Skip to content

Porque os gatos se lambem? Explicamos tudo aqui!

setembro 5, 2016
porque os gatos se lambem

O principal motivo para os gatos se lamberem é sua própria higiene. Nascidos com uma língua áspera, eles umidificam suas patas dianteiras com saliva e as usam como toalha. Além de ter dentes firmes para retirar aquelas sujeirinhas mais profundas, juntamente com suas unhas, que são bem afiadas.

Se limpar é uma prática que os gatos podem gastar horas dos seus dias fazendo, tanto neles quanto nos seus filhotes, até mesmo outros gatos que estejam no mesmo convívio.

Gatas lambem os filhotes ao nascerem

A primeira lambida que um gatinho recebe é assim que sai da barriga da gata, que assim que o filhote é expelido, ela o lambe para limpar a placenta e estimulá-los a liberar suas fezes e urina. Esse primeiro contato também o estimula a se alimentar (mamar) e o faz reconhecer o cheiro, o toque da mãe.

Quando os gatos começam a ser lamber sozinhos?

Até a quarta semana de vida, a mãe gata limpa seus filhotes, que já com cinco semanas, já o fazem sozinhos e ainda limpam seus irmãos e pais. Esse momento vai durar até a fase adulta (caso eles permaneçam juntos), fortalecendo os laços entre eles e demonstrando afeto e confiança.

Os gatos se limpam para se acalmar?

Sim! Além da higiene, se lamber significa liberação de estresse, ansiedade e algum conflito que o animal esteja passando. É sabido que os felinos são muito temperamentais, podendo ser tão dóceis quanto ariscos num pulo e, uma das formas de se acalmar, é se lambendo.

Quais os benefícios de se lamber?

Os gatos não são gostam de água e, talvez por isso, sua natureza já o tenha ajudado a nascer com ferramentas que possibilite sua própria limpeza. Assim, eles se mantêm limpos, afastam parasitas e refresca o pelo.

Posso limpar meu gato?

Sim, se ele te der abertura para escová-lo, faça! Isso fará com que fiquem mais próximos e ele terá mais confiança em você. Além de ajudar a manter o pelo liso, sem nós ou partes emboladas, com brilho e aspecto de bem cuidado.

Posso dar banho?

Sim! Gatos não gostam de banho, mas é uma prática que deve ser feita. Mas para isso tenha produtos próprios para seu animal, de acordo com sua pelagem, idade e raça até. E tenha cuidado, pois devido a rejeição deles à água, eles podem arranhar.

Como os gatos lambem as patinhas e se limpam, é importante mantê-las sempre limpas, ainda mais se seu gatinho costuma andar pelas ruas. Isso vai evitar que ele fique doente ou contraia algum tipo de infecção, além de conservar a saúde dentro de casa, ou gatos podem transmitir doenças às pessoas.

Lamber em excesso é ruim?

Sim. Falta de atenção, carinho ou cuidado por parte do dono pode fazer com que o gato se lamba em excesso, acarretando em feridas na pele e que não se curam. Para evitar que ele se machuque assim, preste atenção se seu bichano está isolado, escondido nos cantos da casa e/ou muda de humor de repente, isso são sinais de algo errado.