Skip to content

Roupa para gato

fevereiro 25, 2017
roupa para gato

Você já reparou como seu gato gosta de calor? Ele procura o sol que entra pela janela e fica perto de equipamentos que produzem calor, e por isso a roupa para gato não é só uma vaidade, mas sim uma forma de cuidar da saúde do seu bichinho de estimação, principalmente nos dias mais frios, para evitar alergias e problemas respiratórios.

Algumas lojas especializadas em vender itens diversos para animais estão produzindo e vendendo coleções para o frio ou para o calor com roupa para gato em diversos estilos, proporcionando beleza, conforto e estilo para o seu bichano.

roupa para gato

Roupa para gato crochê

Se você sabe fazer crochê, pode aproveitar essa habilidade para fazer roupa para gato nas cores que você mais gosta, e deixar o seu bichinho de estimação mais quentinho.

Existem vários vídeos no YouTube com o tutorial sobre como fazer roupa de crochê para gato, além de gráficos em sites especializados em dicas para pets. Como os gatos são mais resistentes às roupinhas que os cachorros, você pode ter mais facilidade em encontrar dicas para fazer roupa para cachorros (ou pet).

roupa para gato

Roupa para gato castrado

Quando você decide castrar o seu gato, é normal ter medo do pós-operatório, pois sabe que esses animais gostam de se lamber e que podem ficar incomodados com o colar que os veterinários indicam para evitar essa lambeção.

Nesse momento onde o gato já vai estar mais sensível e irritado, é importante não acrescentar mais fatores estressantes, e se ele não estiver acostumado a usar roupa para gato, o ideal é usar só o colar durante os sete dias após a cirurgia, mas se ele já está acostumado, você pode comprar uma roupa para gato castrado nos pet shops e lojas especializadas, ou você mesmo fazer uma roupa para gato com meia, que vamos ensinar a seguir.

roupa para gato

Roupinha para para gato feita com meia

Apesar de o mercado de roupa para gato estar crescendo, a oferta e as opções ainda são muito menores que o mercado de roupa para cachorro, porque os gatos são mais flexíveis e precisam de mais mobilidade.

Antes de comprar roupa para gato, você pode testar uma roupa feita com aquela meia que perdeu o par ou que você não usa mais, principalmente se você não está acostumado a colocar roupa no seu gato e não sabe como ele vai reagir. É simples e rápido de fazer e muito barato. Você só precisa de um pé de meia (no tamanho que caiba no seu gato) e uma tesoura. Veja o passo a passo:

  • Corte o cano da meia (parte mais elástica que fica acima do tornozelo) e descarte;
  • Dobre o calcanhar e faça um corte no meio, dividindo o calcanhar ao meio;
  • Corte a ponta da meia (onde ficam os dedos) e descarte.

Agora é só vestir o gato, encaixando as patas nos buracos que você fez no calcanhar da meia.

Se você quiser, ao invés de descartar a ponta da meia, faça um corte no meio dela e terá um gorrinho. Basta encaixar as orelhas do gato nos buracos.


Se você tem um gatinho e está em busca de acessórios para deixá-lo mais feliz, que tal conhecer a PetLove? Ela é o maior petshop online do Brasil, e faz entrega em todos os estados. Além de possuir preços baixos e produtos exclusivos. Para conhecer os produtos da PetLove, clique a seguir:

A roupa para gato com meia foi inventada em Londres por uma enfermeira de um hospital veterinário, que percebeu que dois gatinhos resgatados nas ruas mamavam um no outro durante a noite procurando pela mãe, e acabavam se machucando. Essa roupinha deixava eles se movimentarem livremente e evitava que eles se machucassem, mantendo-os seguros. Desde então, a roupa para gato com meia é muito usada no pós-operatório por gateiros do mundo todo.

roupa para gato

Como fazer roupinha para gato

A primeira coisa que você precisa saber antes de fazer uma roupa para gato é que a escolha do tecido é muito importante. Já falamos que eles precisam de mobilidade, então escolher um tecido que estique vai fazer diferença. Além disso, é bom comprar tecidos mais leves (como a malha) para as roupas que ele vai usar no calor, e tecidos mais grossos (como a flanela) para os dias mais frios.

Na internet você encontra vários moldes de roupa para gato, dos modelos mais simples (aquelas que parecem uma capinha, que encaixam no pescoço e têm abertura para as patas) até os mais elaborados, e até fantasias para ele usar no Carnaval ou no Halloween.

Quando achar um modelo que goste, é só imprimir o molde, cortar o tecido e costurar.