raposa em toca um dos animais selvagens

Animais selvagens: Saiba os nomes, os que estão extinção e os aquáticos!

Selvagem é a definição dada para os animais que vivem de forma livre em seu habitat de natureza. Os animais selvagens não são domesticáveis, ou seja, não se adaptam ao ambiente interno de uma casa. São direcionados pelos instintos de sobrevivência dos ambientes naturais que não possuem interferência e vivência humana.

Ao contrário do que pode parecer, animal selvagem não é um sinônimo para animal feroz ou extremamente perigosos e agressivo. Os animais que não são domésticos possuem uma reação agressiva e instintiva em relação ao ser humano por questões de sobrevivência e pouco costume com nossa espécie. Esse tipo de animais não conseguem sobreviver de forma plena em cativeiros e outros ambientes espacialmente limitados, justamente pelo instinto e pela liberdade desenvolvidas no ambiente selvagem.

Existem animais silvestres naturais do Brasil, e animais silvestres que são naturais de  o países, que são chamados de exóticos.

Quais são os nomes dos animais selvagens brasileiros?

A fauna brasileira é muito rica e diversificada. O clima tropical do país e as diferenças existentes entre as regiões brasileiras são as responsáveis pela diversidade presente entre as espécies selvagens que são naturais do Brasil.

Aqui nesse tópico vamos levantar alguns dos principais animais que compõem a fauna selvagem brasileira. Veja a seguir:

Mico-leão-dourado, lobo-guará, onça-pintada, papagaio, piranha, Boto, Capivara. O boto cor de rosa é um animal selvagem natural da floresta amazônica.

E os que estão em extinção?

A biosfera, composta pelo reino vegetal e animal, tem suas leis fisiológicas específicas e não deve sofrer interferências externas, pois ele pode comprometer todo o ciclo natural que sustenta a saúde de plantas e animais.

Com o passar dos anos e da exploração econômica da natureza selvagem pelo homem, a natureza tem apresentado sinais críticos de que seus recursos naturais podem se esgotar.

Essa exploração dos recursos naturais tem causado a morte de diversos animais selvagens e nativos da biosfera brasileira. Essa morte é causada pelo esgotamento dos produtos naturais que subsidiam a sobrevivência desses animais.

Quando colocados em cativeiro muitos morrem, pela falta de adaptação e liberdade. Os animais são vendidos ilegalmente para lojas, feiras, outros para colecionadores particulares e para fins científicos. Os traficantes roubam, ou compram por um preço muito baixo, e ganham muito em cima de cada venda.

Atualmente, existe uma Lei de Crimes Ambientais que qualifica os animais, seus abrigos, ninhos, propriedade do Estado. Sendo assim, toda compra, venda, criação ou qualquer negócio lucrativo que envolva animais, é considerado uma prática criminosa.

Os animais em extinção são os que custam mais caro, e infelizmente são os mais cobiçados. A caça também é uma prática ilegal de acordo com os termos dessa lei, e também é uma das principais causas de extinção dos animais.

Infelizmente, os principais animais selvagens do Brasil são os que sofrem maior risco de extinção. Veja a seguir uma lista dos animais que correm esse risco:

mico leão dourado um dos animais selvanges em extinção

Mico-Leão-Dourado

Conhecido também por “sauí” é encontrado na Mata Atlântica, na região Sudeste, principalmente no rio de janeiro. Ele é um animal muito atrativo para o tráfico ilegal pois possui uma pelagem cor de fogo, e uma juba ao redor da cabeça que lhe dá o nome próprio. em média de 1 a 3 filhotes. Vivem em torno de 15 anos.

lobo guará um dos animais selvagens em extinção

O lobo-guará é um dos animais selvagens em extinção!

Nativo da América do Sul, e encontrado em regiões  brasileiras como o Cerrado, Pantanal, Campos do Sul, parte da Caatinga e Mata Atlântica. Também possuem uma pelagem avermelhada por todo o corpo, a fêmea tem apenas uma cria e sua vida dura em torno de 13 anos, se não morta por interferências humanas.

capivara um dos animais selvagens em extinção

Capivara

Esse animal é muito comum no Brasil. Ele é nativo de toda América do Sul e Central, e habita áreas perto de rios e lagos. É o maior roedor herbívoro do mundo. Se não sofrerem nenhuma intervenção violenta por parte de humanos, vivem em média de 15 a 20 anos.

Quais são os animais selvagens aquáticos?

Os rios, lagos e oceanos também podem ser considerados ambientes selvagens, pois também possuem seus ciclos naturais próprios e biosfera específica.

Assim como definido acima, todos os animais não domesticáveis que vivem naturalmente em um ambiente selvagem são considerados animais selvagens. Dessa forma, podemos citar alguns animais selvagens aquáticos como:

  • Tubarões e suas espécies;
  • Boto, naturalmente Brasileiro;
  • Tartaruga marinha;
  • Arraias;
  • Piranhas, naturalmente brasileira;
  • Entre outros.

Gostou de saber mais sobre esses bichos curiosos? Então deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *