Meu gato está vomitando

Meu gato está vomitando: Quais as causas? O que devo fazer? Confira!

Pode parecer estranho, mas episódios de vômitos são comuns para os gatos. Várias causas podem levar o seu felino a vomitar ou regurgitar e na maioria das vezes não são graves. No post de hoje vamos falar das causas que podem levar seu bichando a ter esse mal estar, o que você deve fazer nesses casos e quando isso é motivo de preocupação. Veja agora todas as informações sobre meu gato está vomitando.

Meu gato está vomitando: Possíveis causas

Como informamos anteriormente são várias as causas que podem levar seu bichano a vomitar. Algumas delas podem ser graves, mas a maioria não é e pode ser resolvida facilmente.

Veja as principais causas que fazem seu gato vomitar ou regurgitar.

Troca de ração

Muitos gatos tem o estomago sensível e sentem ao terem a ração que estão acostumados trocada. Quando a troca é muito brusca, ou seja, a última refeição foi de uma ração e você coloca outra na próxima refeição ele pode regurgitar depois de comer.

Essa não é uma causa grave e pode facilmente ser evitada. Basta fazer essa troca de maneira gradual. Comece misturando uma ração com a outra, em proporções iguais. Depois vá aumentando a quantidade da ração nova, ate finalmente dar apenas a ração nova.

Meu gato está vomitando

Alergia a ração

Esse caso é diferente do anterior, porque aqui o gato não vai se acostumar com a nova ração e vai vomitar sempre depois de comer. Se isso ocorre é porque ele não se adaptou a ração e você deve troca-la. Se ele vomitar sempre após se alimentar, não insista e troque a ração.

Bola de pelos

Como nós já sabemos, os gatos estão sem se lambendo. Isso faz parte do processo de higiene desse animal. Por isso é normal que eles acumulem pelos no estomago, principalmente no caso de raças de pelo médio e longo. Em algum momento eles vão se livrar desse pelo acumulado e será vomitando. Você vai saber que a causa é os pelos, porque nesse caso o vômito é mais consistente e será possível notar a presença dos pelos.

Para evitar que isso ocorra, batas criar um rotina de escovação adequada para a quantidade de pelos do seu gato. Com a escovação você livrará seu gato dos pelos mortos, que se soltam com facilidade, dessa forma ele vai ingerir menos pelos.

Meu gato está vomitando

Engolir objetos

Outra razão muito comum que pode levar aos gatos a vomitarem é engolirem pequenos objetos. Muitas vezes eles estão brincando com algo e acabam engolindo, desde de pequenos objetos a barbante por exemplo. Caso ele consiga expelir com o vômito o problema estar resolvido. Mas caso ele continue vomitando sem conseguir expelir poder ser necessária cirurgia.

Castração

É comum alguns felinos apresentarem vômito após passarem por essa intervenção cirúrgica. Se os episódios desse mal estar se repetirem por muito tempo aós a cirurgia procure um veterinário.

Medicação

Alguns medicamentos também podem fazer seu bichando vomitar. Se for recorrente, verifique com seu veterinário a possibilidade de trocar o medicamento. Se ele vomitar logo após ingerir o remédio, você precisará dar a dose novamente.

Insuficiência renal

Essa causa é mais comum em gatos mais velhos ou de algumas raças, como os persas, por exemplo. Para saber se o mal estar do seu gato se deve a esse motivo observe a cor do vômito do animal, se for avermelhado e muito escuro como borra de café, leve seu bichinho ao veterinário imediatamente.

Meu gato está vomitando

O que fazer?

Em todo caso de vômito do seu felino você deve observar. Assim você saberá se foi pela ração (nesse caso será uma regurgitação onde a ração estará parcialmente digerida), bola de pelos, se ele engoliu algum objeto ou se o vômito está com uma consistência estranha. Dessa forma saberá se é um caso de levá-lo ao veterinário ou se não é grave e você pode resolver em casa mesmo.

Os gatos tem mania de comer novamente o que vomitaram. Pra gente parece estranho e nojento, mas para eles é perfeitamente normal. Por isso, quando seu gatinho vomitar o regurgitar você deve limpar imediatamente. Pois comer o que expeliram pode causar mal estar novamente.

Outra ação que precisa ser feita nesses casos é retirar a comida e água por uma hora. Depois desse intervalo você deve começar a oferecer água as poucos. Se ele não passar mal novamente continue dando água. Depois comece a oferecer comida as poucos e observe se ele vai se sentir mal. Se ele não voltar a vomitar, pode voltar a dar água e comida normalmente.

Quando ficar preocupado?

Você deve se preocupar quando em alguns situações:

  • Se os vômitos forem muito frequentes. Ou seja, se ocorrerem várias vezes ao dia e durarem mais de um dia.
  • É normal seu gato ficar meio quieto e triste depois de vomitar. Mas se ele permanecer assim por mais de um dia você deve se atentar.
  • Se a coloração do vômito for avermelhada ou escura como café.
  • Se houve sangue junto ao vômito.

Em todos esses casos é que se consulte um veterinário com urgência.

Gostou das nossas dicas sobre meu gato está vomitando? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *