gato espirrando

Gato espirrando: O que significa? É comum? Existe algum remédio caseiro?

Você viu o seu gato espirrando e ficou com uma pulga atrás da orelha? Assim como os seres humanos, os gatos também sofrem com os vírus e infecções, por isso, o espirro acontece como um alerta.

Se o espirro não for frequente, não há com que se preocupar, mas se você já nota uma certa frequência, fique alerta nos sinais que detalharemos no nosso artigo de hoje.

Gato espirrando: O que significa?

Quem tem gato de estimação sabe que o amor que sentimos pelo bichinho, às vezes, faz com que nos preocupemos demasiadamente. Na maioria das vezes, a preocupação não tem uma base real. Vamos começar fazendo uma simples análise: todas as vezes que você espirra você está doente? A sua resposta é provavelmente, não.

Pois bem, como dissemos no início desse texto, os gastos são parecidos conosco. O espirro pode ser uma simples reação do organismo à um estilo externo.   Ao ver seu o gato espirrando, vez ou outra, nada mais é do que ele eliminado alguma impureza que causa irritação em sua mucosa nasal.

Porém, se esses espirros estão acontecendo com frequência ou acompanhados de corrimento nasal, então, você deve prestar uma maior atenção ao animal.

gato

Com secreção

Geralmente, quando o espirro está acontecendo com maior intensidade e acompanhado de corrimento nasal, outros sintomas também são perceptíveis. Você deve observar se o animal perdeu o apetite e sente dificuldades de farejar outros alimentos. As causas podem ser diversas, desde um vírus mais simples ou até mesmo uma infecção séria.

Quais são as causas do gato espirrando?

Se você notar que a mucosa nasal do seu gato está esverdeada ou amarelada, isso pode ser sinal de alguma infecção. Assim como inflamação e secreção nos olhos, falta de ar e febre. Abaixo, separamos os principais fatores que deixam o gato espirrando:

  • Infecções virais;
  • Vírus da imunodeficiência felina;
  • Problemas dentários;
  • Alergias;
  • Irritação na mucosa nasal;

Ao notar qualquer um desses sinais, você deve procurar um veterinário para um diagnóstico certo.

Gato espirrando com sangue

Se o espirro do seu gato vier acompanhado de sangue, sua atenção deve ser redobrada. São muitos fatores que podem provocar uma lesão na área nasal do animal, levando a uma hemorragia. O gato espirrando com sangue pode ser explicado pelo aparecimento de corpo estranhos no nariz.

Nesse caso, o animal terá uma crise frequente de espirros e poderá esfregar o nariz com as patas ou contra algum outro objeto.   É recomendado que você procure um veterinário para fazer o tratamento certo da ferida nasal do gato, pois a ferida mal curada pode infeccionar e levar a outras complicações.

Se tiver vomitando, devo me preocupar?

O vômito em gatos é algo que ocorre com mais frequência. As causas são diversas, seja por ter engolido algo que não deveria, comido algo estragado ou, de fato, estar com alguma doença e infecção. Você deve observar a frequência do vômito e a cor. O gato vomitando pode não ser nada grave, mas é um sinal de alerta.

Procure saber qual foi a última coisa que ele comeu e observe se ele vomitou mais de uma vez. Antes de dar qualquer remédio para o bichinho, procure um veterinário para um tratamento adequado.

gato espirrando

Gato lacrimejando

O gato lacrimejando é outro sintoma que preocupa muito os donos. Mas não há com o que se preocupar, as lágrimas são uma proteção dos animais para eliminar as impurezas dos olhos. Se você observar que o olho do anima está normal e não há nenhum machucado ao redor, não se preocupe, as lágrimas estão apenas eliminando a sujeira.

Porém, se você notar alguma úlcera nos olhos, procure um veterinário para um diagnóstico preciso e um tratamento precoce.

É comum gato espirrando após o banho?

É muito comum o gato espirrar após o banho, isso pode ocorrer devido à alguma reação alérgica de algum produto que você usou.  O gato espirrando após o banho não deve ser motivo de preocupação.

Qual remédio usar?

Antes de usar qualquer remédio em seu gato, você deve procurar a orientação de um veterinário. Nunca dê remédio industrializado de humanos ou de cachorro ao seu bichinho. O remédio não terá o efeito esperado e pode prejudicar na recuperação de seu animal, os gatos são muito sensíveis a medicações.

Existe remédio caseiro para tratar gato espirrando?

Bom, não existe tratamento caseiro propriamente dito para os sintomas de gato espirrando. Porém, você pode ajudá-lo a recuperar com algumas medidas simples:

  • Ajudá-lo a comer;
  • Proporcionar calor;
  • Água fresca;
  • Muito descanso;
  • Limpara lacrimação;
  • Aumentar a humidade do ambiente.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *