Como espantar gatos

Como espantar gatos: Aprenda de forma fácil e sem machucar o bichano!

Se a sua rua está cheia de gatos, eles entram na sua casa, fazem as necessidades na sua varanda, destroem a sua horta, existem sim algumas maneiras de você evitar isso sem precisar atacar os bichinhos. Neste texto, você vai aprender de forma responsável como espantar gatos.

Nos tópicos a seguir você vai ter dicas especiais de como espantar gatos da sua rua, da sua horta, do seu telhado, das gatas que estão no cio, entre outras informações relevantes para você que está com esse problema. Veja!

Como espantar gatos de rua?

O ideal é você chamar o controle de zoonoses da sua cidade, a maior parte das cidades possuem. Esse órgão do município vai resgatar os gatos, levar para um local adequado, examiná-los, aplicar vacinas e colocá-los para adoção.

Caso essa opção não seja viável, procure na sua cidade se há alguma ONG que faça esse trabalho de resgatar, cuidar e colocar para adoção animais de rua. É a forma mais correta e responsável de acabar com o seu incômodo e dar um lar e uma vida nova para esses bichinhos.

Se você não tem nem uma opção, nem a outra, o jeito vai ser tentar espantar os gatos por conta própria. O ideal é usar uns repelentes caseiros, que não fazem mal para ninguém e apenas espantam os bichinhos de perto da sua casa.

O repelente mais eficiente é um feito com alecrim, canela e lavanda. Você vai pegar três colheres de cada um e colocar em contato direito com 3 copos de água fervida. Misture bem isso tudo e depois transfira para um frasco com tampa e deixe a noite toda descansando.

No outro dia, transfira esse líquido para um frasco de spray, não se esqueça de peneirar. Nesse recipiente coloque quase uma xícara de vinagre e 15 gotas de óleo essencial de laranja.

A partir daí é só agitar bem esse recipiente e aplicar o spray nos locais da sua rua que o gato normalmente fica. Essa técnica vale somente para a rua, em uma horta pode estragar as plantas e vegetais.

gato flor

 

E na horta?

Uma ideia bem bacana para evitar que os gatos invadam o seu jardim ou horta é plantar mudas de ervas que causam desconforto nos bichinhos. É o caso da própria lavanda, da arruda, do absinto, da rosa com espinho e do tomilho-limão.

Plante essas ervas entre as suas plantas e vegetais da horta. Isso vai evitar que eles passem pelo local que tenha esse cheiro desagradável para eles.

Outro jeito de fazer isso de forma responsável, é criar um ambiente no solo que impeça o gato de pisar nele. Por exemplo, gatos odeiam pisar em pedras, cascalhos, pinhas espinhosas, ou qualquer matéria orgânica que seja áspera.

Existe também uma forma mais simples de fazer isso que é colocar uma barreira física, como um muro ou uma cerca que impeça o gato de ultrapassá-la, inclusive podendo usar uma cerca elétrica de baixa voltagem.

 

Como espantar gatos do telhado?

Agora é hora de você aprender como espantar gatos de telhado. Essa atitude dos bichinhos é muito comum, inclusive é um trabalho recorrente do Corpo de Bombeiros, não é apenas história de desenho ou cinema.

O ideal é usar os famosos repelentes. Existem os caseiros, como já foi ensinado neste texto, e outros que você compra em petshops. Na própria embalagem ensina como passar, mas você também pode perguntar ao vendedor.

Ao sentir o cheiro, o gato fica muito incomodado e acaba indo embora daquele local. Por isso, os repelentes são ótimas e responsáveis opções de espantar gatos.

O que fazer se tiver no cio?

A questão da gata no cio envolve dois problemas diferentes. O primeiro é o fato dela morar na rua, ou em um vizinho e isso fazer com que vários gatos cheguem perto dela e, consequentemente, da sua casa para tentar cruzar.

A outra questão é se você é o dono da gata que está no cio. A sua casa, com certeza, vai ser bem visitada por gatos de rua que querem cruzar com a sua filhinha de quatro patas.

No caso da gata do vizinho ou da rua, não há muito o que fazer, a não ser o uso dos repelentes. Já se a gata for sua, aí sim tem uma solução definitiva. Castrar a sua gata. A castração faz com que ela pare de entrar no cio e isso evita o aparecimento de gatos nas datas que seriam o período menstrual dela.

gato na horta

Como espantar gatos com naftalina?

A naftalina é um veneno e que pode não apenas espantar os gatos por conta do cheiro, mas também pode matá-los e outros animais também. Além de ser perigoso em casas ou vizinhanças com crianças.

Por isso, o ideal é não utilizá-la. Ela tem efeito sim, mas pode trazer algumas consequências graves que é melhor evitar.

É possível com pimenta do reino?

Você pode fazer um repelente natural com pimenta. É bem simples, mas é preciso tomar cuidado ao preparar. Você vai esquentar uma quantidade de água da sua preferência com uma colher de pimenta do reino moída. Depois de ferver por 5 minutos, espere esfriar e passe essa mistura para um recipiente de spray. Aí é só pulverizar nos lugares que você não quer que os gatos apareçam.

Essa mistura pode prejudicar as suas plantações, horta e vegetais. Então, é melhor não usar essa estratégia em plantas.

Como espantar gatos com creolina?

A creolina é um produto químico muito forte e que pode causar mal não apenas ao gato, mas também a você. É uma opção, mas o melhor é investir nos repelentes mais naturais.

Se tiver gostado deste texto sobre como espantar gatos, compartilhe-o com alguém precisa dessas dicas!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *