vacina antirrabica

Vacina antirrábica: Quando é necessário? Quanto tempo dura? É caro?

Apesar da raiva ser uma doença relativamente controlada no Brasil, é preciso tomar o cuidado de vacinar o seu cãozinho com a vacina antirrábica. Ela irá evitar que você tenha que sacrificar o seu amigo, além do fato de que essa doença pode ser passada para os humanos, o que causaria inúmeros transtornos para aqueles que são contaminados.

Nesse texto, ajudaremos você a entender melhor o que é e como funciona a vacina antirrábica, mostrando quando e onde imunizar o seu cão, assim como quanto tempo ela dura e valores. Acompanhe:

O que é vacina antirrábica?

A vacina antirrábica é uma vacina que tem o propósito de evitar a raiva, doença que afeta o sistema nervoso central e que em 100% dos casos causa a morte do cão. A raiva também, pode ser passada para os seres humanos, uma vez que a doença afeta qualquer espécie de mamífero. Por isso, caso a pessoa esteja em uma situação de risco, também deve tomar a vacina.

Como funciona?

A vacina antirrábica funciona imunizando o organismo contra o vírus da raiva. Ao tomar a dose do medicamento, o organismo do animal ou do humano, irá começar a produzir anticorpos que irão protegê-lo de uma possível infecção. A vacina possui na sua composição o vírus da raiva na forma inativa, o que provocará a produção de anticorpos sem desenvolver a doença.

vacina em humano

Quando tomar a vacina antirrábica?

A vacina pode tanto ser tomada por humanos quanto por cachorros. No caso dos humanos a infecção pode acontecer na situação de a pessoa ser mordida por um animal infectado. Portando, caso o individuo esteja em situação de risco, como nos casos de conviver com muitos cachorros, deve se vacinar para evitar possíveis contaminações.

Contudo, mesmo sem saber se o cachorro está infectado pelo vírus, nos casos de mordida, é necessário que se tome a dose recomendada da vacina. Para pessoas que estão vacinando depois da exposição ao vírus, a recomendação é a de 5 doses que devem ser divididas no período de 30 dias.

Já para os cães, a vacina deve ser obrigatória uma vez que a doença é incurável e facilmente transmitida a eles, podendo ser passada até mesmo pela saliva. O ideal para cachorros é tomar a vacina quando filhote. Assim que ele completa 3 meses de vida, já pode tomar as doses recomendadas do medicamento. Antes desses 3 meses, o seu sistema imunológico ainda não está preparado para a imunização.

Onde tomar?

A vacinação contra a raiva em humanos é feita nos postos de saúde de todo o território nacional. Portanto, caso você seja mordido por um cachorro, seja qual for a origem, você deve ir à um posto e tomar as doses recomendadas da vacina que podem ser até 5, dependendo do caso.

Nos cachorros, a vacina pode ser administrada nos centros de zoonoses da sua cidade ou então em clinicas veterinárias particulares. De tempos em tempos, o governo federal promove campanhas de vacinação antirrábica e por isso, é preciso ficar atento às datas para vacinar seu cachorro sem custos nenhum.

vacina

Quanto tempo dura a vacina antirrábica?

De forma simplificada, a vacina antirrábica possui duração dos seus efeitos por até 3 anos em seres humanos. Contudo, no primeiro ano após tomar a primeira dose da vacina, é preciso fazer um reforço. Posteriormente, a vacina pode ser tomada de três em três anos.

Nos animais, a duração da vacina é de aproximadamente 1 ano e 2 meses e por isso, o recomendado é vacinar o seu animal de estimação anualmente. Passado o período de um ano, o seu cachorro já estará correndo risco de infecção pelo vírus da raiva.

Qual o valor?

A vacina antirrábica, quando aplicada em animais e em uma clinica veterinária particular, possui valor médio de R$ 50,00. Contudo, esse valor pode sofrer alterações de um estabelecimento para o outro. Além disso, o governo federal promove campanhas com vacinação gratuita para cães e gatos.

Já a vacina em humanos, pode ser aplicada em um posto de saúde e com custos cobertos pelo SUS. A vacina pode tanto ser tomada pós quanto pré-exposição ao vírus. Todos os casos, quando tomada em posto de saúde, são sem custos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *