gato-siames

Gato Siamês: Saiba tudo sobre essa fofura!

Os gatos siameses são uma raça que chama atenção por sua aparência física esbelta, elegante e pela cor dos olhos. Se você quer ter um gato siamês saiba que precisará ter alguns cuidados especiais. Saiba agora tudo sobre essa raça de bichanos.

Os gatos dessa raça são conhecidos por serem bastante imprevisíveis em suas reações. Em um momento, estão dormindo,  em outro já estão correndo pela casa. De um dia para o outro, seus hábitos podem mudar bruscamente, então você deve estar preparado para essas mudanças. Caso você esteja a procura de um gato quieto, o siamês não é uma boa opção, pois eles são animais que se expressam através da voz, quando se sentem negligenciados, costumam fazer muito barulho. Quando no cio, as fêmeas costumam ser ainda mais barulhentas.

Comportamento gato Siamês

Os gatos siameses possuem um  corpo médio e  longilíneo, seus membros são longos e finos, além de apresentar uma forte musculatura e patas pequenas. A cabeça tem a  forma de triângulo, com orelhas largas e focinho longo, seus pelos são finos e macios, além de ter olhos claros em forma de amêndoas.

O siamês é um ótimo gato famílias  uma vez que ele  é muito tolerante com crianças, aturando atitudes que não talvez aceitaria de adultos. Eles também são ótimos companheiros para idosos e adoram um colo. Apesar de serem animais imprevisíveis, os siameses são muito brincalhões, curiosos, apegados ao dono, ciumentos, inteligentes, fiéis e manhosos.

Ele lida muito bem com outros animais, inclusive cães, se conviver junto a eles desde filhote. O nível de atividade é bem balanceado: da mesma forma que gosta de se divertir com um brinquedo, também adora cochilar em um confortável colo.

Características Físicas

  • Coloração: Tronco: branco, gelo ou creme; Extremidades: castanho escuro, chocolate, azul ou lilás (nomes dados a alguns tons de cinza);
  • Expectativa de vida: 15 anos;
  • Olhos: pequenos e claros;
  • Pelagem: curta e fina;
  • Qualidades principais: ativo, amável e inteligente;
  • Tamanho/Peso: 3kg a 6kg, com altura de aproximadamente 20cm.

Cuidados com os gatos siameses

Os gatos siameses, como qualquer outro animal, precisam de cuidados, para que possa ter qualidade de vida e sua higiene em dia. Apesar de não possuir pelos longos, eles devem ser escovados todos os dias. Além disso a sua alimentação deve ser balanceada e de qualidade para evitar que ele desenvolva pedras na bexiga, sem contar que uma boa alimentação faz com ele possua uma pelo com crescimento saudável, além de uma pelagem mais macia e brilhante.  Ainda que viva bem em apartamento, o gato siamês costuma muito buscar a liberdade. Então, caso não possua um espaço amplo para seu bichano, o ideal é que ele possa transitar pela casa, visto que precisa de espaço para gastar sua energia. É fundamental que todas as janelas/varandas da residência possuam tela de segurança;

Geralmente, as fêmeas dessa raça atingem a puberdade antes das demais, com cerca de 5 meses de idade, quando ocorre o primeiro cio. Nessa fase, elas costumam ficar histéricas, gemem alto, correm pela casa e podem até rasgar tudo que virem pela frente.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *