Skip to content

Quantos anos vive um gato persa, siamês, doméstico, castrado ou com FIV e FELV!

março 4, 2019
gato filhote ao lado de gato mais velho para representar quantos anos vive um gato

Antes de ter um animal de estimação em casa, as pessoas sempre se preocupam com a expectativa de vida dos bichinhos, até para se preparar psicologicamente para quando os pets vierem a falecer. Por isso, saber quanto tempo vive um gato é uma dúvida frequente entre os petlovers.

Nos tópicos a seguir você vai ter a noção de expectativa de vida de alguns gatos de raça, além de descobrir a idade média de vida dos que não possuem raça definida. Confira!

Qual a idade que um gato doméstico atinge?

O gato que vive dentro de casa, bem cuidado, bem alimentado, castrado, com uma vida tranquila, higiene em dia, vacinas, indo sempre ao veterinário, tem tudo para chegar ao máximo da expectativa de vida. Aí vai depender da raça ou de outros fatores. Um sem raça definida, por exemplo, pode chegar aos 20 anos e até mais do que isso.

Quantos anos vive um gato persa?

O gato persa é, simplesmente, maravilhoso. Muito bonito, com uma pelagem perfeita e vindo de uma família de felinos extremamente importante para a história do planeta.

Originário do Irã, antiga Pérsia, esses gatos fazem sucesso em todo o mundo. A expectativa de vida desse gato em ambiente doméstico, sendo bem cuidado, indo sempre ao veterinário, pode chegar aos 17 anos. Mas, existem casos, de felinos que morreram de velhice com 10, 11 anos também.

gato siames pequeno deitado para representar quantos anos vive um gato siames

E um gato siamês?

O gato siamês é um dos mais tradicionais na casa dos brasileiros e brasileiras. Uma raça super comum e que vive muito bem da forma domesticada. Por isso, ele tem uma possibilidade maior que o gato persa, por exemplo, de ficar vivo por mais tempo.

A expectativa de vida do gatinho siamês pode chegar aos 20 anos, embora, em alguns casos, a morte possa chegar com 15 anos de vida. Mesmo assim, é uma idade bem avançada para gatos.

O gato castrado vive quantos anos?

A castração não aumenta nem diminui a expectativa de vida de um gato. Porém, ela pode ser a solução para evitar uma série de doenças que trazem a morte prematura do felino. Por isso, ela é muito importante.

Não é que ele vai viver mais, mas sim que ele não vai correr tantos riscos como os gatos comuns que saem nas ruas, podem ser atropelados ou envenenados etc.

Mas é preciso tomar alguns cuidados. Nem tudo é positivo com a castração de gatos.

A chance do gato ficar obeso é muito alta e isso pode causar doenças como diabetes, hipertensão e outras. Por isso, fique atento, cuide bem do seu bichinho, para que ele não engorde demais e tenha essas outras doenças por conta da castração.

Outro detalhe importante é que o gato deve ser castrado entre os 6 e 10 meses de vida. É a idade ideal. Pode até ser depois disso, mas não deixe ficar muito adulto, porque os riscos aumentam com o passar do tempo.

Quantos anos um um gato com insuficiência renal vive?

A insuficiência renal é uma doença super perigosa e completamente incapacitante até em humanos, imagina em um gato. Só que tudo vai depender da gravidade dessa insuficiência. Há casos que são tratáveis e outros que o gato pode morrer em pouquíssimo tempo, semanas ou até dias.

Então, o ideal é ir até o veterinário, fazer os exames, descobrir o real estado do gato, fazer o tratamento e tentar manter o seu felino vivo pela maior parte de tempo que ele se sinta confortável. No mais, se não tiver mais jeito, a melhor opção é a eutanásia para evitar o sofrimento do bichinho.


📌 Você castrou seu bichano e quer saber algumas dicas para ele viver muito mais tempo ao seu lado? Clique aqui e leia nossas dicas de segurança para felinos!


gato fazendo teste de felv para representar quantos anos vive um gato com felv

E um gato com FELV?

A felv é uma sigla que determina a leucemia felina, que é um tipo de vírus que entra na corrente sanguínea do gatinho e ele acaba ficando doente.

A felv é uma doença bem grave, que não tem cura, mas o tratamento pode retardar a morte do seu companheiro. Por isso, não é necessário sacrificar o gato nesses casos, nem recorer a medidas severas, apenas ministrar os remédios indicados pelo veterinário.

Normalmente, assim que descoberto o vírus, o gato possui de 1 a 3 anos de vida apenas. É uma doença muito agressiva e que acaba com a morte do felino.

Quantos anos vive um gato com FIV?

FIV é uma outra sigla muito importante para quem tem gatos. Essa sigla é o nome dado a uma infecção causada por micro-organismos que causam a imunodeficiência felina.

É uma doença muito grave, assim como a leucemia e a insuficiência renal, mas possui tratamento, embora não tenha cura. A FIV é conhecida como a AIDS felina e, realmente, existe uma certa ligação nos sintomas causados por essas doenças.

O gato pode viver por muitos anos com a fiv e mantendo o tratamento por medicamento, mas também pode ser que os remédios não funcionem e ele morra em poucos meses. Não há uma determinação mais objetiva da idade nesse caso.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre quanto tempo vive um gato, mande sua mensagem no comentário abaixo!