Skip to content

Erva de gato: O que é? Como funciona?

fevereiro 11, 2016

Ter um bichinho de estimação é sinônimo de cuidado e atenção para garantir um lar com tudo que o novo amigo precise. Ao contrário do que muitos pensam, ter um gatinho em casa irá lhe dar momentos de diversão e companheirismo. Como os gatos são curiosos por natureza, investir em itens que trabalhem seus sentidos irá manter o seu gatinho entretido. É o caso da erva de gato, uma substância que estimula os gatos deixando-os menos estressados. Conheça mais sobre essa erva, o que é e como funciona.

Família das hortelãs

A erva de gato, conhecida como catnip, pertence à família das hortelãs e é composta por um ativo chamado Neptalactone que é um grande atrativo para os gatos. Trata-se de uma erva medicinal vendida de maneira legal que quando utilizada seca pode ser colocada no interior de brinquedos como os famosos ratinhos de feltro.

Como funciona a erva de gato

Essa erva age diretamente no cérebro dos gatos, mais especificamente no órgão de Jacobson que é responsável pela sensibilidade dos felinos. O efeito é mais intenso nos primeiros 10 minutos, apurando os sentidos do gato, fazendo-o ficar mais alerta e, consequentemente, ativando seu lado predador.

O animal pode morder e rolar por cima da erva e até tentar comê-la, mas a reação acontece através do cheiro e dura poucos minutos. Além disso, erva de gato não provoca vício ou dependência no gatinho e é uma erva totalmente inofensiva.

Excelente para acalmar os gatos nervosos

O catnip é uma ótima solução para quem enfrenta problemas de convívio com seu amigo peludo, já que possui um efeito calmante capaz de relaxar os gatos. Após a atividade com os brinquedos repletos de catnip o gatinho fica mais relaxado e dorme melhor.

Gatinhos que possam apresentar casos de depressão ou apatia também apresentam uma boa resposta quando deixados em contato com o catnip, já que são estimulados.

Alternativa para evitar que o gato arranhe os móveis

O catnip também é muito utilizado para ensinar aos gatos o lugar correto de afiar suas unhas. Muitos donos já passaram pela situação de comprar um arranhador caro e repleto de detalhes que deveria atrair o felino, mas acabaram por ver o gato destruir o tapete ou o sofá.

Para evitar estresse e brigas com o gatinho, o catnip pode ser utilizado em spray ou esfregado no arranhador, fazendo com que o gato se interesse pelo objeto e deixe o sofá de lado.

Brinquedos com erva de gato

Se você se interessou pela erva, a dica é investir em brinquedos que já vem com catnip em seu interior. Há diversas opções desde os ratinhos de feltro a bolinhas coloridas e para acertar na compra você deve investir em brinquedos que atraiam o gatinho como as opções que ele possa perseguir.

A erva de gato é uma alternativa natural e saudável para os felinos, aliviando-os do estresse e estimulando-os a brincar. Assim, investir no catnip pode melhorar a saúde do seu gatinho e seu relacionamento com ele.