Skip to content

Castração de gatos: Saiba como funciona, qual é o preço e se é possível gazer grátis!

fevereiro 15, 2019
gato deitado após passar por castração de gatos

A castração é ainda um assunto muito polêmico entre os tutores de pet. Isso porque muitos acreditam no mito que a castração vai fazer mais mal do que bem para o bichinho. A castração de gato, por exemplo, é uma grande necessidade, inclusive para a saúde do pet.

Nos tópicos a seguir você vai entender a importância da castração de gato, como ela é feita, os preços e outras informações relevantes a respeito desse assunto. Confira!

Como funciona a castração de gatos?

A castração de gatos é um processo bem simples, rápido e de fácil recuperação. É feita uma pequena cirurgia, quase nada invasiva, em que é cortado do gato ou da gata a ligação do órgão reprodutor para evitar algumas doenças e também a reprodução não controlada dos animais.

A cirurgia tem anestesia, o que pode causar um mínimo de perigo ao bicho, mas as situações de alergia são bem raras e podem ser descobertas antes da realização do procedimento.

O pós-cirúrgico tem alguns medicamentos, o isolamento da área operada para o gato não mexer. Dura algumas semanas, até tirar os pontos e o gato passar a ter uma vida normal novamente.

Um efeito colateral muito comum da castração de gato e também em cachorros é o ganho de peso. Pela questão hormonal mesmo, os gatos dão uma boa engordada e precisam muar a dieta para evitar a obesidade.


Seu gato passou pela cirurgia e está com refluxo? Fique atento as possíveis causas, clique aqui e saiba qual é o tratamento para gato vomitando.


Qual é o preço desse procedimento?

Depende muito do local, da situação da saúde do seu gato e de outros detalhes que vão ser analisados pelo veterinário. Em situações mais comuns, o preço não deve passar dos 200 reais.

Porém, em cidades maiores e gatos que apresentem alguma dificuldade física pode fazer com que esse preço encareça.

Tem como fazer castração de gatos de graça?

Muitas cidades brasileiras oferecem o serviço de castração gratuito para gatos e cachorros. Inclusive, nas mais desenvolvidas, esse trabalho é feito com os animais de rua para evitar que eles se proliferem pelas ruas.

Porém, não são todos os lugares que oferecem esse tipo de procedimento de forma gratuita. O ideal é você procurar o controle de zoonoses ou ongs que cuidam de animais abandonados. Elas sempre sabem quando ocorre esse tipo de ação.

gato castrado com roupa pós cirurgica

Quais são os cuidados pós-castração?

O principal cuidado é com o local da cirurgia. Ele precisa estar bem tampado, o gato não pode lamber ou arranhar o lugar, então, ele precisa de uma proteção para evitar isso.

Também tem que trocar os curativos e essa a parte mais complicada, porque o bichinho não costuma ficar muito quieto nessas situações.

O pós-cirúrgico também tem o uso de medicamentos e um estilo de vida menos agitado, o gato precisa ficar de repouso, sem pular muito, subir nos lugares, um desafio para os tutores, principalmente os que trabalham fora de casa.

Caso você note que seu gato apresenta sinais de febre, é necessário levá-lo imediatamente ao veterinário.

A castração de gatos pode ser feita em fêmeas?

Sim, não há restrições para a castração de gatas. A não ser que ela tenha algum problema de saúde em que a cirurgia não é muito indicada.

O ideal é fazer nos primeiros meses de vida, ou anos. Quanto mais velha a gata, pior são as condições para a castração. Muitas vezes o veterinário até indica não fazer o procedimento por conta dos riscos.

gato comendo após castração de gatos

Como é a alimentação do gato castrado?

Esse é outro cuidado muito importante. Após a castração, por uma questão hormonal, o gato costuma ganhar muito peso. Isso também vale para os cachorros.

Por isso, a alimentação precisa mudar. Em alguma situações basta diminuir a quantidade de ração para o gato. Já em outras, é preciso mudar a ração para uma específica, light, que evite a obesidade do bichinho.

De qualquer forma, o veterinário vai informar tudo isso. Até porque você vai precisar ir com mais frequência a ele durante os primeiros meses após a operação.

Os gatos precisam ser castrados por uma questão da saúde. A castração evita o aparecimento de doenças graves, como é o caso de tipos específicos de câncer e alterações hormonais.

Além disso, a castração evita a reprodução desenfreada dos bichinhos que podem se tornar futuros animais abandonados e ter uma vida sofrida por não ter um lar e uma família de tutores.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da castração de gato e de outros animais, deixe a sua pergunta no comentário abaixo!