Skip to content

Raças de gatos

agosto 21, 2015
raças-de-gatos

Na hora de escolher um animal de estimação muitos ficam em dúvidas entre um cachorro ou um gato. Caso você já tenha feito a sua escolha por um gato, saiba que existem vários tipos de raças, e cada raça possui comportamentos e características especificas. Conheça agora algumas raças de gatos.

O gato é um animal de tamanho pequeno a médio, em geral pesando entre 2,5 e 7 kg. Trata-se de um caçador por natureza, curioso, independente, porém sociável.  As características de comportamento dos gatos variam dependendo da raça, idade e sexo. Os gatos de pelagem curta tendem a ser mais magros e ativos fisicamente, enquanto os de pelo longo são, em geral, mais pesados.

O comportamento dos filhotes de gatos no entanto, pode variar de acordo com a ninhada e com a socialização. Considerados animais de cérebro bastante evoluído, os gatos são inteligentes, capazes de sentir emoções e de sofrer stress ou depressão, da mesma forma que os seres humanos.

Origem das raças de Gatos

Existem atualmente mais de 200 raças de gatos, que se diferenciam pelo tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento, entre outras características.

O surgimento da maior parte das raças de gatos é relativamente recente. Algumas raças surgiram naturalmente, enquanto outras foram desenvolvidas através de cruzamentos planejados no intuito de promover um aprimoramento genético, ressaltando determinadas características físico-comportamentais.  As raças de gatos apresentam uma grande variedade de cores e padrões e podem ser divididas em 3 categorias distintas: os de pelagem longa, os de pelo curto e os de pelagem rala. A cor dos olhos também pode estar relacionada a certas raças.

Caracteristicas das raças de gatos

Abissínio

Esse é um gato Inteligente, aprende com facilidade o que lhe é ensinado. Afetuoso e destemido, está sempre disposto a brincadeiras; dócil, convive pacificamente com outros animais domésticos. Geralmente mia pouco e adora brincar com água. Possui um corpo médio longo, elegante, firme, flexível, musculoso, esbelto. Cauda longa e afilada na ponta; cabeça em forma de cunha e orelhas grandes, largas.

Brazilian Shorthair

Ágil, curioso, engraçado, amoroso, vive entre nossos pés, nos fazendo tropeçar neles. Possui uma boa estrutura óssea, elegante e delgado, pesado para a aparência, temperamento bom e amigável. Suas orelhas são grandes e largas desde a base, viradas para frente. Olhos grandes, com cor que varia do dourado ao cobre.

Exótico

Ativo, meigo, dócil, inteligente, extremamente carinhoso e brincalhão. Adora ficar no colo e é muito afetivo também com crianças. Eles raramente miam, são calmos e leais. As vezes podem  ser confundidos com o Persa. É um gato pesado, em média, entre 4 e 6 quilos), compacto, de ossatura forte, cabeça grande e redonda, olhos redondos e grandes bem espaçados, orelhas pequenas, arredondadas e pelagem sedosa.

Scottish Fold

Carinhoso, afetuoso e brincalhão, com miado suave e comportamento silencioso, adora a vida familiar. Relaciona-se bem com outros animais e não exige atenção constante do dono. Possui orelhas pequenas e dobradas para frente, a sua pelagem pode ser de 2 tipos: pêlo curto, espesso, denso, como se fosse pelúcia ou semilongo.

Outras raças conhecidas de gatos são:

American Shorthair
Angorá
Azul Russo
Bengal
British Shorthair
Burmese
Chartreux
Cornish Rex
Devon Rex
Egyptian Mau
European Shorthair
Himalaio
Maine Coon
Munchkin
Norwegian Forest
Oriental
Persa
Ragdoll
Sagrado da Birmânia
Savannah
Siamês
Sphynx