Dicas de segurança para quem tem gatos: Veja como manter seu bichinho seguro!

Os felinos são animais que gostam de mexer em tudo, se enfiam em qualquer buraco com facilidade e adoram algo em movimento. O problema que esses “gostos” dos gatos podem provocar episódios um tanto perigosos para eles. Um lugar errado ou um fio suspeito em que eles acham, podem causar machucados e até algumas doenças. Por isso é preciso estar sempre atento no que você guarda em casa ou até no ambiente em que está levando o bichinho. Questões de segurança nunca são demais. E muitas vezes a gente nem sabe que algumas coisas básicas colocam os gatinhos em perigo.

Dicas de segurança para quem tem gatos

Tela de proteção

Pequenos e com uma facilidade grande para pular em lugares alto, as janelas são um lugar que os gatos adoram ir. Se torna mais perigoso se você morar em apartamento ou casa de andares muito altos, pois ao pular (mesmo que em algumas alturas os gatos caiam em pé) eles podem se machucar e até quebrar algum membro do corpo. Por isso o ideal é colocar telas de proteção para evitar que isso aconteça. Você pode optar por telas de nylon ou de PVC galvanizado para evitar que nenhum acidente ocorra.

Outro quesito da janela, é que através delas os gatos muitas vezes têm acesso à rua. Infelizmente, lá mora muito perigo e doença provindas de outros gatos. A leucemia e a aids felinas (FELV e FIV) são transmitidas de gato para gato e podem levar o felino a morte. Além das doenças zoonoses, como a toxoplasmose e a esporotricose que podem afetar além do seu bichinho, você e sua família. Então o melhor é evitar e manter a segurança do seu felino com telas de proteção para que nem ele, nem você corram riscos desnecessários.

Produtos de limpeza, remédios, venenos para insetos

Os produtos de limpeza, remédios e venenos podem ser muito tóxicos para os gatos. Como eles gostam de fuçar tudo e possuem grande facilidade em entrar em vários lugares, o ideal é manter esse tipo de coisa trancada em armário. E também, no caso dos produtos de limpeza, tomar cuidado nos dias de faxina. O indicado é manter seu gato em um cômodo em que ele não tenha acesso ao produto recém aplicado para não correr o risco de inalar ou ingerir/lamber o produto.

Plantas

Algumas plantas são bem venenosas e podem ser extremamente tóxicas para os felinos. Então sempre saiba exatamente quais são as plantas que você possui em casa para evitar que seu gato brinque com uma que seja venenosa.

Fios elétricos

Como é do conhecimento de todos, os gatos adoram um fio – seja ele qual for. Só que os fios elétricos, se ligados à corrente elétrica podem ser muito perigosos. Ainda mais porque os gatinhos menores adoram morder esses fios e podem acabar eletrocutados. O ideal é sempre deixar os fios escondidos atrás de móveis ou em canaletas para evitar esse tipo de acidente.

Fios de lãs

Apesar de ser famoso a brincadeira do gato com o novelo de lá, a diversão não é tão inocente assim. Os fios podem acabar enrolando na língua e fazer com que o bichano engula a lã. Isso causa um perigo muito grande pois pode ficar preso no trato gastrointestinal, necessitando de uma intervenção cirúrgica. Então não brinque com fios de lã com seu felino e mantenha elas fora do alcance dele. Caso aconteça dele engolir e sai junto com as fezes, leve a um veterinário pois pode ser que mais fios tenham ficado preso nele.

Fogão

O fogão já é um perigo para nós seres humanos que sabemos o que pode acontecer, para os gatos então, que não sabem aonde estão se metendo, o risco é maior ainda. Evite deixar panelas no fogo e sair de perto. Também não deixe frigideiras com óleo em cima do fogão. Uma ótima alternativa para manter os bichinhos longe das chamas é colocar fitas dupla face próximas ao fogão. Pode ser na bancada ou até mesmo na beirada do fogão, pois essa tática faz com que o gato sinta incômodo ao pisar ali perto. Assim é um ótimo método de afastá-lo da região.

Se interessou pelo tema? Confira este artigo falando sobre as principais vacinas que gatos devem tomar.

Para saber mais assista a este vídeo:

E aí, já viu se seu gatinho está em segurança em casa? Conhece mais algumas dicas de segurança para quem tem gatos? Conta pra gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Dicas de segurança para quem tem gatos: Veja como manter seu bichinho seguro!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *