Por que os gatos se lambem? Saiba aqui os motivos!

Para se criar animais em locais pequenos é necessário muito cuidado, pois esses bichinhos precisam ser muito limpos, já que eles terão contato direto com seus donos, e para que assim não possa causar nenhuma doença a eles. Os gatos são famosos por não gostarem de água, porém, esses animais não ficam sujos. É comum vermos os gatos sempre se lambendo e muitas vezes acaba surgindo a dúvida de por que eles fazem isso. Se você também possui essa dúvida, esse artigo é para você, pois nele eu irei explicar um pouco mais sobre por que os gatos se lambem.

Os gatos são excelentes animais para se ter em casa. Esses animaizinhos além de serem super dóceis e carinhosos, são a alegria da criançada. Quem tem um gato possui uma ótima companhia. Além do mais, os gatos são muito limpos e por isso eles vêm sendo cada vez mais comuns nas casas e apartamentos, onde não se possui muito espaço e os animais de estimação acabam ficando dentro de casa.

O que faz os gatos se lamberem?

Saber porque os gatos se lambem pode ser algo fácil, muitas vezes é para poder manter-se limpos. Por mais que o gato seja limpo e tome banho semanalmente, ele ainda irá fazer sua própria limpeza, que é realizada através de sua saliva. Quando você vê um gato se lambendo, pode saber que ele esta se limpando, e essa limpeza é muito mais eficiente do que uma limpeza feita apenas por um banho que o dono dá. Os gatos possuem quase que  ritual de limpeza e limpam cada cantinho do seu rosto e corpo.

Além do mais, a lambida também ajuda para que o gato se refresque, além de eliminar todos os parasitas que possam estar em seu corpo. Uma curiosidade sobre os gatos e suas lambidas, é que em alguns felinos a lambida possui benefícios psicológicos, assim, quando o gato esta perto de começar uma briga, esta estressado, nervoso ou até mesmo ansioso com alguma coisa, ele pode começar a se lamber a fim de tranquilizar.

por que os gatos se lambem tantoPor que os gatos se lambem? Pode ser alguma doença?

É muito comum ver os gatos se lambendo por diversos fatores, e sim, é comum os gatos se lamberem. Porém, muitas vezes as pessoas acabam estranhando ao ver um gato se lambendo muito, e eu te digo que isso não é normal. Quando um gato começa a se lamber com muito excesso, ele pode estar com algum problema. Um dos casos mais comuns, é que os gatos comecem a se lamber muito quando estão estressados, e por isso é necessário ficar muito atento a esse felino, pois ele pode acabar atacando você ou sua família por estar altamente estressado.

No entanto, a lambida excessiva também pode ser ocasionada por algum problema fixo, como alguma infecção na pele, alergia ou ate mesmo pulga. E por isso é necessário ficar atento e procurar um veterinário para que ele possa cuidar do seu animal de estimação;

Meu gato se lambe muito, o que eu faço?

Se o seu gato esta se lambendo mais do que o normal, é necessário que você procure um veterinário, pois a limpeza em excesso pode fazer com que o seu gato acabe se ferindo e ocasionando alguma doença. Por isso, em casos no qual o animal não para de se lamber, procure imediatamente um veterinário para que ele possa diagnosticar o que o seu gato possui.

por que os gatos se lambem e lambem os donosPor que o gato me lambe?

Além de saber por que os gatos se lambem, pode ser que eles também tenham mania de lamber seus donos e isso não é um mau sinal. Os gatos são extremamente sentimentalistas e por isso se apegam com facilidade aos seus donos. Para eles, a lambida pode ser uma forma de demonstrar carinho ou de pedir atenção ao seu dono. Além do mais, os gatos também podem lamber sua pele a fim de conhecer novos sabores, experimentando assim, alguma substancia que esteja presente em sua pele. Então, desde que você não tenha estado em contato com nenhum tipo de substancia toxica ao seu animalzinho, você pode deixa-lo te lamber sem medo, que isso não é um mau sinal.

Ficou alguma dúvida sobre por que os gatos se lambem? Deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que possível!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *