantando a crista quando alguém lhes chama a atenção.

Para diferenciar o sexo da cacatua branca é só checar o peso dela, já que a fêmea pesa em torno de 400 gramas e o macho atinge até o dobro do peso, além de ele ter uma cabeça mais larga e um bico maior.

Caso você note que sua cacatua está ficando com a íris do olho mais avermelhada, ela com certeza é uma fêmea, pois na fase da puberdade da fêmea o olho dela muda o tom de cor.


📌 Leia também sobre como adestrar uma calopsita e aprenda truques rápidos!


Existe uma preta?

cacatua preta onde comprar como cuidar

Sim, existem algumas espécies de cacatua preta, mas são raríssimas, não sendo encontradas para a domesticação como as outras.

Existem cerca de 5 espécies, todas da ramificação Calyptorhynchus. A mais conhecida é a cacatua-das-palmeiras, também chamada de cacatua negra.

Outra de coloração escura é a cacatua preta de cauda vermelha, que possui esse nome devido às cores exuberantes que apresenta em sua cauda.

Ela é mais comuns em partes secas do continente e costuma ser encontrada em florestas de eucalipto, ficando mais ao norte do país e voando sempre em bandos. É impossível confundir a beleza dessas aves, veja:

duas cacatuas pretas de rabo vermelho em arvore

Quais são as características de uma cacatua?

Uma das características mais fortes desse pássaro são sua plumagem e cristas (essa última levanta e abaixa conforme o estado de humor). Tons bonitos e a maciez dão o charme todo especial para a ave. Costumam ter um tamanho médio, geralmente maiores que os papagaios.

Elas são bichinhos muito carinhosos e que adoram uma companhia. Precisam de uma atenção diária para se sentirem bem, por isso se você não tem esse tempo disponível regularmente, pense bem antes de ter uma cacatua. Sempre lembre que animais não precisam só de comida e saúde. Brincar e dar carinho são itens primordiais para oferecer uma vida boa para seu animal.

O afeto é fundamental, pois apesar de serem aves calmas, quando se sentem negligenciadas elas podem virar o inferno e destruírem tudo ao redor. Preste atenção quando a crista estiver muito abaixada ou que sua ave fica muito encolhida em um canto. Isso é um sinal que ela não está muito feliz e pode atacar a qualquer momento ou também pode significar alguma doença.

Outro ponto que é preciso saber é elas são aves um tanto barulhentas quando querem. Então já se prepare para ouvir sua cacatua diariamente. Elas também conseguem ser muito bagunceiras e ladras de objetos.

Como são muito inteligentes, elas aprendem a abrir gaiolas com muita facilidade e a acabar com pequenos objetos que ficam dando bobeira por aí. Então tome cuidado e deixe essas coisas fora do alcance para não perder nada de valor. Uma dica para evitar que sua cacatua pegue esses objetos é oferecer para ela brinquedos próprios e até nozes/castanhas para ela se entreter.


📌 A cacatua é muito barulhenta para o ambiente onde você mora? Não tem problema, leia aqui sobre os pássaros ideais para ter em apartamento!


É verdade que ela late e fala?

cacatua late e fala

Sim! E isso é uma das suas características marcantes e especiais. Prepare-se para ter um diálogo movido a repetição de palavras que sua cacatua mais escuta.

Se você  tiver cachorro em sua casa ou perto e ela ouvir muitos latidos, pode ter certeza que em pouco tempo ela irá latir também. São aves muito inteligentes que só de escutar alguns tipos de som com frequência, repetem-nos com muita facilidade.

É uma ótima distração e ideia de brincadeira ensinar algumas frases e até música para sua ave. Será um momento bom para ela treinar sua inteligência e com certeza uma diversão a mais.


📌 Você tem um pássaro e quer fazer ele falar com você? Clique aqui para ler sobre como fazer seu pássaro cantar mais!


Até que idade uma cacatua vive?

Pasmem: uma cacatua saudável pode viver por até 80 anos! Lógico que isso irá depender do estilo de vida, mas no mínimo ela poderá viver até 30 anos (que já é bastante tempo para um animal né!?).

Por isso, algo a se pensar quando adotar sua ave é que ela poderá viver até mais que você. Portanto, pense bem, pois ela provavelmente será herança para sua família e você precisa deixá-la com pessoas que confia.

Como cuidar delas?

A cacatua tem alguns cuidados especiais que você deve saber para promover uma vida saudável a ela:

  • Compre uma gaiola espaçosa e confortável;
  • Deixe a casa segura para que ela possa passear durante o dia, evitando deixar objetos pequenos e perigosos pelo caminho;
  • Evite lâmpadas, fios, plantas tóxicas, água parada e pratos quentes perto da sua ave;
  • Nunca a deixe presa o tempo todo;
  • A alimentação deve ser feita principalmente com rações específicas e suplemento de frutas;
  • Elas são aves silvestres diurnas, então é importante que elas fiquem localizadas em ambientes com luz do dia;
  • Tampe os buracos da casa, pois essas aves adoram explorar;
  • Em temperaturas mais altas, tenha o costume de borrifar um pouco de água em suas penas para aliviar o calor;
  • Sempre procure a orientação de um especialista para saber exatamente como agir e manter sua ave sempre saudável.

Além dessas dicas, é importante que você mantenha contato com sua ave o máximo possível. Faça carinhos em sua nuca, brinque deixando ela escalar em você e ofereça brinquedos especializados.

Lembre-se sempre que as cacatuas são bichos inteligentes e sociáveis, nunca deixá-la sozinha por muito tempo e sempre tentar novos truques com estímulos mentais são o ponto-chave para garantir a ela uma vida saudável.


📌 Leia também sobre outros cuidados básicos com pássaros!


Como é a alimentação de uma cacatua?

Essas aves ficam bem nutridas consumindo cerca de 150 a 200 gramas de ração balanceada por dia. Para isso, compre um comedouro especializado e forneça a ração duas vezes ao dia.

O bebedouro deve ser colocado a cerca de 100 cm do chão e durante o dia a dia você pode deixar sua ave com um osso de siba para ela fortalecer o bico e repor o cálcio.

Alguns alimentos que as cacatuas adoram e podem comer sem problema são:

  • Cenoura
  • Chuchu
  • Aipo
  • Milho verde
  • Cana-de-açúcar
  • Grãos
  • Sementes
  • Castanhas
  • Vegetais
  • Maçã
  • Pera

Você pode complementar a alimentação da sua cacatua com essas frutas e legumes, porém, é importante que você não dê em excesso, limitando a oferecer esses aperitivos no máximo duas vezes por semana, pois essas aves tendem a ganhar peso com muita facilidade.

Onde posso comprar uma?

É possível encontrar a cacatua nos comércios de aves exóticas. Na hora da compra tenha a certeza que a venda é totalmente lícita e realizada com autorização do IBAMA.

Para confirmar é possível ligar para a Linha Verde do IBAMA, no número 0800-618080.

Qual é o preço de uma cacatua?

O preço para ter uma cacatua em casa costuma ser meio alto, podendo variar de R$5 mil a R$20 mil reais. Tudo vai depender da espécie da ave e do local em que você irá comprar.

Agora que você já sabe mais sobre as cacatuas, compartilhe com seus amigos esse post! Eles vão adorar conhecer mais desse bichinho falante e inteligente.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *