Gato sem pelo: Conheça TODAS as curiosidades sobre essa gato!

O gato sem pelo (também conhecido como Gato esfinge) é diferente dos outros gatos não apenas pela falta de pelos, mas também por conta do seu comportamento, que é mais parecido com o dos cachorros.

Por ser uma raça exótica, o gato sem pelo também exige cuidados especiais, desde a alimentação até os produtos usados durante o banho, por exemplo, como falaremos no artigo de hoje.

Se você está pensando em ter um animal de estimação diferente dos outros, o gato sem pelo é uma ótima opção, então, não deixe de ler o artigo de hoje para saber tudo que você precisa sobre ele.

O que é um Gato sem pelo?

O gato sem pelo, gato esfinge ou Sphynx é uma raça reconhecida apenas em 1998 pela Cat Fancier’s Association (CFA), associação responsável por reconhecer e registrar as novas raças de gatos, mesmo que a primeira ninhada tenha nascido em 1966, no Canadá.

Sphynx

O Sphynx é a primeira raça de gato sem pelo (aparente, já que alguns podem ter pelos bem curtinhos, como se a pele fosse de camurça) a ser reconhecida, e como falamos anteriormente, tem o comportamento muito parecido com o dos cachorros, por ser menos independente (e mais carente) que as outras raças de gato.

O gato sem pelo recebeu o nome de Sphynx, que significa “esfinge”, pela sua aparência, muito similar à esfinge de Gizé, do Egito.

gato sem pelo

O que o gato sem pelo come?

O gato sem pelo pode comer ração para gatos e outros alimentos destinados aos felinos, mas como o Sphynx sente mais fome que as outras raças, vai demandar uma quantidade maior de alimento.

Isso acontece porque o Sphynx precisa queimar muita caloria para manter o seu corpo aquecido, e por isso a sua alimentação deve ter mais gordura, encontrada na comida seca, úmida e semi-úmida industrial, feita especificamente para o gato sem pelo.

Cuidados especiais

A falta de pelos exige uma série de cuidados especiais com o Sphynx, especialmente com a sua pele.

Veja a seguir:

  • Limpar a pele todos os dias com lenço umedecido, para que a pele dele não engordure todas as superfícies que ele encostar;
  • Limpar os canais lacrimais com soro fisiológico constantemente;
  • Passar protetor solar na pele dele sempre que ele for sair de casa ou ficar exposto ao sol, já que a pele do gato sem pelo é muito sensível e pode queimar facilmente;
  • Os banhos devem ser semanais no verão e mensais no inverno, mas você pode dar banhos mais freqüentes se perceber um acúmulo maior de gordura na pele, que é normal dessa raça;
  • Usar o shampoo recomendado pelo veterinário (normalmente específicos para a raça, que são dermo-protetores e neutros).

Como falamos, o gato sem pelo costuma comer em mais quantidade que as outras raças de gato, mas pode comer “comida de gato” também.

Também por causa da falta de pelo, o Sphynx sente mais frio que os outros gatos, e por isso, vale a pena investir em uma cama quentinha e até mesmo roupinha para ele usar nos dias mais frios, para evitar tanto as feridas quanto que ele passe frio.

Personalidade do gato sem pelo

Já falamos que o gato sem pelo é menos independente que a maioria dos gatos, mas não é só esse traço da personalidade do Sphynx que faz dele um animal de estimação especial.

O Sphynx odeia ficar sozinho, e acompanha o dono pela casa o dia todo. Além disso, ele é muito afetuoso, inteligente e ativo. Como ele adora brincar, também é uma ótima opção de animal de estimação para crianças.

gato sem pelo

Gato sem pelo e pessoas com alergia

Já que o Sphynx é um gato sem pelo, é uma boa opção para pessoas que gostam de gato, mas tem alergia, certo? Errado!

Muitas pessoas acreditam que a alergia acontece por causa do pelo que os gatos soltam, mas a verdade é que o que causa a alergia é a saliva, urina e a descamação da pele do gato, e por isso, o gato sem pelo também pode causar alergia.

Preço

Existem muito poucos exemplares do Sphynx no mundo, porque nem sempre os gatos sem pelo conseguem reproduzir, e isso faz com que o preço desse gato seja um pouco mais alto que o preço das outras raças de gato.

Um filhote desse tipo de gato pode custar a partir de R$2500, e pode chegar a R$6 mil, se tiver pedigree.

Leia mais conteúdo no texto sobre Gatos Peludos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Gato sem pelo: Conheça TODAS as curiosidades sobre essa gato!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *