gato-angora

Gato Angorá: Saiba tudo sobre a raça!

Na escolha de um animal de estimação, muitos são os que optam pelo Gato Angorá, por ser uma gato bonito, e de comportamento sossegado. Além de ajudar para que a casa fique livre de ratos, baratas e outros animais, já que estes se divertem em caçar e eliminar estes animais. Se você quer ter um gato da raça Angorá, saiba mais sobre suas características e cuidados necessários.

Comportamento do gato Angorá

Esta é uma raça que tem origem na Turquia. O termo Angorá serviu durante muito tempo para descrever qualquer gato de pelo longo. Porém, o único gato de pedigree que leva o nome Angorá é o Angorá Turco, que é uma raça pura e as linhagens devem ser mantidas puras para fins de reprodução. Por si só o Angorá Turco é essencialmente um gato elegante.

Os gatos Angorá possuem uma cabeça pequena ou média e triangular. Seus olhos são grandes e amendoados. As orelhas são grandes, largas, longas e pontiagudas, e seu corpo apresenta um porte pequeno a médio.

Outra característica desses bichanos é que eles fazem a sua própria limpeza completa, graças à sua língua áspera, alias, como a maioria dos felinos, não necessitam de banhos constantes. Em geral um banho a cada 2 semanas é suficiente.

Quando o seu animal de estimação estiver aninhado no seu colo, ou deitado no sofá e ouvir um “ronco” semelhante a uma respiração asmática, não se preocupe, pois isso é apenas um modo de comunicação, uma forma dele demonstrar que está satisfeito pela presença ou mimos do dono. Esses gatos são animais extremamente inteligentes, sempre dispostos a brincadeiras e ao seu momento de lazer.

Características físicas:

Porte    Pequeno/Médio

Peso médio    Macho – 4 a 5 kg    • Fêmea – 4 a 5 kg

Expectativa de Vida    10 anos

Cor da Pelagem    Branca, preta, azul chocolate, lilás e vermelha.

Tipo da Pelagem    Longa, fina e sedosa

Temperamento    Inteligente, brincalhão, dócil, carinhoso e amistoso.

Personalidade do gato Angorá

Os  gatos Angorá são curiosos, espertos e ativos, gostam de subir em lugares altos para observar o movimento das pessoas. É um gato apegado ao dono e que gosta da companhia de um outro gato da mesma raça para compartilhar o ambiente. É um animal caseiro que adora descansar em locais macios e aconchegantes.

Cuidados com o Gato Angorá

Como a maioria dos gatos, o Angorá também necessita de ser escovado diariamente para evitar a formação de bolas de pêlo que tiram a beleza do animal e podem provocar doenças de pele. Sem essa escovação diária, o gato, ao lamber o pêlo, ingere maior quantidade de pêlos o que aumenta o risco de formação de bolas no estômago, o que pode causar sérios problemas de saúde.

Os gatos Angorá geralmente perdem muito do pelo longo durante o verão, mas o típico penacho de pêlo na cauda mantêm-se. A pelagem sedosa mostra pouca tendência para emaranhar-se mas é necessária a diária escovagem.

Quando lhe der banho, se estiver sol quente ele irá estender-se ao sol para secar, mas se não houver sol deve enxugá-lo rapidamente com uma toalha e não deve deixá-lo molhado. Secar com a toalha vai permitir que o pelo fique mais brilhante.​

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *