Skip to content

Vacinas importantes para gatos

julho 7, 2015

Os animais, principalmente os domésticos, que têm maior contato com as pessoas, devem ser frequentemente vacinados para que eles fiquem protegidos de doenças e outros problemas de saúde. Se você tem um gato e ainda não sabe todas as vacinas que ele deve tomar confira agora.

Quem quer ter um gato primeiramente deve ter a consciência de que alguns cuidados com a saúde do animal devem ser constantes, como a vacinação, que é muito importante para que fique saudável e evite doenças no futuro. A primeira fase dos gatos, ainda filhotes, é uma das mais importantes, pois nesse período o sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido.

As vacinas mais procuradas para os filhotes são a V4, que imuniza os gatos contra a panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose, e a V3, que difere da primeira apenas na quantidade de antígenos que tem em sua formula.

Antes de vacinar seu gato leve ele a um veterinário, para que seja feita uma avaliação do animal, o veterinário saberá quais os possíveis efeitos de cada vacina em seu bichinho, além de recomendar outras vacinas que possam ser necessárias.

vacinas para gatos

Quais  as vacinas que os gatos devem tomar

As vacinas servem como proteção de doenças para os gatos, por isso deve estar sempre em dia. Se forem filhotes eles deve ser evitado o contato com outros gatos para que eles não adoeçam. Os filhotes só devem ser vacinados quando estiverem bem de saúde, por isso é necessário leva-los a um veterinário o mais breve possível. O veterinário irá fazer um exame clínico e se tudo estiver bem, a vacina pode ser aplicada. Animais doentes não podem ser vacinados porque o organismo está mais fraco e a vacina não terá o efeito desejado.

As principais vacinas do calendário dos gatos, são as vacinas múltiplas, que protegem os gatos de várias doenças. Mas o calendário de vacinação pode ser alterado de acordo com o diagnostico que será feito pelo especialista. Mas no geral o calendário é o seguinte:

  • Com 8 semanas de idade: vacina múltipla quádrupla (rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose e panleucopenia).
  • Com 12 semanas: vacina tríplice ou quádrupla
  • Aos 4 meses (17 semanas): antirábica
  • Anualmente: antirábica que protege seu animal da raiva e reforço da múltipla.

Os animais devem ser vacinados após 45 dias de vida, pois antes disso ele ainda permanece com a imunidade conferida pela amamentação. O veterinário pode optar por uma vacinação antes de 45 dias caso a mãe não esteja com as vacinas em dia.

Que doenças as vacinas protegem

Muitas são as doenças que evitadas com a vacinação do seu gato, algumas delas são:

  • Rinotraqueíte Viral Felina – É causada por um vírus responsável por 40% a 45% das infecções respiratórias felinas, também chamadas, em algumas regiões, de “gripe felina”. Os primeiros sinais dela são espirros, febre, conjuntivite, rinite e salivação.
  • Calicivirose Felina-  Os outros 40 a 45% dos casos de problemas respiratórios em gatos, são causados pela Calicivirose Felina que também pode ser evitada pela vacina em dia.  Protege
  • Panleucopenia Felina – Essa é uma das mais sérias doenças dos gatos. É muito contagiosa e é transmitida por contato direto de animais não vacinados com animais infectados ou indiretamente por contato com objetos contaminados. Os sinais clínicos são febre, anorexia, vômitos, depressão, fraqueza e diarreia.
  • Raiva: é uma doença transmitida por vírus que pode passar para os seres humanos e para outros animais. Sua vacinação é muito importante. Ela ataca o sistema nervoso e não há cura.