Skip to content

Porque os gatos fogem de casa? Saiba como evitar isso!

agosto 3, 2016
gatos fogem de casa

Porque os animais fogem de casa? Essa é uma dúvida que intriga muitos donos de cães e gatos. Por que passam horas desaparecidos e aparecem do nada? É uma situação que muita gente não pensa que vai acontecer, mas quando acontece, é de partir o coração.

São vários os motivos para eles saírem de casa e ficarem desaparecidos por longos períodos, como mudança de casa. O gato é muito apegado ao lugar onde vive, por isso, quando o dono se muda, o felino vai sentir falta do antigo lar e é comum ele sair em busca desse lugar. Portanto, caso se mude, leve para a nova casa todos os pertences do gatinho, como casinha, brinquedos, almofadas, objetos que o faça lembrar do antigo lar e não sinta tanta falta.

Outro motivo é instinto! Os felinos são caçadores natos. Desde filhotes eles aprendem a ir em busca da sua própria comida e isso não muda pelo fato deles terem uma casa, comida e água fresca à sua disposição. Por isso, essas sumidas dos gatos podem ser por motivo de caça, mesmo que seja um roedor, eles têm essa necessidade natural

Além desses motivos acima, a interação com outros gatos é fator de desaparecimento dos felinos. Claro, existe aquele preguiçoso que não sai da toca, mas outros já gostam de sair e explorar o lugar onde vivem, seja só perambulando por aí ou visitando as casas vizinhas, à procura de comida ou novos amigos.

O que fazer para o gato não fugir?

Se ele foge e volta, é porque ele sabe que está seguro em seu lar. Pois, seu dono provem comida, abrigo e proteção, com isso, ele não vê a necessidade de ficar saindo para caçar ou buscar novos lugares.

Então, a melhor maneira de evitar essas saidinhas é garantir esse conforto ao seu pet. Deixe sempre a vasilha com ração, a água sempre fresca e sua casinha limpa e confortável.

Além disso, brinque com seu gato sempre que puder. Dê amor, carinho e atenção. Faça visitas constantes ao veterinário para garantir que a saúde dele está bem. Para evitar fadiga, caminhe com seu bichinho pelo bairro, explore a vizinhança juntos, assim será mais um motivo para ele não sair para fazer isso sozinho.

Quando eles voltam, o que fazer?

Para sua saúde e a dele, sempre que seu gato voltar dessas longas caminhadas, higienize suas patas e se possível, limpe todo o corpo. Isso vai evitar possíveis doenças e mostrar ao felino que se importa com o bem-estar dele. Além disso, dê a ele muito carinho e o deseje boas-vindas, para que ele se sinta bem em sua casa.

Dicas para evitar que os gatos fujam de casa!

Se não quiser que seu gato saia, coloque grades nas janelas, mas assegure-se de que isso não vá deixá-lo deprimido, uma vez que tanto gatos como cães têm a necessidade de sair, explorar o ambiente, de interagir com outros de suas espécies ou não. Mas sempre fique atento quando eles voltarem, veja se há machucados, sinais de brigas e, em caso das fêmeas que estiverem no cio, se há gravidez.