gato-persa

Gato Persa: A raça do Garfield!

Se você está pensando em ter um animal de estimação, mas ainda não sabe qual raça quer, a dica é que você pesquise os hábitos e as características de algumas raças, mas se você já decidiu qual raça de gato você quer é hora de saber mais sobre esse gato. Se a raça escolhida for o gato persa você precisa saber mais sobre ele, pois assim poderá proporcionar uma melhor convivência com seu novo bichinho. Conheça agora mais sobre o gato persa, considerado um dos gatos mais carinhosos.

Vale a pena ter um gato Persa

Os persas são uma raça de gatos que muitas vezes são apelidados de gachorros, ou seja gatos que se parecem com cachorros, pois eles sem dúvidas são um dos gatos mais carinhosos, ótimo para quem quer ter seu primeiro bichano. Mas se lembre, que antes de adotar um animal de estimação você deve saber que precisa ter responsabilidade e comprometimento, pois cuidar de um animal exige tempo, carinho e muitas vezes dinheiro, uma vez que por mais econômico que seja o animal que você escolheu, você precisará de comprar algumas coisas indispensáveis para ele. O gato persa não gosta de passar grandes períodos sozinho, então se você gosta muito de viajar e está sempre fora de casa, um bichano dessa raça não é uma boa escolha, já que ele sofrerá muito com sua ausência.

Características do gato Persa

Os gatos persa são animais medianos, geralmente tem peso entre 3,5 kg e 7 kg, possuem uma farta e densa pelagem, focinhos bastante curtos, olhos arredondados grandes e cheios de expressão, sua cauda é curtas e as pernas também são curtas, porém são grossas, e orelhas afastadas.

O temperamento dos gatos persas também é uma diferencial na escolha por ele, são animais caseiros, tranquilos, independentes, dóceis e sociáveis. Ótimo para quem quer um animal tranquilo e que tem uma casa pequena, já que eles não são muito bagunceiros.

Características Físicas:

  • Coloração: creme, vermelho, azul, preto, tartaruga azul, escama tartaruga, branco, bicolor creme, bicolor preto, bicolor vermelho, bicolor azul ou cálico.
  • Expectativa de vida: de 15 a 20 anos.
  • Olhos: redondos e grandes.
  • Pelagem: longa;
  • Qualidades principais: dócil, tranquilo e fiel.
  • Tamanho/Peso: de 3,5 kg a 7 kg, com altura de aproximadamente 25 cm.

Principais cuidados com o gato Persa

Como qualquer animal de estimação o gato persa precisa de alguns cuidados especiais, primeiramente com os pelos, por terem pelos longos o que exige mais cuidado, para que eles fiquem bem alinhados. O ideal é que os pêlos do gato persa sejam penteados diariamente, principalmente nas áreas como o  tórax, o abdômen, atrás das orelhas e entre na parte interior das patas, que são partes onde tem mais nós. Já os banhos o ideal é que eles sejam realizados a cada 3 ou 4 semanas.

Os olhos dos gatos persas também devem ter um cuidado especial, de preferência realizar uma limpeza neles duas vezes ao dia, pois eles espelem uma substância marrom que pode manchar a face do bichano.

A higiene dos olhos é algo  essencial para que não ocorra a proliferação de fungos e, claramente, para que a região dos olhos e do focinho não manchada, com aspecto de suja.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *