Skip to content

Areia sanitária para gatos: O que é? Quais os tipos?

fevereiro 7, 2016

Uma característica marcante dos gatos é sua independência, já que eles mesmos se limpam e fazem suas necessidades em um local apropriado que é a caixa de areia. Dentro dessa caixinha o dono deve colocar um granulado específico para gatos e atualmente há diversas opções no mercado. Mas, afinal, o que é a areia sanitária para gatos e como escolher? Descubra a resposta a seguir.

Areia sanitária: o que é e tipos

Esse tipo de areia é um produto específico que serve para que os gatos saibam onde fazer suas necessidades e que ajuda na hora da limpeza. Na hora de escolher a areia para o seu gatinho, você irá se deparar com diversas opções. Confira abaixo os detalhes de cada areia e escolha a ideal para o seu gato.

Areia comum

A areia comum é a mais fácil de ser encontrada e pode ser à base de areia, como a encontrada na praia, ou de argila. A cor desse tipo de areia varia entre o cinza claro até o marrom e seu preço é bem acessível.

Porém, quando o gatinho a utiliza ela não absorve a urina tão bem, sendo necessário que o dono faça a retirada completa da areia semanalmente.

Areia perfumada

A areia sanitária perfumada também é feita à base de argila, mas a diferença é que ela conta com um aroma. Alguns donos gostam dessa opção, pois o perfume esconde o cheiro de urina, mas muitos gatos podem ter alergia devido aos componentes presentes na fórmula da areia. É uma opção um pouco mais cara que a areia comum.

Areia biodegradável

A areia biodegradável é uma opção que vem tomando conta do mercado, pois seu diferencial é que pode ser despejada no vaso sanitário quando chegar a hora de jogar fora.

O preço desse tipo de areia costuma ser elevado e, por isso, se for investir procure na embalagem se ela absorve a urina e forma torrões.

Fibra orgânica

As areias de fibra orgânica formam torrões firmes e absorvem muito bem a urina, o que faz com que a areia dure muito mais tempo. Além disso, a areia não possui aditivos químicos, sendo perfeita para a saúde do gatinho. O ponto negativo é o preço elevado.

Sílica

A areia de sílica é a mais usada entre os donos de gatinhos e pode ser encontrada em cristais ou bolinhas. Ambas são vendidas na cor branca e sua maior vantagem está no tempo de duração: esse tipo de areia pode durar um mês sem precisar de trocas.

Na opção de cristais, a areia conta com pontinhos azuis que quando começam a perder a cor sinalizam que é hora de trocar. A desvantagem está no preço elevado e no fato de que alguns gatos podem desenvolver alergias.

A areia sanitária ideal

A areia sanitária para gatos é um granulado feito para que o felino possa fazer suas necessidades sobre ela. A opção ideal é aquela que absorve a urina e forma torrões ao redor das fezes do animal, tornando a limpeza da caixa mais fácil. Quando é de boa qualidade, a areia costuma durar quase um mês.

O barato sai caro

Muitos donos de primeira viagem acabam comprando a areia mais barata, mas logo o preço baixo que pagaram acaba saindo caro, pois as areias mais baratas não absorvem a urina do gatinho da forma correta.

Por não absorver a urina, a caixinha acaba ficando com um cheiro ruim, que incomoda os donos e o próprio felino, já que gatos gostam de ambientes limpos. Assim, o dono tem que trocar a areia mais vezes e acaba tendo que comprar mais sacos.

A compra da areia sanitária para gatos é indispensável para quem quer ter um felino em casa, garantindo higiene e conforto. Com isso, ao escolher a melhor opção para o seu bichinho ele terá um ambiente limpo e ideal para fazer suas necessidades.