Skip to content

Gato siamês: Saiba qual é o preço, onde achar filhotes puros e muito mais! 🐱

outubro 2, 2018
gato siamês

O gato siamês é uma raça bastante elegante e singular. As cores da sua pelagem é a característica mais marcante nesse bichano que possui patas, rabo, orelhas e focinho mais escuros que o restante do corpo. Contudo o siamês é muito mais do que as cores da sua pelagem.

Nesse artigo falaremos mais a fundo do gato siamês, mostrando as variações de cores que ele pode sofrer, o tipo de alimentação, comportamento dessa raça e muito mais. Confira!

Como é o filhote desse felino?

O siamês filhote é um gato muito brincalhão e está sempre buscando chamar a atenção daqueles que o rodeiam. Por isso essa raça é bastante indicada para crianças, pois além de ajudar a distrair os pequenos, não oferece riscos de atacar por ser um gato bastante dócil e amável.

Existe algum gato siamês puro?

Existem muitas misturas de gatos que podem resultar em um aspecto que seja parecido ao da pelagem do siamês. Contudo, araçá pura possui algumas características especificas que o diferem dos outros gatos. Quando você for comprar um gato siamês fique atento as seguintes particularidades para não ser passado pra trás:

  • Corpo fino e alongado
  • Cores que variam do branco ao creme
  • Patas alongadas, finas e de coloração preta
  • Calda alongada preta
  • Cabeça triangular com nariz afinado
  • Orelhas escuras e pontudas
  • Olhos azuis

filhote gato siamês

Existe algum de cor cinza?

Algumas pessoas relatam que possuem um gato siamês cinza, contudo, essa raça não possui essa variação de cor. Nos caso os gatos cinza com características de siamês não siameses legítimos.

Pode acontecer de a pessoa confundir a cor do siamês achando que ela é acinzentada, mas esse é um erro. O siamês legitimo vai de branco ao bege claro.

E um gato siamês branco?

O siamês branco é o mais comum dos siameses e se mostra também um dos mais bonitos uma vez que sua pelagem clara dá ainda mais destaque as patas, rabo, orelhas e focinho escuros. Parece que o gato esta usando botinhas de tão definido que fica o limite de uma cor para outra.

É possível achar um gato siamês preto?

Como já dito anteriormente, o gato siamês não varia demais de coloração, indo apenas do branco ao bege claro, contudo, algumas pessoas acreditam que exista até mesmo um siamês preto. O que não é verdade. Siamês preto é uma fraude.

gato cinza

Como é a sua alimentação?

Para manter o seu gato saudável e livre de problemas alimentares é preciso prestar bastante atenção na alimentação do seu siamês. Existem algumas características especificas dessa raça que você deve estar ciente quando for alimentá-lo. Confira abaixo as principais dicas de alimentação do seu gato siamês:

Ração: O gato siamês quando filhote precisa se alimentar com uma ração com bastante gordura e proteína, esses nutrientes irão ajudar no desenvolvimento do bichano. É interessante também que a ração seja composta por vitaminas e cálcio. Já quando adultos a ração seca tem que ser equilibrada entre gorduras, proteínas, fibras e carboidratos.

Patê: Os patês para gatos ajudam a estimular o seu pet a comer a ração, eles deixam a ração muito mais saborosa, contudo, é preciso ficar atento para não abusar desse artifício. Esse tipo de comida para gatos contém muita gordura e a longo prazo pode ser bastante prejudicial a saúde dele.

Caseira: Apesar de não ser indicada a alimentação caseira é uma opção para alimentar o seu gato siamês. Proteínas como as do frango, peru e salmão são ideias para os bichanos e lembre-se, nunca alimente seu gato com carne crua, isso pode causar doenças nele.

E o comportamento do gato siamês?

Como principais características do comportamento do gato siamês temos o fato de ele ser bastante brincalhão e ativo, porém, o seu comportamento é muito mais complexo. Abaixo faremos uma lista de características comportamentais do gato siamês para ajudar você a entender melhor como age essa raça. Confira:

  • Possui temperamento inquieto e muito ativo
  • Na maioria das vezes é bastante dócil
  • Possuem bastante apego ao dono
  • São brincalhões e curiosos
  • Possui alta tolerância com crianças
  • Possui miado forte e que chega a ser irritante algumas vezes
  • Possui alto senso de território, sempre buscando proteger a sua casa e os moradores

Se você está pensando em adquiri um gato siamês a minha recomendação é a de que o faça! Essa raça é muito amável e será uma grande companheira do seu dono e familiares.