Skip to content

Alimentos proibidos para gatos

junho 24, 2015
alimentos-proibidos-para-gatos

As vezes queremos agradar os nossos bichanos dando algum alimento que achamos delicioso e o faremos mais felizes. Pois muitas vezes é o contrário. Existem alimentos proibidos para gatos, assim como para outros animais.

Hoje iremos mostrar alguns desses alimentos para que você não corra o risco de causar alguma doença, ou até a morte do seu amigo! E lembre-se, caso ele coma por acidente algum dos aqui listados, vá direto ao veterinário para que não haja riscos.

Quais são os alimentos proibidos para os gatos?

São vários os alimentos. Desde os mais inusitados como leite, verduras e legumes até os mais conhecidos como o chocolate e bebidas alcoólicas. Esteja sempre de olho para proteger o seu gato dos alimentos que serão listados.

  • Leite

Um dos primeiros alimentos proibidos para gatos que falaremos é o emblemático leite. Fomos acostumados a acreditar que o leite é um alimento natural aos gatos, porque vimos isso em desenhos animados e afins, mas essa não é uma verdade, porque alguns são intolerantes à lactose.

Algumas pessoas amamentam os filhos que estão longe da mãe com leite de vaca, mas essa também é uma prática perigosa pois os gatos não conseguem digerir o alimento. Para esses casos a recomendação é a de leite especial para gatos.

  • Verduras, frutas e legumes

Gatos são carnívoros por natureza, então uma dieta vegetariana não é a mais adequada para os felinos. Eles não conseguem produzir alguns nutrientes, tem todo o organismo adaptado para a função carnívora e não usam os carboidratos como fonte de energia.

Ainda existem alimentos proibidos para gatos de extrema importância. Como por exemplo o tomate que pode causar a morte; o abacate, causador de vômitos e diarréia e as cebolas causadoras de anemia.

  • Chocolate

Gatos também gostam de doces, mas assim como os cachorros, não se dão bem com o chocolate. Nele, existe uma substância relaxante, estimulante e diurética, excelente para nós devido ao nosso tamanho, mas horrível para os felinos.

Eles podem ter sintomas como diarréia, urina freqüente, vômito e tremores após ingerir o doce. Segundo estudos, levando em consideração um animal de 5 kg, 300g de chocolate tem grande probabilidade de intoxicação e 400g podem ser letais.

  • Bebidas alcoólicas

Se para os humanos o excesso faz mal, a cerveja (e outras bebidas alcoólicas) é um dos alimentos proibidos para gatos. A absorção é maior e mais rápida em animais podendo causar os mesmos problemas que os humanos sofrem, como alterações nos rins, fígado e pâncreas, mas em gravidade muito maior.

  • Ossos

Se é comum dar ossos aos cachorros, embora errado, para gatos nem tanto, mas também é ruim. Ossos cozidos podem fazer com que o aparelho gastrointestinal seja danificado devido a lascas ou fragmentos do alimento. Quando crus, os ossos podem asfixiar o felino.

A gordura e a cartilagem que ficam ao seu redor também podem causar problemas no sistema gastrointestinal. Os sintomas podem variar indo de diarreias a vômitos, dando também aos ossos o título de um dos alimentos proibidos para gatos.