porque meu gato mia tanto

Porque meu gato mia tanto? Saiba os motivos!

Gatos são uns amores, fofos, adoram um carinho, seus pelos nos encantam, mas para quem tem um felino em casa, sabe que nem tudo são flores. Além das necessidades que tem um odor muito forte, têm gatos que miam muito, excessivamente.

É importante saber que o miado não é apenas um som que o gato emite, é sua forma de comunicar tanto com o dono como entre sua espécie. Vale ressaltar que cada raça mia de uma maneira, sendo variada a constância, timbre e altura.

São vários motivos que levam seu bichano a miar constantemente e, muitas das vezes, alto, chegando a incomodar muitos os donos. Listamos cinco razões que podem levar os gatos a miar tanto, que pode ser por dor, problemas neurológicos, peso, idade, carência, saudade, entre outros.

Mania aprendida

Se toda vez que seu gato miar você dá-lhe um petisco, carinho, colo, o responde, etc., ele vai entender isso como recompensa, que é a base do adestramento. Assim, você estará fazendo com que o gato aprenda a se comportar inadequadamente.

Chamar a atenção

A carência faz com que o gato mie constantemente, e isso é sua forma de dizer: “Ei, tô aqui!”. Os gatos se sentem sozinhos sim e precisam da atenção e carinho do dono. Portanto, se ver que sempre ao chegar em casa, seu felino roça em sua perna e mia muito para você, é para chamar sua atenção. Então, perca 10 minutinhos do seu dia brincando e dando atenção ao seu bichano, vai ver que esses miados vão diminuir bastante.

Comunicar-se com outros gatos

Como falado no início do texto, miar é uma forma surpreendente de comunicação que os gatos têm e um miado excessivo pode ser uma conversa entre gatos vizinhos ou dentro de casa – caso tenha outros –. É difícil perceber esses “bate papos” dos bichanos, mas acredite, eles se comunicam mais do que a gente pensa.

Sede ou fome

Muito normal os gatos miarem por fome ou sede, isso é um comportamento natural tanto dos humanos quanto dos animais. Mas para quem não sabe, gatos com fome são extremamente chatos, eles fazem um escândalo quando a barriga está vazia ou com sede. Portanto, mantenha sempre seu pet bem alimentado e com água fresca, lembrando que como você, ele tem horário para se alimentar, então, procure deixar a ração sempre nos momentos dele comer (café da manhã, almoço e jantar).

Cio

Outro motivo que fazem com que as gatas miem constantemente é quando elas estão cio. Seus gemidos são facilmente reconhecidos de longe, pois, é sua forma de avisar os machos que ela está no período fértil, pronta para o acasalamento.

Dor

Esse preocupa mais, pois se seu felino está sofrendo, ele vai te dizer em forma de miados altos, agonizantes e constantes, e é preciso ficar atento à essa mudança de comportamento. Verifique as fezes, cama, procure vestígios de possíveis machucados, problemas intestinais e não hesite em levar ao veterinário, pois aí pode ser tarde demais.

E então, ficou mais claro de quais podem ser os motivos pelo qual o seu gato mia sem parar? Então continue nos acompanhando para saber mais sobre o comportamento do seu bichinho!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *