mordida de gato

Mordida de gato: O que fazer? Quais os sintomas? É perigoso? O que pode causar?

Acidentes acontecem e por mais que os bichinhos sejam serem adoráveis, às vezes, por medo ou um ato de defesa, eles acabam atacando os humanos. Por isso, a mordida de gato pode ser algo que já aconteceu na sua vida ou na de alguém e isso deve ser levado com certo cuidado.

Nos tópicos a seguir você vai aprender o que fazer quando tiver sofrido uma mordida de gato. Preste bastante atenção e siga as recomendações.

Levei uma mordida de gato, o que acontece?

Existem diversas possibilidades após a mordida de um gato em você. Se for o seu gato, por exemplo, você precisa lembrar se ele está totalmente vacinado, se as atitudes dele nos últimos dias condizem com os hábitos comuns dele, enfim, observar como está o seu bichinho nos últimos tempos.

Se notar que essa mordida foi por conta de uma mudança de hábitos, pode ser que ele esteja com algum problema e tanto você quanto ele precisam de cuidados.

Caso você tenha sido mordido por um gato que não é seu, existem duas opções: a primeira é se for de um gato conhecido. Faça essas perguntas para o dono, peça para ele te contar como o gato se porta nos próximos dias.

A outra possibilidade é se um gato de rua, ou de dono desconhecido te morde. Essa é a pior situação e precisa de cuidados mais bem elaborados.

 

Quais os sintomas?

A mordida do gato pode inflamar e até infeccionar. Isso pode dar diversos sintomas, como dor no local, vermelhidão, dor de cabeça, febre, calafrios, entre outros. O ideal é você limpar bem o local, passar álcool, pomada anti-inflamatória, tomar um remédio também contra a inflamação e ir até um hospital ou posto de saúde para receber as vacinas necessárias.

mordida de gato na mao

A mordida de gato é perigoso?

A mordida de gato pode ser perigosa. Isso porque ele pode estar com alguma doença, como a raiva, por exemplo, e esse tipo de enfermidade é muito grave para o ser humano. Por isso, prestar atenção nos hábitos do bichinho é de essencial importância, principalmente nos dez dias posteriores à mordida.

É necessário tomar vacina?

Em qualquer uma das situações, mesmo que o gato seja seu e esteja com todas as vacinas em dia, você vai precisar tomar uma injeção com um soro contra a raiva.

Essa injeção é dada, normalmente, em uma ou duas doses. Porém, se for confirmado que o gato está sim com raiva, as doses dessa injeção serão bem maiores, há casos que a pessoa precisa tomar por 12 vezes.

Se o gato for desconhecido ou de rua, você vai ter que tomar a dose completa de qualquer jeito. Ou seja, prepare os seus braços para 10, 11, 12 injeções aplicadas diariamente.

dedo

O que a mordida de gato pode causar?

A raiva é uma doença muito perigosa tanto para os humanos, quanto para os animais. No caso dos humanos, se não tratada, ela pode causar até a morte da pessoa.

Porém, pode ser que a mordida tenha dado apenas uma inflamação. O ideal é cuidar dessa inflamação para que ela não vire uma infecção e tenha que ser feito o tratamento com antibióticos.

O gato com raiva é muito fácil de perceber. Ele muda completamente os hábitos dele: como come, a hora que come, a quantidade de água que bebe, o local que faz as necessidades, o humor, o sono, enfim, distanciamento do dono, enfim, uma série de mudanças bem perceptíveis.

Caso o seu bichinho esteja com esses sintomas, leve-o até o veterinário, faça os exames e descubra se ele está com alguma enfermidade. De qualquer forma, para evitar problemas com você, tome as vacinas diariamente, como se estivesse infectado pelo vírus da raiva.

O que precisa tomar?

Tirando o caso extremo da raiva, para inflamação, normalmente, os médicos passam um anti-inflamatório normal, um remédio para dor e febre e uma pomada para agilizar o processo de cicatrização da mordida.

Fora isso, se tiver infeccionado, o médico vai te passar um antibiótico para eliminar essas bactérias e fazer com que a sua recuperação seja mais rápida e eficiente.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito dos problemas gerados pela mordida de gato, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *