Skip to content

Gatos: Saiba porque a castração é importante para seu pet!

agosto 22, 2015
castração-de-gatos

Se você possui um gato como animal de estimação com certeza já ouviu alguma vez alguém dizer que é preciso castra ele, certo? Mas você sabe porque a castração é tão importante? Conheça nesse artigos quais são as vantagens de castrar o seu gato.

Os gatos são animais com uma enorme capacidade de reprodução. As ninhadas são numerosas, com apenas seis meses uma gata pode ter o primeiro cio e já ter a primeira ninhada, podendo chegar a 4 ninhadas por ano. Por isso muitos donos optam por castrar seus animais, pois por mais que no começo seja fácil encontrar donos para os filhotes, corre o risco de não achar outros donos e algumas pessoas acabam simplesmente abandonando seus filhotes.

Benefícios da castração

As fêmeas têm o seu primeiro cio por volta dos seis meses de vida, enquanto os machos entre os 8 ou 9 meses, por ano é possível que os gatos tenham quatros cios, e se eles tiverem uma ninhada em todos cios em pouco tempo o número de gatos na sua casa seja enorme. Por mais que muitas pessoas adotem filhotes de gatos ainda assim corre-se o risco de os filhotes serem abandonados por causa de falta de condições de serem criados.

Além disso os cios são períodos complicados para os donos, uma vez que  os animais se encontram muito agitados e inquietos, podem ter diversas alterações físicas como deixar de comer, de dormir, procuram desesperadamente sair de casa, miam alto,  o que acaba Ao perturbando o sono e causando inclusive alguns problemas com  vizinhança.

Ao castrar seu gato você vai impedir os animais de entrar em cio. As fêmeas quando estão no cio podem destruir moveis, ficar gemeando e miando a noite, além de se tornarem mais agressivas.  Alem de que se a sua gata tiver cios sucessivos ou ninhadas sucessivas, as possibilidades de que contraia doenças que obriguem a tratamentos e intervenções são muito grandes. Assim com a castração você estará  protegendo a saúde e bem estar da sua gata. Outros benefícios da castração que podem ser citados são:

  • Evita  que a gata tente fugir, que é algo que ocorre com frequência durante o cio
  • Evita crias indesejadas
  • Evita o câncer ovariano
  • Diminui  os riscos de câncer de cervix e de mama
  • Evita problemas que surgem em função do não acasalamento quando a gata entra no cio, incluindo depressão e falta de apetite.
  • Aumenta a expectativa de vida da gata
  • Diminui a agressividade do animal
  • Elimina a chance da gata ter Piometra (infecção de útero)

Cuidados após a castração

A recuperação da castração no macho é muito rápida. No dia seguinte à operação o gato já se encontrará em plena forma, pronto para as brincadeiras e demais atividades rotineiras. Já a intervenção nas fêmeas é um pouco mais complexa e por isso a sua recuperação demora um pouco mais. Geralmente elas estão com comportamento normal e recuperadas ao fim de 5 dias, algumas ate mesmo antes disso.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a alimentação, pois após a castração os animais tendem a ficam mais preguiçosos e a comer mais, o que pode acarretar em ganho de peso, por isso é necessário fazer uma alimentação adequada, existem alguns tipos de rações que são próprias para animais castrados.